terça-feira, janeiro 31, 2006

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 2 de Fevereiro :

-Eduardo Martins @ ADN, Setúbal-noites p0werup

-The Wighnomy Brothers, Billy Dalessandro & Sonic Crew @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 3 de Fevereiro:

-Abel Santos & Eduardo Martins @ Tasco do Kaneco, Setúbal

-Mr. Simon & João Cari @ ADN, Setúbal

-Henri Sanrame @ XII-A (aka Bar do Gustavo), Barreiro

-Marc Romboy e Dj Who & Undercover DJ @ Sabotage Club, Lisboa (antigo ABS)


Sábado, dia 4 de Fevereiro:

-Mr. Simon @ La Bohémme, Setúbal

-Pap La Fruit @ Baco, Setúbal

-Luís Gomez, Pedro Tiago, Safara & Sukik @ parte de cima do SpyClub aka SpyDeck, Setúbal

- Indek House Tour 2006 presents Hugo Rizzo, DJ Kiká, Gonçalo M, Dee Green e Mike Morales @ VIP Club, Palmela


p.s. Dia 10 de Fevereiro (sexta) Pedro Tiago & CidJay @ MXL, Setúbal

Dia 10 de Fevereiro (sexta) Electric Dreams by Henri Sanrame @ ADN, Setúbal

Dia 11 de Fevereiro (sábado) Eduardo Martins @ Baco, Setúbal

Dia 11 de Fevereiro (sábado) Logic Soul presents Frontline & DJ Rod @ VIP Club, Palmela

Dia 17 de Fevereiro (sexta) Ju One, Zye, Eduardo Martins e Mário João Camolas aka Disparo @ VIP Club, Palmela

Dia 18 de Fevereiro (sábado) Disco-Sound Party @ Baco, Setúbal

Dia 25 de Fevereiro (sábado) Abel Santos @ ADN, Setúbal

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Crónicas Nocturnas # 58

Na quinta recomeçaram as noites p0wer up, a meu cargo, no ADN, e, desta vez, a noite esteve animada...prometem ser mais animadas do que tinham sido até então...é uma questão de se esperar para ver. Passei vários estilos diferentes...Disco, Punk-Funk, Electro e coisas a ele ligadas, sempre numa onda variada. Gostei também muito de ver por lá a dupla de DJs setubalense Del Costa & Pedro Goya, que foram lá dar um salto, antes de terem ido ao Lux ver o Luciano (que, segundo ouvi dizer, portou-se muito bem). Portanto, pessoal, já sabem, se quiserem ir-me ouvir a passar som, ás quintas lá estarei no ADN. Também se por algum imprevisto não possa comparecer ao ADN numa quinta, avisarei sempre aqui no blog.

Na sexta eu e o Zye, em conjunto com mais duas amigas nossas, começámos a noite no La Bohémme, que estava bastante animado, e com a boa-onda do costume. A seguir fomos ao Tasco do Kaneco, onde agora o Abel é o DJ residente, e também estava bastante animado. Por lá estivémos, até ser hora de rumarmos em direcção á VIP, em Palmela.

Chegados à VIP, fomos preparar o nosso material, e ver se estava tudo a funcionar dentro dos conformes. Quem iniciou a noite foi o Zye, com sonoridades tanto a percorrer o Funky-Electronic-House como algum Electro-Tech-Acid. A seguir entrei eu, numa linha mais Electro-Tech-Minimal-Acid. E a seguir foi a vez do Mário João, também a seguir mais ou menos as minhas coordenadas, mas com alguns apontamentos mais "rockeiros". E, finalmente, foi a vez do Pedro Tiago, que andou por entre linguagens mais viradas para o Acid-House e para algum Funky-Electronic-House. No fim, ainda passámos uns discos cada um, e a VIP esteve animada até ás tantas da manhã (desligou-se a música seriam umas 8 da matina...eheheh). Gostei muito de ter visto por lá as minhas amigas Sistas (que, ao que parece, gostaram muito das casas de banho da VIP), em cuja homenagem passei a remistura de Etiénne de Crécy & Alex Gopher ao Aerodynamic dos Kraftwerk (umas das bandas de eleição das Sistas), e também novamente o Pedro Goya, para além de outro pessoal amigo.Muito obrigado a quem apareceu e se divertiu com as sonoridades por nós passadas, e só podemos esperar que tenham gostado. Foi uma noite muito agradável lá na VIP, e, em princípio, eu, o Zye, o Mário e a Joana estaremos na VIP dia 17 de Fevereiro, para mais uma noite de bom som e muito divertimento.

No sábado decidi não sair...tava engripado, e ainda não me sentia totalmente recuperado da noite anterior. E asim até deu para ficar a ouvir a entrevista que eu e o Mário demos ao programa Setúbal Dance Night...fiquei com a sensação que estivemos bastante bem, e se algum leitor do blog a ouviu também, que diga de sua justiça...eheheheh.

E não é que hoje á tarde caiu aqui na nossa zona um nevão? Coisa não muito usual aqui para estas bandas...

terça-feira, janeiro 24, 2006

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 26 de Janeiro:

-Eduardo Martins @ ADN, Setúbal-noites p0werup

-Luciano @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 27 de Janeiro:

-Zye, Eduardo Martins, Mário João Camolas aka Disparo & Pedro Tiago present Acid Disco @ VIP Club, Palmela

Cartaz:

Entrada livre, com 5 euros de consumo mínimo.

-Pedro Viegas @ ADN, Setúbal


Sábado, dia 28 de Janeiro:

-DJ Dixon @ Lux, Lisboa


p.s. Dia 3 de Fevereiro (sexta), Mr. Simon & João Cari @ ADN, Setúbal

Dia 10 de Fevereiro (sexta), Pedro Tiago & CidJay @ MXL, Setúbal

Dia 10 de Fevereiro (sexta), Henri Sanrame @ ADN, Setúbal

Revolwers @ Rádio Voz, Setúbal

A entrevista que eu e o Mário João demos para o programa Setúbal Dance Night, apresentado pelo DJ/radialista Pedro Monchique, irá ser transmitida este sábado (dia 28 de Janeiro) algures entre as 22:00 hs e as 0:00 hs (horário a que o programa é transmitido), e a repetição da transmissão ocorrerá no domingo, algues entre as 18 :00 hs e as 20:00 hs, na Rádio Voz de Setúbal, na frequência 100.6 .

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Crónicas Nocturnas # 57

Na quinta fui, primeiro que tudo, colocar os cartazes alusivos á festa em que irei participar na discoteca VIP, em Palmela, já na próxima sexta, dia 27 de Janeiro, e coloquei cartazes em locais como o Bombar, o Baco, o La Bohémme ou o Café Com Estória. Em qualquer dos sítios ambiente estava calmo, apesar de estar sempre numa onda porreira e descontraída. No Café Com Estória encontrei ainda a Sukik e a Susie, que iam começar a preparar as coisas para o a exposição/instalação artística em que iriam participar no dia a seguir.

A seguir lá fui a caminho do Lux, onde iriam estar os novos "reis" do Disco-Sound de qualidade (e não só...), Lindstrom & Prins Thomas (o albúm deles, homónimo, foi, para mim, um dos discos de 2005...ouçam-no quando puderem). Lá dentro, na parte do bar, eu e o Mário João estivémos a ouvir o Nuno Rosa e o Kaspar a passarem um excelente set, mais virado para o Disco-Sound e coisas que andam á volta...foram ouvidos temas de nomes como Faze Action, LCD Soundsystem, Lindstrom, Prins Thomas, Black Science Orchestra, entre outros.

A seguir fomos para a parte de baixo, onde apanhámos o Tiago Miranda no comando da cabine de som, também a passar coisas muito viradas para o Disco. Entretanto começa a sessão de Lindstrom e Prins Thomas...Prins Thomas passava discos, enquanto Lindstrom tocava com um teclado e disparava som através de um portátil...muito por entre o Disco mais cósmico e o Italo-Disco de boa colheita...Muito interessante e bem conseguido, com alguns momentos bastante intensos...um misto entre "live-act" e um dj set. Gostei.

Entretanto passada pouco mais de uma hora, começa Prins Thomas a passar música sozinho, e foi uma autêntica viagem musical...Disco ("tradicional", cósmico ou Italo), Acid-House, Detroit Techno, Punk-Funk, Rock e muitos re-edits...Já li umas críticas a acharem mal quando Prins Thomas deixava acabar a música (notava-se que o fazia de propósito, não por distracção), mas quem critica não percebe quais as influências musicais e até de atitude por detrás deles, que vem da tradição de DJs como Larry Levan, François K ou David Mancuso, que davam (e no caso de François K e David Mancuso ainda dão...) mais importância á selecção musical do que á técnica, se bem que no departamento técnico, Prins Thomas também não falhava..apenas misturava quando achava que necessitava de misturar o tema. Foi giro ouvir temas como o Stuck In The Middle With You dos Stealers Wheel, a remistura de Carl Craig ao City Life de Terry Brookes & Aaron Soul, ou a re-edits a nomes como Gloria Gaynor ou Doors. Mais uma grande noite no Lux. E para quem critica, que leia o seguinte site: http://www.discopia.com/ ...penso que vai ficar bastante elucidado acerca do que está por detrás do "lifestyle" mais ligado ao Disco-Sound e coisas a ele ligadas. E já agora ler os dois últimos posts deste muito estimado blog http://hitdabreakz.blogspot.com , que também acho relevantes para este género de discussão...

Na sexta, após o jantar de anos do meu primo, fui, em conjunto com o Zye, ver a exposição/instalação artística ao Café Com Estória...foi muito giro, e gostei bastante do filme que passou, que mostrava vários locais de Setúbal (pelo menos pareceu-me que eram todos em Setúbal), mas tudo com uma montagem bastante engraçada, cortesia da minha amiga Filipa Stylita. O som passado pela Sukik e por outro moço cujo nome não fixei também estava bom, numa onda mais Electro-Tech-Acid. Por lá também encontrei o Mário João.

A seguir fui ao Tasco do Kaneco, onde estava o Abel a passar som (o Abel agora é o residente, pois o Pedro Lontro foi viver para Valência...), e enquanto lá estivémos, a toada musical esteve sempre muito virada para o Funk e para o Disco-Sound de teor mais jazzístico...boa onda.

A seguir dirgimo-nos ao SpyClub, para aquela que é bem capaz de ter sido uma das melhores noites num clube nestes últimos tempos em Setúbal. Ao chegarmos, deparámos já com uma casa a começar a ficar composta e a dançar ás sonoridades debitadas pelo DJ Time, numa onda mais Electro-Tech-Acid-Minimal. Por lá encontrei também o Simões, que também estava a curtir o som passado pelo DJ Time (o Simões vai estar, em conjunto com o João Cari, no ADN, no dia 3 de Fevereiro).

Já com a casa a começar a ficar bem composta, entra em cena a dupla Del Costa & Pedro Goya, que nos presentearam com um dos melhores sets que tenho ouvido deles nos últimos tempos. Também dentro de uma onda mais Electro-Tech-Minimal-Acid, mas sempre com um grande "groove" e com um balanço muito "funky", e a arriscar (com bastante sucesso, diga-se de passagem), sem quase recorrer a temas mais óbvios (únicas concessões neste departamento com a remistura do Tiga ao Tribulations dos LCD Soundsystem e o Freakin` do Marc Romboy & Blake Baxter). Com o decorrer do set deles a casa foi enchendo e enchendo, até estar absolutamente á pinha, e, consequentemente, ao rubro.

A seguir, já com o público num estado bastante frenético, entrou Rui Vargas, e mais uma vez voltou a provar a razão de ser considerado um dos melhores DJs portugueses. Também andou por entre sonoridades mais ligadas ao Electro-Tech-Minimal-Acid, mas de vez em quando passava tanto coisas mais ligadas ao Detroit Techno, como ao Italo-Disco. Obviamente, manteu o nível de energia deixado pela dupla setubalense, que era elevado, e asim continuou até a música ter sido desligada.

Nunca deixo de achar giro (e de ficar contente, obviamente) ver pessoal que sempre me habituei a ver dançar coisas mais fáceis, a aderir convictamente a sonoridades como as passadas pelo Dj Time, pelo Del Costa & Pedro Goya e pelo Rui Vargas...é que se fechássemos os olhos, até parecia que estávamos algures num daqueles clubes germânicos mais vanguardistas ou no Lux. O ambiente também estava excelente, muito heterogêneo, muito festivo...Enfim, tal como já referi, umas das melhores noites nos últimos tempos em clube. E, é claro, o facto de lá estar muito pessoal amigo e conhecido também ajuda a que uma pessoa se sinta melhor, embora eu até seja um gajo que não tem qualquer espécie de problemas em ir ou estar sozinho para/em qualquer sítio, desde que saiba que vá ouvir boa música.

Também achei graça aos DJs de casas onde predominam sonoridades mais comerciais a dançarem a sonoridades deste género...se até gostam, porque não passam mais? Não se sentiriam mais realizados do que andar sempre a passar as mesmas "playlists" noite após noite após noite após noite (i´m stuck in a loop...in a loop...in a loop...in a loop...). É que não é complicado tocar coisas deste género a seguir a um qualquer tema de R n B ou Reggaetton...experimentem a seguinte sequência...Daddy Yankee-La Gasolina (se bem que eu, pessoalmente, nunca passaria este tema...)...Gwen Stefani-Hollaback Girl...Snoop Dogg-Drop It Like It´s Hot...Missy Elliot-Loose Control...Tiga-Hot In Herre...Mylo-In My Arms...Tiga-You Gonna Want Me...a partir daí, já podem passar o Electro-Tech-Acid-Funky-Minimal que quiserem, já conseguiram pôr de certeza o pessoal todo aos saltos...eheheheh. E exceptuando o La Gasolina, já ouvi todos os outros temas a serem passados no Lux...

E espero bem que esta noite no SpyClub tenha abertos os olhos e os ouvidos a muito boa gente...Quem anda sempre a dizer que música supostamente mais "à frente" não resulta, então que tire conclusões do que se tem passado em Setúbal desde 24 de Setembro...É verdade que o facto de haver grandes nomes ou determinado bar ligados a certos eventos tem, de certa forma, ajudado á coisa, mas a verdade é que as pessoas têm aparecido e enchido os ditos eventos e têm ido para lá ouvir música de qualidade...se é preciso recorrer a nomes conhecidos, que seja.

No sábado lá fui passar som ao Baco, e mais uma vez correu-me bastante bem. Notei foi a falta de algum pessoal amigo, de certeza ainda a recuperarem da estrondosa noite anterior. Mais uma vez uma noite porreir e com muito boa-onda no Baco, com o pessoal, mais uma vez, a aderir bem ás sonoridades por mim passadas. Do Funk/Disco-Sound ao Hip-Hop mais "old school", do Electro-Tech-Minimal-Acid ao Punk-Funk, de tudo um pouco passei. E, mais uma vez, um muito obrigado pelo carinho e apoio que me têm demonstrado, e quero também agradecer ao Fred por ter emprestado as colunas ao Baco...o que obviamente fez com que o som soasse bem.

Após ter saído do Baco, fui ainda dar um saltinho ao Tasco do Kaneco, onde por lá estive a ouvir o final de set do Abel, e com quem ainda fiquei um bom bocado na conversa. A seguir, casa...sentia-me cansado.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 19 de Janeiro :

-Lindstrom & Prins Thomas @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 20 de Janeiro:

-Exposição/Instalação Artística+ DJ set by Sukik @ Café Com Estória, Setúbal (perto dos Belos aka Rodoviária)

-DJ Papal @ Baco, Setúbal

-Rui Maia (X-Wife) @ ADN, Setúbal

-Henri Sanrame @ XII-A (aka Bar do Gustavo), Barreiro

-Private Party com DJ Time, Del Costa & Pedro Goya e Rui Vargas @ Spy Club, Setúbal


Sábado, dia 21 de Janeiro:

-Eduardo Martins @ Baco, Setúbal

-Miguel Martins Trio (Jazz) @ Café Com Estória (perto dos Belos aka Rodoviária)


p.s.Dia 27 de Janeiro (sexta) Acid Disco, com Zye, Eduardo Martins, Mário João Camolas e Pedro Tiago @ VIP, Palmela

Dia 3 de Fevereiro (sexta), The Sound Scientists presents Mr. Simon e João Cari @ ADN, Setúbal

Dia 10 de Fevereiro (sexta), Pedro Tiago e CidJay @ MXL

Dia 10 de Fevereiro (sexta), Henri Sanrame @ ADN

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Aviso Importante

Devido ao falecimento súbito de um dos trabalhadores da Rádio Voz, a transmissão da entrevista que eu e o Mário João demos terá de ser adiada para o sábado a seguir, ou seja, dia 28 de Janeiro. Os nossos mais sinceros pêsames para a família do trabalhador em questão.

Revolwers @ Rádio Voz, Setúbal

Eu e o Mário João estivemos há bocado a gravar uma entrevista para o programa Setúbal Dance Night, apresentado pelo DJ/radialista Pedro Monchique, que irá ser transmitida no sábado algures entre as 22:00 hs e as 0:00 hs (horário a que o programa é transmitido), e cuja repetição ocorrerá no domingo, algues entre as 18 :00 hs e as 20:00 hs, na Rádio Voz de Setúbal, na frequência 100.6 .

No fundo ouvir-se-á o set que gravámos especialmente para esta entrevista, e, quem estiver interessado, poderá obtê-lo através do seguinte "link" : http://www.megaupload.com/pt/?d=PLL45DXI

domingo, janeiro 15, 2006

Crónicas Nocturnas # 56

Na sexta comecei a noite no La Bohémme, sempre na boa-onda costumeira, e ao som do "Dj Shuffle", ou seja, quando não há DJ no Bohémme, o Paulo põe um cd ao gosto dele a tocar, e põe-no no modo "shuffle".

A seguir fui ao Tasco do Kaneco, onde estava o Pedro aka Pantera a passar som, dentro de uma onda muito Funk, e mesmo quando a ela fugia, a música negra nunca deixava de ser a força motora do set. Entretanto chegou lá o Abel, que também se pôs a passar som em conjunto com o Pedro, também dentro das mesmas coordenadas sonoras. Tasco do Kaneco muito animado também, e com boa-onda.

A seguir passei pelo Baco, mas a porta já se encontrava fechada, de modo a que me dirigi para o ADN.

No ADN estava já o Mário a passar som. Quando cheguei, a casa estava a meio-gás, mas depresa se começou a compor, até finalmente ter ficado cheia. Estava um ambiente muito porreiro, um amigo meu até comentou que parecia que estávamos numa festa privada...eheheh. O Mário também esteve muito bem, a passar os temas certos na altura certa, a pôr a casa ao rubro, e a quebrar o ritmo (para a malta descansar um pouco...eheheh) nas alturas certas. Tecnicamente está cada vez melhor, não tem medo de arriscar, e sente-se que cada vez mais se sente mais seguro aos comandos de uma cabine de som. Temas como Drug Queen dos Duoteque, You´re Not On The Guest List de Marcos dos Santos, a remistura de Erol Alkan ao Do You Want To dos Franz Ferdinand, a versão "toda-fodida" do Voulez Vous feita pelos Wasters Of The Scene, Fa Fa Fa dos Datarock, Freakin`de Marc Romboy e Blake Baxter, Itchy Feet de Tomboy, Jukebox Baby de Alan Vega, a remistura de Justice ao NY Excuse dos Soulwax, o Neon Strobe do Tomas Barfod, a remistura de Tiga ao Tribulations dos LCD Soundsystem, a remistura de Jacques Lu Cont ao Loose Control da Missy Elliott, um re-edit dos Optimo a um tema dos T Rex, entre outros temas, puseram a pista de dança do ADN em polvorosa...Muito bom.

No sábado também comecei a noite no La Bohémme, onde esteve o Simões a passar som. Sempre bom som, variado, a andar por entre nomes como Lindstrom, Prins Thomas, Tiga, Etiénne de Crécy, Stooges, Michael Jackson, LCD Soundsystem, The Kills, Soulwax, Tiefschwarz, a remistura de Erol Alkan ao Do You Want To dos Franz Ferdinand, entre outras coisas boas. Mais uma vez La Bohémme bem composto e com boa-onda. Entretanto o Mário também foi lá ter comigo, e por lá ficámos a ouvir o Simões.

A seguir fomos ao Baco, onde estava a Joana a passar bom som. Baco também bastante animado e com a boa-onda costumeira. Coordenadas sonoras por entre nomes como Tiga, Tiefschwarz, Spektrum, Soulwax, LCD Soundsystem, Fischerspooner, Justice, entre outros. E também sinto a Joana cada vez mais segura de si...Força Joana, que estás no bom caminho.

A seguir fomos para o ADN, onde estava o Zé Pescador a passar som. E há que louvar o Zé...não tem nada a ver com o Zé de há uns meses atrás. Arrisca, passa som sempre bastante animado, seja numa onda mais electrónica, seja numa onda mais "rockeira"...Vitalic, Warning Siren dos Tiefschwarz (vocalizado por Matty Saffer, membro dos Rapture), Juan McLean, LCD Soundsystem, Beck, Franz Ferdinand, Bloc Party, Jestofunk, Duran Duran, David Bowie, entre outras coisas dançáveis...tudo sem quebras de energia. Assim sim. ADN completamente á pinha, muito animado, com uns banhos de cerveja á mistura...eheheheh. Força Zé, e continua a não ter medo de arriscar, de manter a energia em alta, e de ser variado.

2006 em Setúbal e arredores promete...

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 12 de Janeiro:

-Nathan Fake @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 13 de Janeiro:

-Abel Santos @ La Bohémme, Setúbal

-Mário João Camolas aka Disparo @ ADN, Setúbal

http://www.freewebs.com/disparo


Sábado, dia 14 de Janeiro:

- Joana @ Baco, Setúbal

-Mr. Simon @ La Bohémme, Setúbal


p.s.Dia 20 de Janeiro (sexta), Papal @ Baco, Setúbal

Dia 20 de Janeiro (sexta), Rui Maia (X-Wife) @ ADN, Setúbal

Dia 20 de Janeiro (sexta), Dj Time, Del Costa & Pedro Goya, Rui Vargas @ SpyClub, Setúbal

 /

 /


Dia 21 de Janeiro (sábado), Eduardo Martins @ Baco, Setúbal

Dia 27 de Janeiro (sexta), Zye, Eduardo Martins, Mário João Camolas & Pedro Tiago @ VIP, Palmela

domingo, janeiro 08, 2006

Crónicas Nocturnas # 55

Na sexta fui mais o Mário João ao La Bohémme, onde estava o Abel a passar som. O La Bohémme estava bastante composto, e o Abel, como de costume, eclético...Deep-House, Disco-Sound, Funk, Hip-Hop, Pop/Rock 80s, entre outras sonoridades.

De seguida fomos ao Baco, onde estava o Fred a passar som, numa onda mais Electro-Tech-Minimal, com uns toques mais "Progressive" (e aquela versão do In Your Eyes da Kylie...tenho-me esquecido de te perguntar o nome disso ó Fred). Baco animado e bom som, pena um "stress" no final de noite com uma certa personagem, mas nada que tenha estragado a noite, nada disso...eheheheh.

