terça-feira, janeiro 30, 2007

Outra Estação

Outra Estação é o nome do programa de rádio cuja autoria e selecção musical é da responsabilidade de Miguel Van-Der Kellen e Bruno Safara, emitido numa rádio local de Cascais, cujo nome e horário de emissão agora me escapam, mas onde as coordenadas sonoras andam sobretudo viradas para o Nu-Disco e para o Minimal. Para quem quiser ouvir 3 emissões em formato mp3, aqui ficam os "links" :

Emissão 4 :

http://www.zshare.net/audio/004outraestacao271206-mp3.html

Emissão 5 :

http://www.zshare.net/audio/005outraestacao170107-mp3.html

Emissão 6 :

http://www.zshare.net/audio/006outraestacao240107-mp3.html

Debate - Que futuro para Setúbal

O Diário de Noticias organiza, no âmbito do suplemento “DN Cidades”, amanhã, a dia 31 de Janeiro (4ªFeira), pelas 21h15, no Auditório Municipal Charlot, um debate sobre o tema:

“Que futuro para Setúbal?”

Oradores:Rui Baleiras, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de SetúbalEugénio Sequeira, Presidente da Liga para a Protecção da NaturezaModerador:Carlos Andrade, Jornalista.

Participe.

O debate é aberto a todos.

domingo, janeiro 28, 2007

P0WERUP@Rádio Vox Setúbal

Não esquecer...hoje, entre as 21 e as 23 horas, mais uma transmissão do P0WERUP, na Rádio Vox de Setúbal, 100.6 .

Mais uma vez, era suposto hoje lá ir o DJ Time, para falarmos acerca dos 10 temas favoritos dele do ano de 2006, mas hoje, por motivos de força maior, também não vai ser possível, tendo sido adiado para a emissão de dia 11 de Fevereiro. No dia 4 de Fevereiro, irei entrevistar o Pedro Tiago. "Stay Tunned" .

Crónicas Nocturnas # 112

Na quinta foi mais uma vez noite de ADN, e, apesar do frio mais intenso que se fez sentir, acabou por correr bastante bem...eheheh. Apareceu bastante pessoal, e, aparentemente, curtiram bastante o som que passei...muita animado mesmo. Foi a primeira noite que a Marisa (ex-Tribux) lá trabalhou, e, ao que parece, deu-me sorte...eheheh. As coordenadas habituais foram as normais...um início mais "discoide", com nomes como Tulio de Piscopo, The Police, David Bowie, Skatt Bros, Q, Nexus, Kabekelektrik, Giorgio Moroder, K.I.D. , Lindstrom, Sharon Redd, Temper, Escape From New York, Funky Family, entre outros...a seguir dirigi-me para uma vertente mais Electro-House/Minimal/Maximal, com nomes como Alex Gopher, Serge Santiago, I Robots, Matt O` Brien, MSTRKRFT, Digitalism, MBG & SDS, Daft Punk, Para One, Cass & Mangan, Radio Slave, Juan McLean, Tiga, Tiefschwarz, Cajuan, Riot In Belgium, D.I.M. , Oliver Huntemman, Marc Romboy, entre outros...gostei muito da noite, sobretudo porque não estava á espera que fosse correr assim tão bem...obrigado pessoal :D .

Na sexta não saí...tinha de acordar cedo...era o alomoço de aniversário da minha avó paterna...90 anos...eheh.

No sábado iniciei a noite no La Bohémme, onde estava o Simões a passar som. Quando cheguei o La Bohémme ainda estava calmo, mas cedo começou a aparecer pessoal e a ficar composto. O Simões passou um som entre o Electro-House, Minimal e algum Detroit Techno, e recordo-me de ter ouvido nomes como Ricardo Villalobos, Pier Bucci, Xenya Balayena, Martin Buttrich, Carl Craig, Agoria, Isolée, Madrid De Los Austrias, Cobblestone Jazz, Rob Mello, Michael Mayer, entre outros...Muito fixe. La Bohémme bastante animado.

A seguir fui para o MXL, onde estava o Rogério "Urb" Martins a passar som. O MXL já estava bastante animado quando lá cheguei, e o Rogério passava um som bastante dançável, onde pontificavam nomes como Stephan Bodzin, Marc Romboy, John Dahlback, Cirez D, Booka Shade, entre outros...muito dançável mesmo, e o pessoal a reagir bastante bem ás sonoridades passadas pelo Rogério (fui convidado pelo DJ residente, o Sardinha, para lá ir passar som já este próximo sábado...portanto, lá estarei...eheheh). O fim foi com o Sardinha a passar uns temas também muito porreiros.

A seguir regresei ao La Bohémme, onde o Simões já estava a passar os últimos discos, e com o La Bohémme já mais calmo (também já estava quase na hora de fecho).

A seguir fomos para o Aficcion, onde iria estar o Pedro Tiago e a Suki a passar som, mas quando lá chegámos, ainda nem o material estava montado (verdade seja dita, também tínhamos chegado antes da hora marcada). A seguir fomos ao Times Café, mas já estava fechado. Decidimos então ir ao ADN. O ADN estava ao rubro, o pesoal muito animado, com o Zé a passar um Rock bastante dançável...White Rose Movement, She Wants Revenge, LCD Soundsystem, Yeah Yeah Yeahs, entre outros...muito fixe.

A seguir voltámos ao Afficion, e, aí sim, já estava tudo montado, e com a Suki já ao comando da cabine de som. A casa ainda estava com pouca gente, e a Suki estava a passar um som mais calmo, entre um Electro/Minimal mais calmo e algum Deep-House...recordo-me de ouvir nomes como Sasse, Mateo & Matos e uma remistura qualquer ao Amp Fiddler. Com o pessoal a chegar, a Suki foi começando a passar coisas mais mexidas, e, quando entregou o comando da cabine ao Pedro, já a casa estava bem composta. A seguir entrou o Pedro, com a sua linha mais Minimal/Acid, com bastante balanço, a fazer dançar o pessoal. E, depois, voltou a entrar a Suki, que também não fugiu muito á linha que o Pedro passou, mas com um "feeling" mais Electro...Afficion ao rubro...gostei bastante da festa, tinha um "feeling" de festa "underground"(e no fundo era...). Tive pena de não poder ficar até ao fim, mas as 3 horas que lá estive souberam bastante bem...espero que se façam mais festas destas lá no Afficion...eheheh.

sábado, janeiro 27, 2007

ADN - site e blog actualizados

É só para avisar que o site do ADN e respectivo blog estão actualizados, após algum tempo sem tal acontecer, devido a problemas de ordem técnica.

http://www.adnbar.com

http://adnbar.blogspot.com

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 25 de Janeiro :

- Eduardo Martins @ ADN, Setúbal - noites Electro/p0werup

- Mário João Camolas @ Lounge, Lisboa

- Photonz @ Left, Lisboa


- Al Haca & Gui Boratto @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 26 de Janeiro :

- Inauguração do Projecto Lança (no antigo Espaço Zaragata)

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco, Setúbal

- Lúcio Monteiro + Scientist (Guitarra) @ ADN, Setúbal

- Todd Terje @ Lux, Lisboa


Sábado, dia 27 de Janeiro :

- Mister Simon @ La Bohémme, Setúbal

- Rogério "Urb" Martins aka Re - Solution @ MXL, Setúbal

- Suki @ Times Café (antigo Giovannis), Setúbal (00 h - 03 h)

- Suki & Pedro Tiago @ Aficcion (perto do Design), Setúbal (04 h até...)

