quarta-feira, dezembro 15, 2004

pop & (pseudo)fashion em revista - 2

Ao sair... Observo a avenida, ponto alto: Fortaleza de São Filipe, ponto baixo: mil e uma pessoas num limite notável entre os passeios dito normais e os carros que tendem a acelerar naquela zona anormalmente ocupada... (não seria ao contrário? mais pessoas, condução cuidada e calma?). Estando num sítio de passagens constantes, me dirijo até à estrada e observo os pop bars, e chego à conclusão momentânea que entrar no próximo bar, seria um acaso, ou até mesmo uma sorte, visto desde que ali estava, terem sido "barradas" 7 pessoas... dois passos pro lado, observo a janela entreaberta e vejo a casa meio composta... não percebendo o porque de tal infortúnio dos anteriores possíveis clientes...
Pensando que talvez me iria cair a mesma sorte (visto não ser um habitué e não ter estampado a marca da moda "féxan, féxan, féxan..."), tal como os anteriores, faço a jogada do telemóvel... dando a transparecer que estou a falar com alguém do interior do bar, faço sinal ao Sr. Porteiro de boa noite e digo meio que alto: "estás aí? estou a entrar já te vi..." Fazendo um sorriso entre dentes, enquanto guardo o tlm, deparo-me com um bar fisicamente idêntico ao anterior, mudando as cores, as pessoas mais
"senhoras e senhores",... e qual o meu espanto... Martin Solveig - Rocking Music a sair das colunas... e pensei: "estaram estes bares adormecidos perante tanta música que se vê sair todas as semanas? ou será tudo uma coincidência da ocasião...?" (Não é que não aprecie o tema, ou tenha algo contra o mesmo, mas estarei eu a ver mal, ou dois bares ao lado um do outro, não deveriam optar por ambientes diferentes?!)
Enquanto não sou servido olho novamente à volta, e sinto a maioria das pessoas numa
"pose para a foto"...
Dirigindo-me à porta, pois ao não me identificar minimamente com o ambiente, ouço começar uma tribalada ranhosa sem conteúdo, em que apenas se vê a cara de contentamente do Sr. DJ em questão. Ao sair, o Sr. Porteiro que estava numa conversa amigável com uns
"amigos da noite", me interrompe a passagem, dizendo: "não pode sair com o copo de vidro, tem de colocar nesses de plástico", apontando para os ditos copos... e continuando a sua conversa, como se nada fosse... nisto esperei um pouco enquanto bebia, e pensei para mim mesmo: "não seria mais fácil perguntarem no bar se eu ia beber lá pra fora...? tudo bem que ao me servirem de vidro, vou teoricamente ficar no interior do bar!!" Passando na porta, desejo boa noite ao sr. da noite que nada diz... e penso para mim mesmo: "aquelas pessoas estavam-se a divertir? que maneira apertada de diversao, dassssssssssssss"

Jacque Nylv nu AvenueCafe, Setúbal

Sem comentários: