segunda-feira, janeiro 23, 2006

Crónicas Nocturnas # 57

Na quinta fui, primeiro que tudo, colocar os cartazes alusivos á festa em que irei participar na discoteca VIP, em Palmela, já na próxima sexta, dia 27 de Janeiro, e coloquei cartazes em locais como o Bombar, o Baco, o La Bohémme ou o Café Com Estória. Em qualquer dos sítios ambiente estava calmo, apesar de estar sempre numa onda porreira e descontraída. No Café Com Estória encontrei ainda a Sukik e a Susie, que iam começar a preparar as coisas para o a exposição/instalação artística em que iriam participar no dia a seguir.

A seguir lá fui a caminho do Lux, onde iriam estar os novos "reis" do Disco-Sound de qualidade (e não só...), Lindstrom & Prins Thomas (o albúm deles, homónimo, foi, para mim, um dos discos de 2005...ouçam-no quando puderem). Lá dentro, na parte do bar, eu e o Mário João estivémos a ouvir o Nuno Rosa e o Kaspar a passarem um excelente set, mais virado para o Disco-Sound e coisas que andam á volta...foram ouvidos temas de nomes como Faze Action, LCD Soundsystem, Lindstrom, Prins Thomas, Black Science Orchestra, entre outros.

A seguir fomos para a parte de baixo, onde apanhámos o Tiago Miranda no comando da cabine de som, também a passar coisas muito viradas para o Disco. Entretanto começa a sessão de Lindstrom e Prins Thomas...Prins Thomas passava discos, enquanto Lindstrom tocava com um teclado e disparava som através de um portátil...muito por entre o Disco mais cósmico e o Italo-Disco de boa colheita...Muito interessante e bem conseguido, com alguns momentos bastante intensos...um misto entre "live-act" e um dj set. Gostei.

Entretanto passada pouco mais de uma hora, começa Prins Thomas a passar música sozinho, e foi uma autêntica viagem musical...Disco ("tradicional", cósmico ou Italo), Acid-House, Detroit Techno, Punk-Funk, Rock e muitos re-edits...Já li umas críticas a acharem mal quando Prins Thomas deixava acabar a música (notava-se que o fazia de propósito, não por distracção), mas quem critica não percebe quais as influências musicais e até de atitude por detrás deles, que vem da tradição de DJs como Larry Levan, François K ou David Mancuso, que davam (e no caso de François K e David Mancuso ainda dão...) mais importância á selecção musical do que á técnica, se bem que no departamento técnico, Prins Thomas também não falhava..apenas misturava quando achava que necessitava de misturar o tema. Foi giro ouvir temas como o Stuck In The Middle With You dos Stealers Wheel, a remistura de Carl Craig ao City Life de Terry Brookes & Aaron Soul, ou a re-edits a nomes como Gloria Gaynor ou Doors. Mais uma grande noite no Lux. E para quem critica, que leia o seguinte site: http://www.discopia.com/ ...penso que vai ficar bastante elucidado acerca do que está por detrás do "lifestyle" mais ligado ao Disco-Sound e coisas a ele ligadas. E já agora ler os dois últimos posts deste muito estimado blog http://hitdabreakz.blogspot.com , que também acho relevantes para este género de discussão...

Na sexta, após o jantar de anos do meu primo, fui, em conjunto com o Zye, ver a exposição/instalação artística ao Café Com Estória...foi muito giro, e gostei bastante do filme que passou, que mostrava vários locais de Setúbal (pelo menos pareceu-me que eram todos em Setúbal), mas tudo com uma montagem bastante engraçada, cortesia da minha amiga Filipa Stylita. O som passado pela Sukik e por outro moço cujo nome não fixei também estava bom, numa onda mais Electro-Tech-Acid. Por lá também encontrei o Mário João.

A seguir fui ao Tasco do Kaneco, onde estava o Abel a passar som (o Abel agora é o residente, pois o Pedro Lontro foi viver para Valência...), e enquanto lá estivémos, a toada musical esteve sempre muito virada para o Funk e para o Disco-Sound de teor mais jazzístico...boa onda.

A seguir dirgimo-nos ao SpyClub, para aquela que é bem capaz de ter sido uma das melhores noites num clube nestes últimos tempos em Setúbal. Ao chegarmos, deparámos já com uma casa a começar a ficar composta e a dançar ás sonoridades debitadas pelo DJ Time, numa onda mais Electro-Tech-Acid-Minimal. Por lá encontrei também o Simões, que também estava a curtir o som passado pelo DJ Time (o Simões vai estar, em conjunto com o João Cari, no ADN, no dia 3 de Fevereiro).

Já com a casa a começar a ficar bem composta, entra em cena a dupla Del Costa & Pedro Goya, que nos presentearam com um dos melhores sets que tenho ouvido deles nos últimos tempos. Também dentro de uma onda mais Electro-Tech-Minimal-Acid, mas sempre com um grande "groove" e com um balanço muito "funky", e a arriscar (com bastante sucesso, diga-se de passagem), sem quase recorrer a temas mais óbvios (únicas concessões neste departamento com a remistura do Tiga ao Tribulations dos LCD Soundsystem e o Freakin` do Marc Romboy & Blake Baxter). Com o decorrer do set deles a casa foi enchendo e enchendo, até estar absolutamente á pinha, e, consequentemente, ao rubro.

A seguir, já com o público num estado bastante frenético, entrou Rui Vargas, e mais uma vez voltou a provar a razão de ser considerado um dos melhores DJs portugueses. Também andou por entre sonoridades mais ligadas ao Electro-Tech-Minimal-Acid, mas de vez em quando passava tanto coisas mais ligadas ao Detroit Techno, como ao Italo-Disco. Obviamente, manteu o nível de energia deixado pela dupla setubalense, que era elevado, e asim continuou até a música ter sido desligada.

Nunca deixo de achar giro (e de ficar contente, obviamente) ver pessoal que sempre me habituei a ver dançar coisas mais fáceis, a aderir convictamente a sonoridades como as passadas pelo Dj Time, pelo Del Costa & Pedro Goya e pelo Rui Vargas...é que se fechássemos os olhos, até parecia que estávamos algures num daqueles clubes germânicos mais vanguardistas ou no Lux. O ambiente também estava excelente, muito heterogêneo, muito festivo...Enfim, tal como já referi, umas das melhores noites nos últimos tempos em clube. E, é claro, o facto de lá estar muito pessoal amigo e conhecido também ajuda a que uma pessoa se sinta melhor, embora eu até seja um gajo que não tem qualquer espécie de problemas em ir ou estar sozinho para/em qualquer sítio, desde que saiba que vá ouvir boa música.

Também achei graça aos DJs de casas onde predominam sonoridades mais comerciais a dançarem a sonoridades deste género...se até gostam, porque não passam mais? Não se sentiriam mais realizados do que andar sempre a passar as mesmas "playlists" noite após noite após noite após noite (i´m stuck in a loop...in a loop...in a loop...in a loop...). É que não é complicado tocar coisas deste género a seguir a um qualquer tema de R n B ou Reggaetton...experimentem a seguinte sequência...Daddy Yankee-La Gasolina (se bem que eu, pessoalmente, nunca passaria este tema...)...Gwen Stefani-Hollaback Girl...Snoop Dogg-Drop It Like It´s Hot...Missy Elliot-Loose Control...Tiga-Hot In Herre...Mylo-In My Arms...Tiga-You Gonna Want Me...a partir daí, já podem passar o Electro-Tech-Acid-Funky-Minimal que quiserem, já conseguiram pôr de certeza o pessoal todo aos saltos...eheheheh. E exceptuando o La Gasolina, já ouvi todos os outros temas a serem passados no Lux...

E espero bem que esta noite no SpyClub tenha abertos os olhos e os ouvidos a muito boa gente...Quem anda sempre a dizer que música supostamente mais "à frente" não resulta, então que tire conclusões do que se tem passado em Setúbal desde 24 de Setembro...É verdade que o facto de haver grandes nomes ou determinado bar ligados a certos eventos tem, de certa forma, ajudado á coisa, mas a verdade é que as pessoas têm aparecido e enchido os ditos eventos e têm ido para lá ouvir música de qualidade...se é preciso recorrer a nomes conhecidos, que seja.

No sábado lá fui passar som ao Baco, e mais uma vez correu-me bastante bem. Notei foi a falta de algum pessoal amigo, de certeza ainda a recuperarem da estrondosa noite anterior. Mais uma vez uma noite porreir e com muito boa-onda no Baco, com o pessoal, mais uma vez, a aderir bem ás sonoridades por mim passadas. Do Funk/Disco-Sound ao Hip-Hop mais "old school", do Electro-Tech-Minimal-Acid ao Punk-Funk, de tudo um pouco passei. E, mais uma vez, um muito obrigado pelo carinho e apoio que me têm demonstrado, e quero também agradecer ao Fred por ter emprestado as colunas ao Baco...o que obviamente fez com que o som soasse bem.

Após ter saído do Baco, fui ainda dar um saltinho ao Tasco do Kaneco, onde por lá estive a ouvir o final de set do Abel, e com quem ainda fiquei um bom bocado na conversa. A seguir, casa...sentia-me cansado.

26 comentários:

Anónimo disse...

Realmente ja nao respeitam um Dj Pop Pseudo Fashion.Mais uma grande Cronica...parabéns e tal cm te disse no decorrer da passada semana, Setubal ja merecia um SITIO na net assim...continua a dar na cabeça, cm o devido respeito é claro, mas continua a fazer ver neste blog aquilo q realmente sentes e passas nas tuas aventuras nocturnas pela cidade e nao só.Um Abraço Dj Pop Pseudo Fashion

Anónimo disse...

grande noite do costa e goya e do vargas . setubal parece que esta a cordar .ja nao a´ cu pa ouvir as batucadas á la da zouk.

Anónimo disse...

ACORDA SETUBAL

Anónimo disse...

dizem se fas boa musika........o vargas por amor deus................pum pum pum...akordem pa vida...

Anónimo disse...

É pum pum pum para ti e música para outros!

Anónimo disse...

"pum pum pum"
looooooooooooool
quem é que é o cavaquista nojento after all?????
Música é música, electronica acustica, classica, contemporanea, rock, house, trance, etc etc etc...
Não gosta não ouve não vai e principalmente não diz barbaridades dessas.
CROMO!!!!

Anónimo disse...

a festa foi um festao!os djs meteram bela musica,e nao percebo quem é que vem para aqui dizer mal,se aquela discoteca nunca tem ninguem ou quase ninguem e quando se dignam a fazer alguma coisa diferente vem logo mandar abaixo.
é de louvar a discoteca ter a iniciativa de contratar o melhor dj de setubal de sempre e o melhor dj portugues na mesma noite. viva o spy !

Anónimo disse...

Isso do melhor é relativo mas lá que é de louvar por fazerem festas e trazer outros sons e pessoas e enfim coisas novas..lá isso é :)

Anónimo disse...

a melhor festa que me lembro em setubal. o melhor som. os melhores djs. o melhor publico. Mas o merito nao é do spy, é do Costinha e dos seus seguidores!

Anónimo disse...

mais um bocado e ergue-se uma estatua aohomem em plena av luisa todi!

Anónimo disse...

estátua pro homem ja ! tirem de la aquela merda que mais parece um caralho que meteram no meio da avenida e pon ham la a estatua do homen como o que mais fez pela merda da noite de setubal !!

Anónimo disse...

deviam era enfiar a estatua pela cona a dentro daquela porteira gorda do spy.

