segunda-feira, fevereiro 13, 2006

1992

Dê eu voltas e mais voltas á minha cabeça, o ano de 1992 é daqueles anos que me vem sempre á memória, e é um ano que eu guardo sempre com muito carinho.

Existem várias razões para isso:

-Em 1992 atingi a idade adulta (18 anos, o que não significa que de facto sejamos adultos aos 18...aliás, hoje com 31 anos, por vezes ainda não me sinto um adulto...eheheh).

-1992 foi o ano em que saí pela primeira vez á noite (já tinha ido a matinés, tanto no Laurindos como na Fábrica, mas isso não conta...eheheh). Foi na Cubata, e gostei da sensação de estar num sítio como aquele á noite, a+pesar de a música não ser totalmente ao meu gosto (não esquecer que, ao contrário de Lisboa, na altura não existiam discotecas especializadas num só estilo de música, e então ouvia-se de tudo...o denominado Hardcore Techno, Hip-Hop, Rock, Pop, Slows, a Marcha do Vitória, e, por vezes até coisas estilo Marco Paulo...devia ser para a malta se rir um bocado...tudo na mesma noite)...achei foi estranho que a uma determinada hora da noite um dos DJs se pusesse ao microfone, e dissesse "senhoras e senhores, e agora vamos aos slows"...altura em que prontamente sai da pista e eu e os meus amigos pacientemente ficámos á espera que aquilo acabasse, para voltarmos outra vez a dançar a coisas de jeito...eheheh.

-As coisas que eu ouvia com atenção em 1992...tanto ouvia o denominado Harcore Techno belga e/ou holandês e também italiano (nomes como Praga Khan, Frank De Wulf, LA Style, Channel 22, T99, Cubic 22, Digital Boy, Human Resource, CJ Bolland, Quadrophonia, Terra Wan, etc), como o denominado (na altura) Hardcore Techno inglês, cujo "beat" era mais virado para o Breakbeat (Prodigy, Altern 8, SL 2, A Homeboy, a Hippie & a Funky Dread, Shades Of Rhythm, etc), como o então emergente Trance (The Age Of Love, Dance 2 Trance, etc), como Hip-Hop (Public Enemy, Beastie Boys, LL Cool J, A Tribe Called Quest, N.W.A. , Ice Cube), como Indie/Alternative Rock (Nirvana, Sonic Youth, Pearl Jam, Happy Mondays, Inspiral Carpets, etc), e até cenas mais comerciais, como os 2 Unlimited, a Rozalla, os 2 In a Room, ou os Snap...já na altura tinha gostos variados...eheheh...e também gostava (e ainda gosto...) de AC DC...eheheh.

E como esquecer a célebre "cassete do Luís Pedro"...o Luís Pedro era um gajo que vivia no Padre Nabeto, e que na altura gostava do denominado Hardcore Techno e de Hip-Hop...então um dos lados da cassete era mais virado para o Hardcore Techno, com temas como Anastasia dos T99 ou Gimme A Fat Beat dos Digital Boy, o outro lado era mais virado para o Hip-Hop e até algum Hip-House, com temas como Mamma Said Knock You Out do LL Cool J ou Put Your Hands Together dos D Mob...

Também não posso esquecer as célebres compilações Reactivate, as compilações da XL Recordings, as compilações Turn Up The Bass, nem os célebres programas como o 4º Bairro, que dava na Rádio Comercial algures entre as 3 e as 4 da tarde, se a memória não me engana, ou o Som da Frente, do António Sérgio, ou os programas do Tó Pereira (mais tarde DJ Vibe) na Rádio Energia, e até mesmo o Superpista na Rádio Cidade.

Nessa altura começou a existir a dicotomia Música de Dança vs Rock, em que o pessoal que gostava de Rock via com maus olhos a Música de Dança, pois achavam que era só "pum pum pum" e barulho sem conteúdo...o mais giro foi ver alguns deles, passado uns anos, a começarem a gostar de música electrónica e a frequentarem festas a ela ligada...pela boca morre o peixe, já diziam os antigos...

-A maneira como eu e o pessoal com quem me dava nos vestíamos. A nossa loja favorita na altura era a Porfírios (embora a Levis também tivesse coisas giras...), pois era lá onde íamos buscar a roupa que mais gostávamos de usar, ou seja as denominadas calças pata-de-elefante, que eram muito largueironas, ou calças com cores diferentes na parte dos fundilhos, uns modelos mais lagueirões, outros nem tanto. Também havia quem gostasse de jardineiras. Também usávamos muito as camisas com cores psicadélicas, e, geralmente, apertadas até ao colarinho...lá mais para o final de 19992 também se começou a usar camisas aos quadrados (o Grunge começava a dar o ar da sua graça...). Os sapatos geralmente eram ou Doc Martens, ou o que na altura se chamava sapato á caçador (não sei o nome específico deles). Em termos de ténis, as preferências iam para os ténis da LA Gear, Reebok ou Pony. E os penteados eram com a cabeça rapada nos lados e atrás, com poupas, ou com o cabelo todo penteado para trás. Éramos denominados como o pessoal ou do Acid, ou do Techno, ou do Rap...Na altura também começava a despontar o denominado estilo á "surfista"...E lembro-me de nas muito frequentadas na altura matinés do Laurindos ou da Fábrica (ás vezes íamos á Naufrágio, na Moita...), estes diferentes estilos conviverem todos alegremente...tanto se via malta mais Acid/Rap, como "surfistas" (a maioria da banheira...), pessoal do Rock e o pessoal de zionas como Poçeirão ou Lagameças, que na altura eram denominados de "Caramelos".

Foi um ano giro, 1992...

(Pois é, hoje deu-me para a nostalgia...).

9 comentários:

Anónimo disse...

eduardo, este post está do melhor.

"senhoras e senhores, e agora vamos aos slows" ahahah olha um gajo fazer isto hoje?

-----

"ou o que na altura se chamava sapato á caçador"

acho estás a falar daquelas botas de carneira ensebadas, tipo à pedreiro. tornaram-se cool na altura do grunge. eu tinha um colega que tinha de calçar 2 pares de meias + um saco do jumbo em cada pé para aquilo ganhar forma e não magoar!!

--------

"pessoal de zonas como Poçeirão ou Lagameças, que na altura eram denominados de "Caramelos"."

acho que a definição ainda se mantem, eram eles os primeiros a chegar à escola (ou ao café mais próximo)levantavam-se aí às 5 da manhã.lembro me de se chamar à zona caramela nomes como "Vietnam" ou "cambodja" por eles andarem sempre aos tiros por causa de terrenos, de mulheres, de filhos, de futebol, de conversas de café, de matraquilhos, por causa do tempo...

Anónimo disse...

logo vi que o teu mau gosto era fudamentado.

Anónimo disse...

fundamentado

Anónimo disse...

:) Temos de fazer uma festa com esses tipos de música que se ouviam nessa altura!! deve ser interesante ver a reacção do pessoal! hahaha

Electrobot disse...

Olha...não é mal pensado não sr.,era giro fazer-se uma festa das cenas que um gajo ouvia naquele período entre 1990 e 1993...eheheh.

Tenho umas quantas coisas dessas alturas...eheheheh.

Miguel, andas com boas ideias para festas, ai andas andas :).

r.b.S disse...

viva!
Descobri o teu blog e gostei; Está em destaque no meu blog! Visita o meu blog e fico á espera que ponhas um link do teu blog para o meu.

Abraço!
http://rbs1.blogspot.com

Electrobot disse...

Já tenho o teu blog nos meus links há já uns bons tempos ;), descobri-o através do danceNOTdance, se não estou em erro...

Anónimo disse...

tou la na festa :)
ainda participo nela se forem ate 95!

Electrobot disse...

Pode-se ir na boa até 1995...agora deixa lá ver é sítios para se poder fazer a tal festa...eheheh.

Vontade não falta...falta é arranjar sítio ;).