A seguir, antes de irmos ao ADN, eu e o Mário decidimos dar uma volta pelo lado "pop e (pseudo) fashion" , e, infelizmente, tudo continua na mesma, com aqueles ritmos "akizombados/arreggaetonzados" a saírem de praticamente todos os bares...que tristeza. Excepção ao Maria Dos Copos, donde se ouvia um tema dos Expansive Soul (o que também não é assim tão meritório como isso, mas era a malha de melhor qualidade a ser ouvida durante aquela altura...). Como diria o meu amigo Gisco, é a música do "xiringuito"...

Fomos a seguir ao ADN, onde estava o Gino a passar som. Como sempre, bom som, eclético, tanto a ir ao Hip-Hop, como a sonoridades electrónicas tipo Air, como Rock alternativo, e, até o Thriller do Michael Jackson. ADN muito animado. Gostei.

No sábado fui mais uma vez ao Baco, e fiquei muito surpreendido pela positiva. Até a música ter-se desligado, o Baco esteve sempre mesmo muito animado, sobretudo na última hora e meia. Pessoal a reagir muito bem ao Off The Wall do Michael Jackson, ao NY Lipps dos Soulwax, ao Drug Queen dos Duoteque, ao Zdarlight dos Digitalism, ás remisturas de Tiga tanto a Zdar como LCD Soundsystem, ao Neon Strobe do Tomas Barfod, á remistura de Erol Alkan ao Do You Want To dos Franz Ferdinand, e áquela versão "toda fodida" do Voulez Vous dos Abba, cortesia dos desconhecidíssimos Wasters Of The Scene...Pessoal, mais uma vez um muito obrigado por mais uma noite memorável no Baco, fico muito contente por terem curtido ao som que passei...muito agradecido pelo vosso apoio.

A seguir fui ao ADN, que também estava completamente á pinha. Aos comando da cabine estava o Pedro Lontro, o DJ residente no Tasco do Kaneco, que também pôs o ADN ao rubro, com sonoridades mais viradas para o para o Funk e, também, para algum Breakbeat, Electrónica e Rock, mas mesmo nas abordagens a essas sonoridades, a força motora continuava a ser o Funk...James Brown, Jimmy Hendrix, Les Rhythmes Digitales, Deee-Lite, Prince, Pedro Abrunhosa "circa" Viagens (com Não Posso Mais), Fred Wesley, The JBs, entre outros...finalizou a noite com o tema Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) dos Abba (isto de acabar os sets com temas ou versões dos Abba está a tornar-se contagioso...eheheheh...). Gostei.

p.s. Próxima sexta-feira, dia 13 de Janeiro, no ADN, lá estará o Mário João a passar som. E dia 27 de Janeiro, na VIP, em Palmela, lá estarei eu, o Zye, o Mário João e o Pedro Tiago a passar som.

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Cardápio Nocturno.

Sexta, dia 6 de Janeiro:

-Fred_K (Fusion) @ Baco

-Abel Santos @ La Bohémme

-Gino @ ADN


Sábado, dia 7 de Janeiro:

-Eduardo Martins @ Baco

-Abel Santos @ Tasco do Kaneco

-Pedro Lontro @ ADN

-Nicola Conte @ Clube Mercado, Lisboa

-Laurent Garnier @ Indústria, Porto


Domingo, dia 8 de Janeiro:

-DJ Time, Serginho, DJ Phil & Smile @ Maré Alta, Porto (after-das 7:00 até às 13:00)


p.s. Dia 13 de Janeiro, Mário João Camolas @ ADN ;


Dia 20 de Janeiro, Rui Maia (X-Wife) @ ADN


Dia 20 de Janeiro (sexta), Private Party com Rui Vargas, Del Costa & Pedro Goya & DJ Time @ SpyClub ;


Dia 27 de Janeiro (sexta), Zye, Eduardo Martins, Mário João Camolas & Pedro Tiago @ VIP, Palmela.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Balanços do ano que passou.

Pois é, 2005 já passou, e 2006 lá chegou...eheheheh.

Em termos musicais, parece-me que foi dos anos mais ricos em termos de música nova, e também em termos de reedições. Para mim cada vez mais se torna redutor utilizar a expressão "Electro e derivados" (tão odiada por muita gente, mas que a mim, até há uns tempos atrás fazia sentido...), porque cada vez mais não consigo definir o que estou a ouvir, porque muitos temas têm ao mesmo tempo influências de muita coisa...existem temas onde se consegue ouvir ao mesmo tempo influências de Disco (seja Disco "puro" ou a facção Italo), de Electro, de Techno (sobretudo o de Detroit e o Minimal), de House (sobretudo Acid-House), de sonoridades mais "minimais"...enfim, uma autêntica miscelânea, e vamos a ver onde isto vai parar...a música electrónica é mesmo assim, está em constante mutação.

2005 foi também o ano da confirmação da DFA como uma editora de qualidade, tendo de facto merecido o "hype" que se criou á volta dela. Os álbuns de LCD Soundsystem, Juan McLean, Gavin Russom & Delia Gonzalez ou Black Dice foram dos melhores álbuns editados este ano, e os máxis editados (e remisturas saídas da DFA a outros artistas como os Gorillaz, por exemplo) puseram tudo o que era pista de dança mais esclarecida (e por vezes até não muito esclarecida, para minha surpresa...) completamente ao rubro.

Foi também o ano do regresso em grande do Disco-Sound, sobretudo graças pessoal escandinavo como Lindstrom, Prins Thomas, Todd Terje, Kango`s Stein Massive, Blackbelt Andersen, entre outros, que recuperaram com afã sonoridades tanto ligadas ao Disco-Sound de teor mais electrónico de um Giorgio Moroder, de um Patrick Cowley ou de um Cerrone "circa" Supernature, como ligadas a algum Italo-Disco, sobretudo aquele de teor mais cósmico. Prestar atenção a editoras como a Feedelity, a Full Pupp ou a Trailerpark. Também fortemente ligado ao Disco-Sound estão os re-edits ligados a editoras como a Tirk, Rong, Disco Sucks, Bear Funk, etc, e onde nomes como os Idjut Boys ou DJ Harvey aparentam estar novamente de volta á ribalta. E a série Automan, que reedita de forma não muito legal temas de Disco e Italo-Disco voltou a surpreender-nos com clássicos difíceis de encontar de forma normal, como por exemplo a remistura de Patrick Cowley ao Hills Of Katmandu dos Tantra ou o Robotism dos Methusalem. E a própria DFA também não é indiferente ao Disco-Sound...

E aliás, 2005 foi um anos em que houve muitas reedições, fossem de Disco-Sound, fosse de Italo, fosse de Acid-House e restante House de Chicago, e até de muitas coisas ligadas ao Techno/House de Detroit, como por exemplo reedições do catálogo da Planet E de Carl Craig, e até de algumas coisas de nomes como Moodymann ou Theo Parrish, e também já começa a haver reedições de catálogos de editoras como a Nu Groove.

No fim do ano passado preveu-se que 2005 iria ver uma forte recuperação do Acid-House, e em parte tal até aconteceu, com edições como a compilação Acid? Can You Jack da Souljazz ou a compilação Atom TM - Acid Evolution 1988-2003 (tudo temas produzidos por Atom Heart aka Uwe Schmidt) e compilações da editora de Chicago Trax, e não há como que negar que este ano se ouviu muito Acid-House nas pistas de dança, fosse o puro, fosse em mistura com estilos como o Electro ou o Techno/House Minimal , mas a verdade é que o Disco-Sound "roubou" o trono ao Acid-House.

E pelo rumo que as coisas estão a tomar, prevejo que para o ano exista uma recuperação de coisas mais ligadas ao House nova-iorquino, ou seja, de coisas mais ligadas a editoras como a Strictly Rhythm ou a E-motive, e penso que virá por aí uma recuperação de Detroit Techno mais clássico (que aliás já se começa a notar...), tudo misturado nesta nova equação Electro-Disco-Tech-Acid-Minimal...Vamos ver o que 2006 nos traz.

E sítios como o Lux, o Opart, o Clube Mercado mostraram mais uma vez estar na vanguarda das coisas novas que se vão fazendo. E este ano trouxe-nos artistas como LCD Soundsystem, King Britt, Trickski, Tiga, Ivan Smagghe, Michael Mayer, Superpitcher, Tim Sweeney, Juan McLean, Vitalic, Moodymman, Gavin Russom & Delia Gonzalez, Franz Ferdinand, Arcade Fire, DJ T, Laurent Garnier, Afrika Bambaataa, Arthur Baker, Trevor Jackson (Playgroup), Oskar Melzer, Chris Cunningham, 2 Many DJs/Soulwax, Optimo, Jackson, Jamie Lidell, Who Made Who, Craig Richards, Andrew Weatherall, entre outros, além da entrega de prémios da MTV Europe, com a estreia ao vivo do novo tema de Madonna, e onde participaram artistas como Gorillaz ou Black Eyed Peas...um ano que de facto nos trouxe muitas coisas para vermos...

Em termos da noite de Setúbal, 2005 foi um ano melhor que 2004, com mais festas, com um pouco mais vontade de se arriscar em coisas mais inovadoras. O ADN deu mostras de se querer reinventar um pouco mais, nas sextas apostou sempre em noites diferentes, quase sempre com sucesso, e mesmo aos dias normais tem havido um esforço para não se cair na armadilha da "playlist", e , também decidiram apostar num novo conceito de noite, em sonoridades mais viradas para o "Electro", cujo responsável sou eu, e que tendo começado ás quartas, em princípio, em meados ou fim deste mês se voltarão a re-iniciar, mas ás quintas-feiras. E a partir de 2006, muitas das noites de sexta serão programadas pelo Pedro Viegas, o que é garantia que o ADN em 2006 vai trazer-nos surpresas bastante agradáveis.