Anónimo disse...

foi uma boa festa, sim senhor!

o que me custa é ver o atestado de estupidez que tem sido passado nos últimos anos a setúbal (e a outras cidades).

as pessoas dançam qualquer coisa, muitas vezes não o fazem por inibição face aos que estão à sua volta.

pá, às 4 e tal eu estava a ouvir o vargas a passar o "signal failure", dos Padedd Cell, e fiquei de boca aberta com a reacção das pessoas. é um tema muito bom e ao mesmo tempo complexo; se fosse outra pessoa a passá-lo talvez não teria sido assim, mas como era X a pô-lo a tocar... na maioria das vezes não tem nada a ver com a música, mas com o ambiente.

isto não serve: "ah...isto é o que eles querem..." eles sabem lá o que é que querem! querem mexer-se! ponto.

apostem em ideias genuínas, sem facilitismos.

Anónimo disse...

porra...tao frakinhos..."FESTA DO ANO" "ESTATUA HOMEM"::so por 1 noite boa...saiao de kasa meus amigos..por serem tao pouco exigentes e kisto anda asssim...

Anónimo disse...

"saiao" aprende a escrever, burro do caralho

Anónimo disse...

ó anormal..vai ensinar a tua familia..get a life..frustrado do k..alho...

Anónimo disse...

Rui Vargas demonstrou que é um senhor. Nunca imaginei encontrar um ambiente daqueles no Spy club, fantastico! Costinha, obrigado amigo, deus te de muita saude para continuares a nos dares noites como a de sexta feira. Amen

Anónimo disse...

eu acho que foi a fesrta do ano,no ultimo ano nao fui a festa melhor em setubal a nao ser a do castelo,mas essa foi ao ar livre.e em relaçao á estatua ao costa tambem acho exagero mas ele nao mostrou o que vale so nesta noite acho que a carreira dele ao longo dos ultimos anos diz tudo,america,japao,russia,brazil,frança,alemanha e por ai fora ,nao merece uma estatua mas talvez uma medalha da cidade!1 loool

Anónimo disse...

concordo com o mario na questao de ser a , b ou c a passar certos temas.... se for ele ou eu... as reacçoes talvez nao sejam as mesmas....
em relaçao a festa , foi gira ,mas ja houve muito melhor em setubal , e tambem ja assisti a melhores prestaçoes do sr vargas ....

Anónimo disse...

O nome faz-te poder passar o que quiseres se for o vibe, o vargas ou o felix da housecat a passar o hung up da maddona toda a gente gosta, se for alguem menos conhecido já é mau.

Anónimo disse...

Carissimos, o nome que esses senhores teem, nao é por acaso.Foi conquistado, por isso mesmo nao percebo esse comentario do Sr. Joao, e do Sr Tiago. Se querem atingir esse estatuto, trabalhem para isso, nao digam mal de senhores que muito teem feito pela musica electronica portuguesa, como sao o caso do Vargas e do Vibe ou mesmo do nosso costinha pela cidade de setubal.

Anónimo disse...

doutor dormente.

não tem nada a ver com nomes, é uma situação normal e compreendo que essas pessoas trabalharam bastante para chegar onde estão. não é preciso vir para aqui dar lições de moral. nem eu nem o pedro somos "wannabes", ok?

só constatava o facto de ser curioso que algumas músicas sejam encaradas de forma completamente diferente só por trocarem de mãos. o problema está na cabeça das pessoas que ouvem e desdenham, mas quando chega a momentos como este, comem, calam e aparentam gostar.

ninguém disse mal de ninguém, pelo contrário.

a tua interpretação foi errada.

Anónimo disse...

Ninguem criticou o trabalho dos senhores, Vibe, Vargas ou Costinha.
Constataram-se factos que são claros, o pessoal vai atras do nome que está atrás da cabine e não pela música que ouve no momento, o ponto é esse!!

Anónimo disse...

mas o que é que o vargas ou o costa tem a ver com o vibe?na musica nao tem nada a ver,os 2 primeiros tao uns furos á frente do vibe,que apesar de ser excelente dj a musica que passa esta em queda nao so em portugal como no mundo,nao é um dj que procure inovar.

Anónimo disse...

Isso é meio relativo, estão uns furos á frente para ti, tal como podem estar uns furos atrás para outros!
Não é esse o ponto.

gopher disse...

O Stuck in the middle with you é xarope do grande. Não percebo, a sério.