- Mathias Schauffhauser @ Op Art, Lisboa


ADN : http://www.adnbar.com/

- Sexta, dia 2 de Fevereiro - Rai (http://www.incognitobar.com)

- Sexta, dia 9 de Fevereiro - Magazino aka Del Costa & Pedro Viegas

- Sexta, dia 16 de Fevereiro - Ju One & SilvaMedal

- Sábado, dia 17 de Fevereiro - The Sheiks Omar & Shariff

- Segunda, dia 19 de Fevereiro - Noite de Carnaval

- Sexta, dia 23 de Fevereiro - Miguel Mares (Disparo/Quase Por Quatro)

- Sexta, dia 2 de Março - Pedro Viegas + Vince Varga (projecções)

terça-feira, janeiro 23, 2007

setubal.underground_culture


Piston Recordings

Piston Recordings é o nome da "label" que Rogério Martins aka Roger Urb criou, onde irão ser editados, em formato digital, temas de novos produtores de música electrónica. Como tal, o Rogério está á procura de novos talentos que preencham os requisitos necessários para que os respectivos temas possam ser editados.Para mais informações, é visitar os seguintes "links" :


www.pistonrecordings.com

www.myspace.com/pistonrecordings

domingo, janeiro 21, 2007

P0WERUP@Rádio Vox Setúbal

Não esquecer...entre as 21 e as 23, mais uma emissão do P0WERUP na Rádio Vox de Setúbal, 100.6, produzido pelo Setúbal Dance Night. Selecção musical feita por mim, mais o relato da minha crónica nocturna. Era suposto esta semana ter o DJ Time a falar dos 10 temas que foram para ele os melhores de 2006, mas só para a semana é que iremos fazer isso. Para breve está previsto também uma entrevista ao Pedro Tiago. E, seja como fôr, vou anunciando aqui no blog o que se irá passar no futuro no programa de rádio.

p.s. Se o Mister Simon, o Mário João, o Pedro Tiago, etc, quiserem deixar comentários aqui no blog acerca de como correram as datas deles este fim-de-semana...estão á vontade...eheheh...mas isso já sabem, né?

Crónicas Nocturnas # 111

Na quinta voltei a estar no ADN, para mais uma noite Electro/p0werup, que esteve animadita, com o pessoal a curtir o som. Passei coisas de Max Berlin, The Clash, New Musik, De Harris, Rockets, Gino Soccio, Will Powers, Grace Jones, Gaz Nevada, Funky Family, Marianne Faithfull, Indeep, Martin Circus, The Rapture, Fabrizio Mamarella, Brennan Green, Optimus, The Persuader, Lindstrom, The Gossip, Spiritcatcher, Illija Rudman, Sharam Jay, Tiga, D.I.M. , Tigerskin, entre outros...

Na sexta comecei a noite no La Bohémme...já lá não ia há um tempo, mas é sempre bom verificar que continua boa onda do costume. Não havia DJ, mas o Paulo punha uns cds a tocar que davam bom ambiente sonoro á casa (e nem outra coisa se espera dele...eheheh...gajo com bom gosto, o Paulo). Quando sai, já estava a ficar bastante animado.

A seguir fui para Lisboa, onde fui para o Lux. Tendo entrado, reparei que os Ming (Zé Moura aka Major Eléctrico e Fernando aka Dexter... http://majorelectrico.blogspot.com ) já se encontravam ao comando da cabine do bar. Após o "fim" dos Strawberry Force Fields Forever, este é o novo projecto de ambos, onde o propósito é passar sonoridades com BPMs mais lentos, tudo com um "feeling" mais cósmico, espacial, psicadélico. E o que ouvi deles confirmou esse propósito, numa mescla de estilos onde sobressai mais um Disco-Sound mais cósmico, mais espacial, mas onde também houve espaço para Krautrock, Post-Punk, Italo, New Beat, Techno mais "desacelarado"...muito bom. Muito bom foi também quem entrou a seguir...Greg Wilson (http://electrofunkroots.com). Greg Wilson é já uma lenda viva do DJing no Reino Unido, uma das pessoas que introduziu o Electro-Funk (também conhecido como Electro "Old-School") no Reino Unido, e um dos pioneiros na mui nobre arte do Re-edit. A parte do set que ouvi incidiu mais sobre um Disco-Sound de extrema qualidade, com uns toques de Italo pelo meio (ex: Gaz Nevada - Special Agent Man), muito dançável. O set dele foi feito com o uso de um prato Technics, um "laptop" e de uma bobine com fita...e a coisa resultou bem.Entretanto encontrei por lá pessoal amigo como o Miguel, a Joana, o Magau, o Fred, o Ivo ou a Solange...e fica aqui também um grande abraço ao Dalton, que também encontrei por lá...eheheh.