Outro bar que continuou a apostar em noites diferentes foi o Baco, cada vez mais interessado em trazer pessoal diferente para lá passar som, e continua a ser um dos bares com mais boa-onda de Setúbal, em conjunto com o La Bohémme.

Surpresa bastante agradável foi também o bar MXL...de um bar em que no início pouco apostava em coisas mais "frescas", com o passar do tempo decidiu apostar noutros conceitos de noite, e tem tido sucesso, ao fazer festas tanto no espaço físico do MXL, como noutros locais. E a festa no Castelo de São Filipe ficará na memória de muita gente por muito tempo, e tudo por boas razões. Ambiente espectacular, boa música, e aquela sensação de estar com o pessoal amigo, ao ar livre, com boa música. E têm apostado em bons DJs, como o Safara, a Sukik, o Pedro Tiago, o Cid ou o Roger Urb.

Menção honrosa também para as noites com o Safara e a Sukik na parte de cima do SpyClub, sempre com bom som e a cada noite que passava, com cada vez mais público...pena a falta de condições em termos de material de som...

Menção honrosa também para as festas no SpyClub com o Del Costa & Pedro Goya, e também esta última com eles, com o DJ Time e os Freshkitos. Já era altura de "os rapazes voltarem á cidade".

2005 foi porreiro, mas 2006 promete sê-lo mais ainda, e sei que existe a forte possibilidade de se virem a fazer coisas bastante interessantes na zona de Setúbal e arredores...É esperar para vêr.

Em termos de dinâmica de bares, infelizmente continuou-se a abrir mais bares dedicados ao "pop e (pseudo) fashion", como o horrendo Very Light, do que bares mais alternativos, tendo a honrosa excepção sido o O Outro Lado, se bem que este bar precisa de fazer uns melhoramentos em termos de som e de material de som...

Em termos de discotecas, abriu o Design no sítio onde inicialmente era o tão saudoso-para-muita-gente-KGB, e , apesar de ainda não ter lá ido, garantem-me que o Design é o "KBG-back-from-the-dead", apenas com uma decoração diferente. Parece que pôs o SpyClub um pouco em baixo, o que para mim foi positivo, porque obrigou o Spy a apostar em eventos com qualidade. Abriu também o Amo-te Setúbal, que ao que parece só esteve cheio no dia de inauguração, mas é compreensível, devido ás grandes confusões em termos de pagamento de cartões (e não só...) e preços praticados...deu há pouco tempo lugar a um espaço chamado Del Mar, que nem sei qual é a filosofia da casa...O Kopus Club também fechou (não me surpreende), e o Newave deu lugar a uma discoteca (cujo nome não memorizei...) que só passa Kuduros, Kizombas, Reggaetons e coisas do género (nunca lá pus os pés, e nem faço tenções).

E assim foi 2005...Venha de lá 2006.

domingo, janeiro 01, 2006

Crónicas Nocturnas # 54

Na quinta fui jantar com uns amigos meus a Lisboa, e após o jantar, fomos ao Clube Mercado, onde iriam estar o Rui Murka, a Isilda Sanches e o Jorge Évora a passar som.

Foi a primeira vez que fui ao Mercado, e devo de dizer que, primeiro que tudo, gostei bastante do espaço, e não estava á espera que fosse tão grande...muito bem decorado, dentro de uma onda mais "vintage", com espelhos, cadeiras, etc...

Em relação ao som, muito bom e muito variado...de tudo um pouco se ouviu : Disco-Sound, Funk, Hip-Hop, Dub/Reggae, Soul, House, Electro, Afro-Beat, Broken Beat...ouviu-se M.I.A. , Michael Jackson, Parliament, Depeche Mode, Rockers Hi-Fi, Ike & Tina Turner, James Brown, Lindstrom, Todd Terje, LCD Soundsystem, Afrika Bambaataa, Stevie Wonder, The Streets, Snoop Dogg, Kanye West, Manhead...A partir de certa hora, a casa ficou bastante composta e muito animada...Espero voltar lá mais vezes.

De seguida fui ao Lux, e, estive sempre na parte de baixo, a ouvir o set de Nelson Flip, dentro de ondas mais Electro-Tech-Minimal-Acid. Lux completamente á pinha e com bom ambiente. Malhas como Drug Queen dos Duoteque ou as do novo E.P. dos The Dose a fazerem estragos no "dancefloor", ao porem o pessoal ao rubro.

Na sexta decidi não sair, pois estava com um começo de gripe. Mas no sábado fui passar o ano a casa do meu amigo Marco, em Cabanas, e levei para lá o meu material de som, e assim se entrou em 2006 dentro de um ambiente ao mesmo tempo íntimo e festivo.

E aproveito para desejar ao pessoal todo um bom 2006, cheio de coisas boas e com muita música boa.