segunda-feira, dezembro 20, 2004

História do Electro-Parte 1

Por volta da segunda metade dos anos 70,produtores como Giorgio Moroder,Cerrone,Telex ou Patrick Cowley começaram a utilizar uma linguagem electrónica dentro do Disco-Sound,criando assim o que hoje se denomina como Electro-Disco.Temas como Supernature de Cerrone,I Feel Love da Donna Summer (produzido por Giorgio Moroder),Moscow Discow dos Telex,You Make Me Feel (Mighty Real) do Sylvester(produzido por Patrick Cowley) ou I Wanna Rock You de Giorgio Moroder eram inovadores,e levavam ao delírio quando ouvidos nas pistas de dança.Obviamente existia aqui uma forte influência dos Kraftwerk,que apesar de não serem um projecto Disco-Sound,tinham temas como The Robots,The Model,Trans-Europe Express,Radio-Activity ou Showroom Dummies a serem tocados em pistas de dança mais dedicadas ao Disco-Sound(e não só...).

Um dos estilos mais influenciados por esta proximidade entre o Disco-Sound e as sonoridades electrónicas foi o Italo-Disco,estilo que surgiu,como o próprio nome indica,em Itália,por volta de 1980.Este estilo surgiu devido á dificuldade que os produtores de Disco-Sound tinham em encontrar músicos tão competentes quanto os que tocavam habitualmente nos projectos de Disco-Sound norte-americanos,franceses ou alemães.Assim sendo,começaram a recorrer á tecnologia existente,criando uma sonoridade Electro-Disco um pouco "crua",mas ao mesmo tempo inovadora e também fortemente dançável. São típicos deste género de sonoridade temas como Próblemes D´Amour ou Dance Boy Dance de Alexander Robotnick,Spacer Woman de Charlie,Cybernetic Lover dos Casco,Dirty Talk dos Klein & Mbo ou Robot Is Systematic dos ´Lectric Workers.Este género teve os seus anos de ouro,em termos de criatividade,entre 1980 e 1983.A partir dessa data este género começou a perder a sonoridade "crua" que o caracterizava,começando a tornar-se mais melodioso e acessível,de modo a tornar-se mais "comercial",surgindo assim bandas e cantores como Silver Pozolli,Baltimora,Sabrina e até sucedâneos de países germânicos como os Modern Talking ou a Sandra...

Outro estilo que também surgiu no início dos anos 80 foi um estilo de Electro-Disco que recorria a técnicas de produção do Dub jamaicano,como "reverbs","delays","echos",baixos rimbombantes e batidas electrónicas com eco.Os principais artífices deste estilo foram produtores como Larry Levan (também DJ no Paradise Garage nova-iorquino),François Kevorkian,John "Jellybean" Bennitez,Shepp Pettibonne,Arthur Baker,entre outros.São típicos deste género de sonoridade temas como Seventh Heaven (Larry Levan Mix) de Gwen Guthrie,Heat You Up(Melt You Down) de Shirley Lites,Walking On Sunshine dos Rockers Revenge,Don´t Make Me Wait dos Peech Boys,Keep On (François K Mix) de D-Train ou I.O.U. dos Freeeze.Este estilo teve grande aceitação até 1986,altura em que começou a pouco e pouco a dar lugar ao House,estilo aliás que também é fortemente influenciado por este género de Electro-Disco.

Outro estilo que surgiu no início dos anos 80 foi o denominado Hi-NRG,estilo bastante tocado em discotecas "gay",mas que não era só apreciado por estes.Este género de Electro-Disco descendia das produções iniciais de Patrick Cowley,e era caracterizado por ter uma batida electrónica ligeiramente mais acelarada que a dos outros estilos e por ter vocalizações que mais faziam lembrar as que se ouviam em bandas New Wave ou Electro-Pop.Um dos produtores mais relevante deste estilo era Bobby Orlando,mais conhecido como Bobby O, e tanto editava em nome próprio (temas como She Has A Way ou I´m So Hot For You),ora produzia temas para as Flirts (Passion ou Helpless) ou para o travesti Divine (Native Love ou Jungle Jezebel).Chegou inclusivamente a produzir a 1ª versão do tema West End Girls dos Pet Shop Boys.Outro produtor relevante foi Ian Levine,responsável pelo tema So Many Men,So Little Time da Miquel Brown.Outro projecto relevante eram os Lime,com temas como On The Grid,Your Love ou Angel Eyes.Foi outro estilo que também começou a esmorecer com o surgimento do House.