Entretanto os Digitalism estavam prestes a iniciar a sua actuação, e fomos lá para baixo para ouvir a actuação deles, que foi bastante poderosa. A pista de baixo já se encontrava completamente á pinha (e a desgraçada da girafa já abanava...eheh), e os Digitalism trataram de pôr o pessoal ao rubro. Foi um misto de "live-act" com DJ set.Iniciaram com a remistura deles ao Never Let Me Down dos Depeche Mode, e assim continuaram, com temas deles como Zdarlight ou Jupiter Room, e também com temas de outros, como Washing Up de Tomas Andersson ou Radio Fireworks de Surkin. Não reconheci uns quantos temas, mas deduzo que sejam temas que irão surgir no álbum deles, que está previsto ser editado este ano...Foi potente...Muito enérgico, e nem algumas falhas (como aquele "crash" quasde no final da actuação) fizeram com que a intensidade da coisa diminuisse. Há quem os apelide de "Novos Daft Punk", e, nem de propósito, um dos membros, o Jence, usava uma T-Shirt dos Daft Punk...Por falar em T-Shirts, detectei por lá umas quantas pessoas com T-Shirts do Erol Alkan...três anos depois da primeira vinda de Erol Alkan ao Lux, já era tempo de o fazerem regressar...digo eu...eheheh. A seguir vieram os Dezperados, que trataram de continuar o nível de energia que os Digitalism tinham deixado na pista...set muito enérgico, com nomes como MSTRKRFT, Para One, Linus Loves, Soulwax, Stephen Bodzin, Hardfloor, Boys Noize, Run DMC vs Jason Nevins (It`s Like That...and that`s the way it is...eheh), Lectric Workers, Riot In Belgium, Martin Buttrich, Simian Mobile Disco, Paul Woolford, com uns temas que me soaram bastante a 1991/1992 pelo meio...entre outras coisas de que agora não me recordo...mais uma grande noite lá no Lux, e devo de dizer que eu e o resto do pessoal saímos de lá completamente estourados...Ming, Greg Wilson, Digitalism e Dezperados numa só noite é dose...eheheh. Tanto que sábado decidi ficar por casa...

setubal. - ano novo, vida nova, novo "look"

O setubal. , agência de promoção online, tem um novo "look". Verificar em :

http://setubal.pt.to/

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 18 de Janeiro :

- Eduardo Martins @ ADN, Setúbal - noites Electro/p0werup

- Anthony Rother @ Lux, Lisboa - 5 Years Of Soniculture


Sexta, dia 19 de Janeiro :

- Mister Simon & Mr. Cheeks @ ADN, Setúbal - The Sound Scientists
- Pedro Tiago @ Clube do Rio, Setúbal
- Abel Santos @ Bar do Bairro, Lisboa (Bairro Alto)
- Enrique Domenech, Cacique 97, Pedro Viegas, Mike Stellar @ Music Box, Lisboa (antigo Texas, Cais do Sodré)
- CONTRADISCO @ Mini-Mercado, Lisboa (antigo Fluid)
- CONTRADISCO @ Europa (After Hours 06 - 10 horas - Cais do Sodré)
- Digitalism, Greg Wilson, Sr. Ming & Dezperados @ Lux, Lisboa
Sábado, dia 20 de Janeiro :
- Lobster & Debut! @ IPJ, Setúbal
- Abel Santos @ Tasco do Kaneco, Setúbal

- CONTRADISCO @ Lei Seca, Lisboa
- D-Mars, Rui Miguel Abreu, Zé Belo & Friends @ Music Box, Lisboa - 5 anos de Loop Records
- Richard Sen (Padded Cell) @ Lux, Lisboa
p.s. sábado, dia 27 de Janeiro, Mister Simon @ La Bohémme, Setúbal

