domingo, dezembro 19, 2004

pop & (pseudo)fashion em revista - 4

Em conversa com uma amiga, falou-me de uma discoteca "muito à maneira" e que era o sítio da moda do momento... (Sim, do momento, porque segundo consta, o que hoje é "moda" em Setúbal, amanhã pode muito bem deixar de o ser, ou vice-versa!!). Como bom simpatizante que sou, ofereci-me para a acompanhar em mais esta jornada nocturna. Ao nos dirigirmos à porta, o Sr. Porteiro esbanja um comentário para a minha companheira da ocasião que foi o seguinte: "Ele está consigo?"... Ora bem, se eu chego com ela, estou a falar com ela, haveria de estar com quem afinal?! É claro que não vamos entrar os dois ao mesmo tempo, como cavalheiro que sou, deixo-a entrar primeiro. Atendidos quase por favor, consumo de 10euros... Ao passarmos a porta, subimos a escadaria, para o piso superior ao que vou chamar de "a varanda", espaço agradável (diga-se de passagem), simpático... Com uns sofás num canto, minha amiga senta-se enquanto me dirijo ao bar para pedir algo para beber. "Moscatel, por favor", e mais uma vez as caras de "frétê" como se estivessem a fazer um favor em me atender... como se não fosse eu que estaria em cota parte a pagar o seu ordenado!... Passei ao lado, não ligando... Observando o copo, deveras estranho comparado com os copos dos bares anteriores, demonstra originalidade! A música lá passava, com o DJ de serviço a passar as suas músicas da moda... "A varanda" foi enchendo e quando dou por mim, sentado, nada mais vejo que pessoas, quase tendo de encolher as pernas para dançarem. Minha amiga fica eufórica, quase fora de si, com o começar de uma música... "anda anda é o sistema", e eu pensei para mim mesmo: "mas que raio é o sistema?!" É então que paro a olhar e vejo todos a dançar para o mesmo lado, para trás, para a frente... como se de uma coreografia se tratasse... os raggazzos com seus olhares de engate animal, a olhar as caras lindas a seu lado... o que me fez começar a rir pensando... "deixem-me adivinhar... não sei dançar o sistema, não sou féxan?!?!" Esperei ansioso aquele ambiente terminar, e que a pista começasse a tocar... sim, porque a verdadeira pista é no piso inferior. Dou por mim numa "garagem", transportando-me para um ambiente mais underground... o que prontamente é desfeito ao ouvir que a música que estava a tocar na pista, era a que tinha ouvido anteriormente na "varanda"... Adivinhando o pior, "abre a pista"... com uma sirene, música por música, dou por mim de copo na mão, a dançar o "pero qui passa aqui... aiiiiiiiii" deixando de conseguir controlar o corpo, so ouço uma voz... "sou fashion... sou fashion... aiiiiiii.. tenho di mi inturmar aqui... aiiiiiiiii"...
Caindo na realidade, tento sair dali, despedindo-me de minha amiga que já andava em mais uma coreografia... e olho para o cartão e para a fila... para pagar e penso... "vou sair daqui rápido vou..." Passo por passo, pessoa por pessoa, lá chega a minha vez... Uma única pessoa na caixa para tanta gente, não admira o tempo, curtindo o pormenor... a Sra da Caixa se me olhou na cara a falar comigo uma vez foi muito, e mais uma vez o "frétê"... Mas vocês não estão a trabalhar? Não estão ali porque querem? Estão a ser obrigados??? Dassssssssssssss

Jacque Nylv nu Spy Club, Setúbal


PS: "A sensação que fica em determinadas alturas é a de o profissional estar a fazer um favor ao cliente quando, por exemplo, lhe serve um copo… Será que é mesmo assim? Ou estarão os papéis a ficar invertidos. Sem clientela a casa não trabalha e deferência no trato para todo e qualquer cliente é o mínimo que se pode exigir. O staff está numa casa para servir o melhor que pode o público, até porque este é a sua razão de existir." in + Noite

PS2: O site da Discoteca de Setúbal, so pode se tratar de um site de amigo... O que muitas vezes se esquecem, é que o site de uma empresa, neste caso o Spy, é a sua cara na internet, a sua forma de chegar a pessoas que de outra forma ficava difícil chegar... E devo dize-lo, o site em nada se compara com a casa em si, estando muito aquém do espaço e do que lá se passa (de positivo, que também o há).

3 comentários:

Electrobot disse...

Caro João, em resposta ao seu comentário, pode esquecer suas possíveis certezas acerca de ser da concorrência porque não o sou. Não escrevo com emblemas, nem pouco mais ou menos de modo a favorecer determinadas casas; escrevo sim a mostrar aquilo que toda a gente vê. O seu comentário deu a transparecer que sou do grupo KGB, e não se precisa de engasgar... Pois se leu todo o blog, verá que se encontra também um "report" num parceiro do grupo acima mencionado, o bar "AvenueCafe". Não sou de grupos, nem me identifico minimamente com a noite da "moda de Setúbal", sou sim alguém que não tem medo de dizer o bom e o mau. Como tal espero que tenha ficado esclarecido. :)

Jacque Nylv

PS: "Opinião - 1. modo de ver pessoal ou subjectivo; 2. parecer emitido sobre um assunto; 3. avaliação ou parecer de uma pessoa especializada numa determinada área (...)"

Anónimo disse...

The Face:

Acabei de ver Setúbal espelhada num post bem curtinho. "Falo, logo conspiro", é esse o mote nocturno dessa cidadezinha que tem muito mais que algumas mas não calcula quão mal é aproveitada. Nem precisa ser-se de lá (como é o caso), mas facilmente se conspira sem dar por isso. Algo que em outros locais se chamaria opinião, simplesmente, sem amigos ou interesses alheios.

P.S: Havemos de combinar uma noite de conspiração em Setúbal, porque ao que parece iremos juntos tecer grandes planos maquiavélicos...
tenham dó amigos...!

Peace

Electrobot disse...

HEHEHEHEHEHEHEHHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE...
Obrigadão pelo comentário The Face. :)

Jacque Nylv