quarta-feira, dezembro 29, 2004

Adiú adió

Já se contam as horas para terminar o velho ano, esperando que melhores dias virão...
Reflecte-se sobre tudo e mais alguma coisa.
Todos (ou quase todos) querem passar esta data de maneira festiva, e isso leva-nos a pensar nas festas que se passaram, e chegamos à conclusão que 2004 foi um ano fraco em festas... Poucas foram as que nos fizeram bailar até se perder o fôlego... Temos provavelmente como a melhor festa o aniversário do Del Costa no Clubíssimo, em que o ambiente que por lá circulava nem parecia setubalense, com a cabine a cargo de Roger Urb, Felix, Safara, Time, Pedro Goya e está claro o próprio Del Costa. Vale a pena relembrar as malhas que por lá tocaram, as chicks que por lá dançaram... o scratch inicial para o groove dançante do roger... tudo foi positivo, sendo uma grande noite de som.
Também tivemos Del Costa no Spy Club, o aniversário do KGB com Luis Leite, dj Geninho, Del Costa e MC Johnny Def, o aniversário do Maria dos Copos, a Summer Party do KGB em Soltroia, a festa da Dubdelight também em Soltroia, Jacklyne no Spy... o primeiro After-Hours do Spy... com nomes que não lembram a ninguém... exceptuando claro Jacklyne... faltaram os nomes que actuaram por cá em 2003 (digo eu!!) como Brett Johnson, Yen Sung, Rui Vargas, To Ricciardi, (re-abertura do Mecca) DJ Time, Pedro Goya e Del Costa...
Muitas casas abriram, outras fecharam... Abriu o Newave, o Kopus Club mudou de sítio, o KGB muda de instalações fechando passado uns meses mas abrindo uma nova casa na antiga Vicius em Cabanas com o nome de Pravda, abre o Spy Club no sítio do antigo ICE, mostrando-se a "discoteca" destornando do trono o KGB, abre o Design Café que tem parceria no Spy, abriu o Xcentriko no antigo Conventual, abriu o Lab, MXL... entre muitas outras coisas... o que nos leva a pensar que Setúbal é emocionante a nível nocturno... mas com tanto movimento são poucas as que vieram criar algo de novo...
As casas com boas condições para fazer algo de diferente e inovador (para Setúbal) não o fazem, mantendo-se na ignorância... mas "meus amigos da noite", isto sem inovação e novas ideias não segue para a frente... ficando como se vê... na mesma pasmaceira de sempre!! Num sítio que podia ter uma noite muito à frente, estagnou no tempo... não se vendo evolução. Tomando como exemplo o Montijo, que com duas discotecas bate aos pontos Setúbal, e agora até tem o novo DXL!... Será que os senhores da noite setubalense andam demasiadamente a olhar para os seus umbigos não vendo a realidade que se passa?! Muitas são as pessoas que dizem "a noite de Setúbal está entregue aos bichos..."
Mas existe mercado para tudo, se bem que o mercado de Setúbal está impestado que nem um mau cheiro nauseabundo pelo comercial, desde a música a tudo o resto (salvo raras excepções, felizmente). Depois muitos se admiram de encontrar fora daqui pessoas de cá, uns conhecidos de vista, outros mais que isso...
Se não for exporadicamente uma festa do Costa, Setúbal não respira a nível sonoro... respirando aos poucos com casas como o Baco, ADN, Lab,... é triste mas é a realidade!

Devem ser muitos os que gostavam de gritar bem alto: "Volta Mecca, estás perdoada..."

Jacque Nylv


PS: "Inovação: 1. acto ou efeito de inovar; 2. introdução de qualquer novidade na gestão ou no modo de fazer algo; mudança; renovação; 3. criação de algo de novo; descoberta (...)"

PS2: "Evolução: 1. acto ou efeito de evoluir ou evolucionar; 2. sequência de transformações lentas, afigurando-se orientadas em certa direcção (...)"

PS3: Em relação ao receio de tocarem novas sonoridades... deixo o comentário de uma amiga que muito sábia já dizia: "no início custou-me, mas depois até gostei"

1 comentário:

Electrobot disse...

Obrigadão.Eu e o meu amigo Jacque Nylv agradecemos.Um bom ano de 2005 muito bom para voçês.