ADN : http://www.adnbar.com/

- Sexta, dia 26 de Janeiro - Lúcio Monteiro & Scientist (Guitarra)
- Sexta, dia 2 de Fevereiro - Rai (http://www.incognitobar.com)
- Sexta, dia 9 de Fevereiro - Magazino aka Del Costa & Pedro Viegas
- Sexta, dia 16 de Fevereiro - Ju One & SilvaMedal
- Sábado, dia 17 de Fevereiro - The Sheiks Omar & Shariff
- Segunda, dia 19 de Fevereiro - Noite de Carnaval
- Sexta, dia 23 de Fevereiro - Miguel Mares (Disparo/Quase Por Quatro)
- Sexta, dia 2 de Março - Pedro Viegas + Vince Varga (projecções)

terça-feira, janeiro 16, 2007

Projecto Lança (no antigo espaço Zaragata) - 26 de Janeiro

A NeoCirka, Circo de Intervenção Cultural CRL, tem o prazer de convidá-lo a estar presente no próximo dia 26 de Janeiro, pelas22h, na Abertura do Espaço Lança, na Estrada da Graça n.190
(antigo espaço Zaragata)Este espaço pretende ser um recurso para a criação artística
edesenvolvimento de projectos nas mais diversas áreas, teatro,Dança, cinema, Pintura, Audiovisual, entre outros.Venha conhecer-nos!


domingo, janeiro 14, 2007

P0WERUP@Rádio Vox Setúbal

Não esquecer...hoje tem início a versão radiofónica do P0werup, que irá para o ar entre as 21 e as 23 horas, na frequência 100.6, ou através da internet (procurar na Lista de Radios Online). Disco, Punk-Funk, Electro, Electro-House,Minimal, Acid-House, Maximal...de tudo um pouco se poderá ouvir, para além da crónica nocturna relatada em directo, opiniões sobre música, noite, etc, e, num futuro bastante breve, convidados. Produção pelo Setúbal Dance Night.

Crónicas Nocturnas # 110

Na quinta, de regresso ás noites Electro/p0werup no ADN, após interregno de uma semana. Teve animação, apesar de o mês de Janeiro ser daqueles meses em que já se sabe que as coisas vão fraquejar um bocado. Em termos musicais, andei pelas coordenadas que me são habituais, ou seja, Disco, Punk-Funk,Electro, Acid, Minimal, Maximal...Tulio de Piscopo, Captain Sensible, Indeep, David Bowie, Tom Tom Club, Police, Temper, Rick James, Spirit Catcher, Ilija Rudman, Konrad Black, Marc Houlé, Dole & Kom, Williams, Jennifer Cardinni, Felix Rennefeld, Tomboy, Zwicker, Dondolo, MSTRKRFT, Luciano, Oxia, Franz & Shape, I Cube, entre outros.

Na sexta iniciei a noite no Baco, que ainda estava calmito. Por lá estive um pouco na conversa com pessoal amigo, ao som do Zé Reis, a passar um som bastante "cool".

A seguir fui para o Tasco do Kaneco, onde estava o Abel a passar som,e, mais uma vez, andou-se por coordenadas entre o Jazz,Soul, Funk, Disco, Deep-House, Electro-Funk...eclético, como sempre. Tasco do Kaneco bastante animado.

Depois voltei novamente ao Baco, que também já estava bastante animado, e por lá estive mais um bocado na conversa com pessoal amigo.

A seguir fui para o ADN, onde já estava o Mário João a passar som, muito bem auxiliado pelo VJing do João Vida. Quando cheguei o ADN ainda estava com pouca gente, mas passado um bocado começou a encher, até ter ficado à pinha...eheheh. E o Mário também soube pôr o pessoal a mexer-se, e bem...eheheh. Do set do Mário recordo-me de ter ouvido nomes como MSTRKRFT, Switch/Solid Groove, Soulwax, Daft Punk, Para One, Gossip, Flex, Van She, Boys Noize, Optimo, Simian Mobile Disco, Sunshine Underground, Oliver Koletzi, Uffie, Digitalism, Zongamin...E assim se deu (e bem) início á residência bi-mensal do Mário no ADN, de nome Define Disco?...havia quem pensasse que era uma noite dedicada ao Disco-Sound(o nome pode levar a que se pense isso...), mas não, nada disso...embora o Mário não tenha qualquer problema em passar coisas mais "discoides". Aqui ficam os meus parabéns ao Mário pela nova residência. E espero que se continue a apostar em formatos som+imagem...gostei muito de ver que o Mário e o João Vida estavam em perfeita consonância nisso...

