quinta-feira, dezembro 16, 2004

pop & (pseudo)fashion em revista - 3

Continuando... pela calçada iluminada, passo entre os restantes 2 bares da zona pop e vejo mtas caras conhecidas. Entre apertos de mão e beijos, a vontade de ali ficar desaparece, e rumo a novas paragens... Seguindo a direcção d' São Filipe, percorro os passeios em que vejo mais 4 bares, todos eles com uma clientela diferente das anteriores... mto diferente... (mostrando a diversidade da noite setubalense?). Mas paro estático numa transversal... Um amaranhar de gente me disperta, pensando entre botões: "Mas que ofertas estão a dar?". Vendo uns limitados por umas cordas de decoração, outros limitando-se a observar... Uma música "féxan" explode ruidosamente, levando-me a pensar rapidamente como seria possível as pessoas estarem dentro do bar com tal volume de som...
Rompo entre as pessoas demasiadamente iguais ao bar anterior, aparecendo-me flashes assustadoramente (pseudo) fashions, sendo quase que um contágio visual... mas enquanto isso, chego à "porta"; verificando-se o seguinte diálogo:
"Boa noite"
-"Boa noite"
"Tem cartão de cliente?"

-"Cartao de cliente?! TENHO, mas não tenho a carteira comigo"
"Ahh.. Não vai ser possível entrar..."
-"Não?!... Então... Boa noite e obrigado".
E assim virei costas e continuei minha jornada...


Nessa noite acabei a comer um caldo verde num sítio chamado Forneiro, em que a conversa na mesa ao lado era do género "ápá fui barrado no design, pediram-me 100 euros à entrada". Entre uma colher e outra... começo a ter espasmos mentais que me diziam... "Estás mal vestido... não estás fashion... não estás fashion... fashion... fashion... fashion..."

Jacque Nylv nu Design Cafe, Setúbal


PS: "Design: desenho industrial e artístico que serve de base à produção em série de novos objectos de uso comum, tendo em conta aspectos técnicos, comerciais e estéticos (...)"

Sem comentários: