terça-feira, maio 26, 2009

Arrábida World Music Festival

O Forte de S. Filipe acolhe, entre 3 e 5 de Julho, o Arrábida World Music (AWM) Festival 2009, um evento promovido pela Câmara Municipal, com música, gastronomia e artesanato de vários pontos do mundo.

Jazz, blues, gospel, funk e reggae são alguns dos estilos musicais, oriundos dos mais variados locais do mundo, que passam pela zona de espectáculos do AWM, com lotação máxima para 2500 pessoas, que inclui o Palco World, coberto, com as dimensões de 20 por 14 metros, e o Palco Blues, secundário, redondo e descoberto.

Na abertura, actuam duas bandas surpresa. Com quatro álbuns editados, desde 2002, The Legendary Tiger Man, nome artístico de Paulo Furtado, também toca no dia 3, no Palco Blues. Vocalista e músico blues português, The Legendary Tiger Man apresenta um estilo singular, tocando guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco.

No mesmo dia, mas no Palco World, actua Tcheka, músico cabo-verdiano que vai apresentar o seu mais recente álbum, “Lonji”, cuja música, no género “batuque”, transmite a memória colectiva e a identidade do povo de Cabo Verde.

Irreverentes e eclécticos, os Sun Ra Arkestra, banda composta por 21 elementos, actuam no Palco World, no dia 4. Formados no início da década de 50, a banda é liderada por Le Sony'r Ra, o primeiro músico jazz a usar teclados electrónicos, em 1956.

Tinariwen, no dia 3, e Mazgani e Heavy Trash, a 4, são outros nomes que compõem o cartaz da primeira edição do Arrábida World Music Festival.

Em conferência de imprensa promovida no dia 19, no Forte de S. Filipe, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, congratulou-se pela realização deste evento na cidade, que, referiu, vai ajudar a promover Setúbal.

“Criar um projecto único para uma região em permanente evolução, com qualidades reconhecidas, contribuirá decisivamente para a captação de novos públicos e para a afirmação da Península de Setúbal numa vertente cultural e de entretenimento”, sublinhou a autarca.

No recinto idílico do Forte de S. Filipe, com o Rio Sado e a Serra da Arrábida como cenário principal, a organização do evento vai criar dois espaços distintos para acolher as diversas actividades do AWM.

“É um desafio e uma responsabilidade fazer um festival num espaço com estas características”, referiu Gonçalo Terenas, da GlobalShare Eventos, empresa parceira da Autarquia na organização do evento.

Uma área lúdica, para o público conviver directamente com o espírito do Festival, vai conter uma zona de artesanato, restauração do mundo e ainda um playground para os mais jovens.

Nesta área, o público terá ainda a oportunidade de visitar as catacumbas da Fortaleza de S. Filipe ou fazer um baptismo de voo em balão de ar quente, apreciando a vista única de uma das mais belas baías do mundo.

O Lounge Café Del Mar, que consistirá numa esplanada after-hours, com um ambiente chillout, encerrará as duas noites do Festival, com a presença dos DJ do histórico Café Del Mar, originário da ilha de Ibiza, em Espanha.

Francisco Mendes, conhecido apresentador de televisão, é o relações públicas do AWF, promovendo a primeira edição do evento. “Espero que este festival, que tem alma, seja um ícone no calendário dos festivais em Portugal”, frisou.

A área lúdica abre, dia 3, às 15h00, dia 4, às 10h00, e no dia 5, último dia do Festival, funcionará das 10h00 às 19h00. A zona de espectáculos tem abertura marcada, nos dias 3 e 4, às 19h00.

Os ingressos para o AWM já se encontram à venda em http://www.ticketline.pt e custam 15 euros, para um dia de espectáculos, e 25, para os dois, dando acesso igualmente à área lúdica. Um bilhete no valor de 5 euros, para os dois dias, está também disponível, mas apenas de acesso à zona de gastronomia e artesanato.

O Arrábida World Music Festival 2009 constitui um desafio da Câmara Municipal de Setúbal em projectar a região e as suas potencialidades geográficas, culturais e sociais, bem como criar um evento de culto, que se afirme a nível nacional.

Mais informações em www.awmfestival.com.

Sem comentários: