terça-feira, agosto 15, 2006

Crónicas Nocturnas # 87

Ontem comecei a noite no Baco, onde estive por lá na conversa com pessoal amigo, recém-chegado do Boom Festival, e que me contaram as aventuras deles por lá, para além de me terem mostrado umas fotos bem "nices". Ontem foi uma noite mais virada para o Rock, com um dos barmans-maravilha lá do Baco, o Bela, a fazer também de DJ...eheheh...lá se ouviu Peral Jam, Soundgarden, The Police, Aerosmith, Alice In Chains, entre outras coisas engraçadas. Baco animadito.

A seguir fui ao Tasco do Kaneco encontrar-me com um grupo de amigos, e por lá estive com eles na conversa. Estranhamente, ontem não havia DJ, que deveria ter sido o Pedro aka Pantera, já retornado de sua curta estadia em Valência, mas pelo que me disseram, ele estava adoentado. Em contrapartida, passava um qualquer cd misturado pelo DJ Vibe, que iria estar no Clubíssimo dentro de algumas horas...Achei estranho, dado que estou habituado a ouvir outras coisas ali no Tasco do Kaneco, mas também estava pouca gente por lá, e ninguém me pareceu muito incomodado com esse facto...

A seguir fui para o Clubíssimo, onde já se encontrava o Rogério aka Roger Urb a fazer o "warm-up" ao DJ Vibe. Á última da hora o DJ Vibe não pode estar presente na hora anunciada, e então, lá se teve de chamar o Rogério para fazer o "warm-up"...e diga-se de passagem, que belo "warm-up" foi. As sonoridades passadas pelo Rogério foram essencialmente viradas para uma onda mais "Electro"/Minimal, com uns toques de Detroit lá pelo meio...Booka Shade, DJ T, Only Freak, Hell vs Anthony Rother, Cirez D, entre outras malhas que desconheço. Já o Clubíssimo estava bastante composto quando entrei, e cada vez mais enchia (até ter ficado completamente á pinha...). O Rogério soube interagir muito bem com o público, puxava frequentemente por ele e ganhou de certeza novos fãs, uns dos quais a minha prima e o namorado dela, entre outro pessoal que eu ouvia dizer "epá, este gajo dá-lhe bem".

Chegadas as 3 horas da manhã, entrou no comando da cabine o DJ Vibe...obviamente, foi aplaudidíssimo, afinal, era ele a razão pela qual toda a gente que enchia o Clubíssimo lá estava. Diga-se de passagem que o ambiente estava bastante agradável, o pessoal que lá estava tinha ido com o único intuito de irem divertir ao som de um DJ que veneram, ao que ajudou bastante o facto de se só poder ir a este evento sendo-se portador de um convite ou tendo o nome numa das guest-lists. Não quebrou a linha deixada pelo Rogério, continuou a pasar uns temas numa onda mais Minimal, mas cedo começou a enveredar por linhas mais Dark/Progressive..verdade seja dita, não se esticou muito num estilo de batida mais "tribal" (embora se tenham feito ouvir, claro...), e o DJ Vibe soube equilibrar bem o set dele entre , por assim dizer, uma onda mais nova-iorquina estilo Tenaglia/Victor Calderone, e uma onda mais europeia, ou seja, mais Minimal, com uns apontamentos mais "acid". Obviamente, vibrava mais com sonoridades mais viradas para o Minimal/Acid e até Tech-House, mais por uma questão de gosto pessoal, e dentro dese estilo ouvi umas malhas de que gostei bastante, sobretudo uma malha com um "feeling" muito Acid-House, e que o restante público também pareceu gostar bastante. Obviamente, a vertente mais nova-iorquina da coisa não mexia muito comigo, mas verdade seja dita que também não me incomodou, e reconheço que o que foi passado dentro dessa onda tinha qualidade, apesar de eu não gostar muito desse tipo de onda mais Dark/Tribal/Progressive...Chegou também a passar coisas que considero Techno, sobretudo coisas tipo o que é editado por labels como a Intec. Acabou por ser um set variado...houve coisas que gostei de ouvir, outras que nem por isso, mas fico contente por verificar que o homem por vezes ainda me consegue surpreender...mas tenho muitas saudades daquele DJ Vibe que ouvia no Kremlin algures entre 1992/1995...passei muitas noites mágicas com ele nessa altura, onde cada malha que ele passava era uma surpresa...e recordo-me de ouvir em 1ª mão no Kremlin temas como o Get Up e o Dance With Me, e de ficar abismado com esses temas, tal era a força deles...não admira que o Junior Vasquez, quando recebeu a promo do Get Up/Dance With Me 12" dos Underground Sound Of Lisbon, tenha passado três vezes na mesma noite o Get Up...enfim...memórias. Penso que a noite passada faltou também um pouco mais de interacção entre o DJ Vibe e o público que lá estava para o ouvir, mas talvez ele ainda se sinta um pouco afectado com os acontecimentos a semana passada no Pachá...

Concluindo, o balanço da festa é positivo. O pessoal esteve sempre muito animado, o som no geral foi bom, não houve confusões nenhumas (pelo menos não me apercebi de nada), montes de pessoal do Barreiro, pessoal que ainda me lembro do tempo dos Franceses...eheheh. E, dado que fui um dos RPs desta festa, foi-me muito gratificante receber um "feedback" muito positivo tanto das pessoas cujo nome coloquei na minha guest-list, como daquelas a quem entreguei convites pessoalmente. Ainda bem que gostaram e que se divertiram muito nesta noite em questão, espero que no futuro venham a existir mais festas deste tipo. E também foi giro estar por lá com montes de pessoal amigo e até familiares próximos...dá sempre outro "feeling" a este tipo de eventos.

Momento quente da noite: Ao som de um tema mais Minimal, duas senhoras a beijarem-se de forma apaixonada e intensa, a intensidade a corresponder á do tema que estava a ser passado...se o intuito era provocar, sem dúvida que comigo conseguiram o vosso intento...eheheheheh. Se o intuito não era provocar, só posso afirmar que o amor é sempre bonito...

p.s. Por lá encontrei o Rui Pedro, e tivémos uma conversa acerca das razões a que o levaram a deixar o MXL e o M-Project@Clubíssimo, para além da desmistificação de certos boatos (completamente descabidos, diga-se de passagem, pois quem tem o mínimo de inteligência repara nas incongruências que existem neles) que correm por aí acerca das razões pelas quais ele deixou dois projectos de que tanto gostava. Bem ou mal, o Rui Pedro dinamizava o MXL (festas, agenda de DJs, distribuição de publicidade...), e está mais que visto que se perdeu ali uma mais-valia...A verdade é que enquanto o Rui Pedro deu a cara pelo projecto MXL, nunca ouvi lá coisas tipo Daniela Mercury...e conheço montes de gente que se anda a queixar do que se está a passar neste momento no MXL. Acho que o facto de se ter posto a montra dos Sushis ou lá o que é aquilo á frente da cabine de som simboliza muito do que se tem passado nos últimos tempos no MXL...

1 comentário:

r.b.S disse...

Ando de cara lavada... Uma visita não faz mal a ninguém

A nova música urbana em:
http://rbs1.blogspot.com

Cheers!