Outro estilo que surgiu também no início dos anos 80 foi o que é hoje conhecido como Electro Old-School,que fundia as sonoridades electrónicas com o Hip-Hop e o Funk (tanto que na altura este estilo era conhecido como Electro-Funk).Este estilo devia também muito aos Kraftwerk,tanto que um dos principais hinos deste estilo,o Planet Rock dos Afrika Bambaataa & The Soulsonic Force utlizava excertos tanto do Trans-Europe Express como do Numbers dos Kraftwerk.Os Kraftwerk sempre foram aceite pelas comunidades negras e hispânicas,sobretudo as residentes em locais como Nova Iorque,Miami,Los Angeles,Chicago e Detroit.Era uma sonoridade muito robótica,com muitas vozes robóticas (feitas ou com vocoders ou com talk-boxes),e com um estilo de dança a meio caminho entre o robótico e o acrobático,o "Breakdance"Este estilo de dança aparece bem documentado em filmes como Beat Street e Breakin´.Temas característicos deste estilo eram Hip-Hop,Be Bop (Don´t Stop) de Man Parrish,Egypt Egypt de Egiptian Lover,Clear dos Cybotron,Let The Music Play da Shannon,Breaker´s Revenge de Arthur Baker,Al-Naafiysh(The Soul) de Hashim,The Message de Grandmaster Flash & The Furious Five,Rockit de Herbie Hancock,Jam On Revenge dos Newcleus ou Needle To The Groove de Mantronix.Este estilo durou até cerca de 1987,mas teve os seus anos de ouro entre 1982 e 1985.

Outro estilo que descende directamente dos Kraftwerk é o Electro-Pop,que tem uma forte influência britânica,que basicamente é utilizar a tecnologia empregue pelos Kraftwerk na construcção de canções pop (nada que os próprios Kraftwerk também já não fizessem,diga-se de passagem...).Este estilo terá surgido por volta de 1978,e á volta deste estilo nasceram bandas e cantores como os Depeche Mode,os Ultravox,os Human League,os Yazoo,os Orchestral Manouvres In The Dark(O.M.D.),os Blackmange,o Gary Numan ou os Soft Cell(posteriormente,já no decorrer dos anos 80 surgiriam bandas como os Erasure,os Pet Shop Boys ou os New Order,que eram os Joy Division com outro nome,após a morte de Ian Curtis).Contemporâneos da vaga Electro-Pop são também projectos que produziam um som electrónico mais dentro de uma estética industrial,como os Cabaret Voltaire,os Normal ou os Throbbing Gristle.Este género de projectos,em conjunto com as bandas de Electro-Pop também iriam servir de inspiração ao movimento da chamada Electronic Body Music (EBM) popularizada por grupos como os Nitzer Ebb ou os Front 242.

Outros dois projectos importantes para se perceber a evolução da electrónica dentro de sonoridades mais dançantes são os suíços Yello e o nipónicos Yellow Magic Orchestra,ambos surgidos no final dos ano 70,e claramente influenciados pelos Kraftwerk,e também muito ouvidos em pistas de danças.

Aliás não era anormal ouvir-se numa mesma noite em sítios como o Paradise Garage ou o Funhouse ou o Roxy em Nova-Iorque ou no Music Box de Chicago vários temas pertencentes a estes diversos estilos que referi.A esmagadora maioria dos DJs da altura eram bastante abertos a novas sonoridades e a misturar vários estilos durante a noite(e não só electrónicos,mas também estilos como a 1ª encarnação do Punk-Funk,o New-Wave,etc),ao contrário de hoje em que se cinge muito apenas a determinado estilos...Um dos únicos sítios em Portugal em que assisto a uma mistura de estilos (de qualidade,claro está...) é no Lux.

Para o próximo capítulo irei falar da vida das sonoridades mais Electro no que terá sido a sua odisseia entre os final dos anos 80 e o começo do sec. XXI.


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