segunda-feira, agosto 08, 2005

Sexta-Feira DFA - Sudoeste

Era mesmo este ano que eu não ia. Mais uma vez…fui. O Palco Planeta Sudoeste foi o principal responsável, a oportunidade de ver ao vivo quase todos os artistas (só faltaram os The Rapture) da editora nova-iorquina DFA (leia-se Death From Above) era quase única este ano, apenas uma deslocação a Benicassim seria capaz de compensar. O cartaz estava assim alinhado:

Lcd Soundsytem
Black Dice
The Juan Maclean
Hot Chip
Delia Gonzalez & Gavin Russom
+
James Murphy (Dj Set)
Marcus Lambkin (Dj Set)
Tim Sweeney (Dj Set)

A ordem dos concertos não estava muito clara e foram muitos os que pensaram que o primeiro concerto seria de Delia & Gavin. Foi precisamente o inverso, após o electrizante concerto dos Maximo Park, foram os Lcd a iniciar o check sound enquanto o Tim Sweeney montava pratos, mesa de mistura e ligações afins.

Quem esteve no Lux ou em Paredes de Coura 2004 sabia bem o que estava prestes a acontecer. Os Lcd em palco arrasam qualquer plateia [ quer dizer…isto faz-me lembrar uma cassete Beta dos New Order que tenho aqui – PFD 177 (Pumped Full os Drugs) – onde num quase home-video, pelos próprios, é filmado um concerto em Shinjuku (Japão) em 1985. Isto tudo para explicar a diferença entre públicos; aqui a audiência japonesa (da altura frise-se) ficou em silêncio absoluto quando a banda entrou em palco. Com a excepção de 2 ou 3 “úhu!” ou “yaaaahhh!” não se ouviu absolutamente nada. Bernard Summer diz: “Confusion”, toda gente bate palmas repentinamente e 3 segundos depois param e a música começa. ]. O concerto preencheu as expectativas apenas pecando por pouco, era um showcase e cada banda teve direito a 30 minutos cada. Desta vez o destaque de James Murphy foi para o baterista, o Pat (escolhe um membro por concerto). Fica o registo que o pessoal “mandou-se” ao ar com todas as músicas, sendo talvez o “Yeah!” a mais bem acolhida. O som pareceu-me melhor que no Lux, mais limpo; em Lisboa gravei bocados das músicas com a câmara e ficou tudo distorcido, aqui não.

Enquanto os Black Dice preparavam a actuação foi Tim Sweney quem se encarregou de manter o ritmo. Pouca gente (suponho) em Portugal ouviu falar dele, no entanto há uns meses descobri através do site da DFA o endereço www.beatsinspace.com, é um programa de rádio que pode ser ouvido na WKNYU ( a rádio universitária de Nova York ) da autoria do Tim. Começou em 1999 e todas as quintas-feiras tem dj sets de 2 horas e tal transmitidos ao vivo, da sua autoria ou com convidados – Trevor Jackson, Kaos, Optimo, Damien Lazarus, In Flagranti, Prins Thomas & Lindstrom, são alguns deles – estes ficam disponíveis on-line um dia depois. Aconselho a fazerem o download de alguns (eu já tenho o meu iPod cheio deles). As escolhas musicais foram eclécticas mas nunca fugindo ao Electro & Derivados, com incursões ao Neo-Italo, Disco e Acid House. Como lhe tinha enviado um mail com informações sobre o festival, acabei por falar com ele uns minutos acerca de música, da cena portuguesa e nova orquina. Espero reencontrá-lo por cá brevemente a pôr som.

Os Black Dice foram um desafio. Se a tenda ficou sempre composta durante a maior parte da noite, durante este concerto devo dizer que também eu fui dar uma volta pelo recinto. O nível de “noise” foi intenso e para os menos habituados ao experimentalismo electrónico foi um convite ao passeio.

O intervalo para The Juan Maclean foi animado pelo dj Set do James Murphy, mas foi nessa altura que estive de conversa com o Tim por isso não estava com muita atenção e um bocado longe da tenda para ouvir com detalhe, mas não fugiu à toada punk-funk, Electro & Derivados.

A actuação de The Juan Maclean conseguiu recuperar muitos dos refugiados da batalha electrónica dos Black Dice, tocando os temas do novo álbum onde se incluem as faixas previamente lançadas em 12”. Gostei bastante da postura do Juan com um tecladozito infatil ao pescoço (que tocava com atitude) e a boa interacção com os outros 2 elementos do grupo, um na percussão e o outro nas máquinas, teclados e theremin.

O dj Set que se seguiu foi o de Markus Lambkin, não conhecia e fiquei muito bem impressionado, criou um ambiente mais Club dentro da tenda talvez derivado do facto de se ter mudado de Nova Iorque para Berlim; o som foi mais pesado, uma espécie de house-todo-fodido, que o público recebeu bastante bem.

Já chegavam às 4 da manhã quando os Hot Chip entraram em palco. Conhecia apenas algumas músicas, e após o concerto fico a pensar porque é que não comprei o álbum. Andei a ler que eles gravam tudo de um modo caseiro, têm alguma aversão a estúdios, mas ao vivo isso não se nota. Com uma postura espevitada, o vocalista só me fazia lembrar o gajo dos DEVO. As músicas tiveram uma boa receptividade do público e provaram que podemos ter um banda muito boa mesmo com ar de cromos/nerds.

O último dj Set foi repartido entre James, Tim e o baixista dos Lcd Soundsystem, foi um set mais relaxado num tom descontraído com bootlegs ao vivo como planet rock vs. Around the world. O ambiente era excelente e apesar de serem quase 5 da manhã ainda estava muita gente para Delia & Gavin.

Bem, esta última actuação aproximou-se dos Black Dice, mas com mais um pouco de ordem. Ouvi e não sei se gostei ou não, talvez ainda não esteja preparado para apreciar. Pareceu-me uma espécie de divagação sonora dentro do “noise”, mas mais sistematizada. Quase estáticos em palco, durante a actuação de meia hora não houve qualquer momento de silêncio, sendo o ruído a ponte para cada faixa.

Com isto eram 5 e 30 da manhã e ainda tinha que fazer cento e tal km para norte, no entanto a viagem fez-se bem porque a noite correu como previsto. Excelente.

Uma nota para a camaradagem entre bandas, não foi só o público festivaleiro que assistiu aos concertos, as bandas da editora assistiram todas aos espectáculos dos companheiros DFA, sendo James Murphy o mais efusivo gesticulando, saltado e gritando como uma espécie de professor louco agradado com o resultado de uma experiência sua.

www.dfarecords.com


Mário João Camolas

1 comentário:

MP disse...

Yeah Yeah Yeah, YeahYeahYeah Yeah! Everybody keeps talking about it, only DFA is getting it done! ;)

Se não tivesse ido a Montemor no Sábado, tinha ido lá.

Um abraço