No sábado comecei a noite no Baco, que já estava animado, com o Mondim a passar som. Mas não estive por lá muito tempo, pois era o dia da festa de aniversário da Marisa, onde eu e o Pedro Tiago iríamos passar som. E assim foi. O local da festa era num prédio, onde, em princípio, não havia vizinhos, com um salão bastante amplo, com bastante espaço para o pessoal estar a dançar (a fazer lembrar um pouco cenas estilo o Loft do David Mancuso). Inicei eu a sessão numa toada mais Disco/Punk-Funk, com coisas como A Certain Ratio, Dondolo, Padded Cell, David Gilmour Girls, Emperor Machine, Fabrizio Mamarella, Lindstrom, The Persuader, Justus Kohncke, Prins Thomas...depois comecei a passar coisas como Spirit Catcher, Aloud, Luke Solomon, Konrad Black...e a seguir entrou o Pedro Tiago, com a casa já mais composta. Esteve na onda mais Acid/Minimal com balanço "groovy" que é apanágio dele, e pôs o pessoal todo a mexer-se. A seguir entrei eu, e passei um tema de Marc Houlé, o Kicker, seguido da remistura de Cajmere ao Give Me Every Little Thing de Juan McLean e entrei no tema Strumpa de Hugg & Pepp...o pessoal estava mesmo a curtir, tudo a dançar freneticamente, quando acontece aquilo que todos temíamos..."epá, desliga o som, que tá aí a bófia"...era suposto não haver vizinhos (foi o que nos disseram), mas, pelos vistos, havia. Passado um bocado, voltamos a passar som, mas com o volume bem mais baixo, e, é claro, tanto por parte dos DJs como do público, o "feeling" já se tinha perdido...fim de festa...mas ao menos foi bom enquanto durou (mesmo assim durou bastante...)..."stop the music...go home". E, apesar de tudo, uma bela festa de aniversário para a Marisa...muitos parabéns, amiga, que contes muitos mais, e que a gente vá vendo.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 11 de Janeiro :

- Eduardo Martins @ ADN, Setúbal - noites Electro/p0werup

- Mudd (Rong Music) @ Lux, Lisboa


Sexta, dia 12 de Janeiro:

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco, Setúbal

- Mário João Camolas @ ADN, Setúbal - noites Define Disco ?

- Damian Lazarus @ Lux, Lisboa
- The Pop & Pseudo Fashion Boys presents Friday just 4 Girls @ Clube do Rio, Setúbal
Sábado, dia 13 de Janeiro :
- (não fixei o nome, mas diz que passa Soul, Funk e cenas do género) @ Tasco do Kaneco, Setúbal
- Mondim @ Baco, Setúbal
- Pedro Tiago (http://www.myspace.com/djpedrotiago) & Eduardo Martins @ Private Party algures, Setúbal
- Varela @ Clube do Rio, Setúbal


p.s. Sexta, dia 19 de Janeiro, Abel Santos @ Bar do Bairro, Lisboa (Bairro Alto)
Sexta, dia 19 de Janeiro, CONTRA DISCO @ Mini-Mercado (antigo Fluid), Lisboa
Sexta, dia 19 de Janeiro, Pedro Viegas @ Music Box (antigo Texas), Lisboa
- Sexta, dia 19 de Janeiro- Mister Simon & Mr. Cheeks
- Sexta, dia 26 de Janeiro - Lúcio Monteiro & Scientist (Guitarra)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

2006 - Balanços de um ano que passou.

Pois é, 2006 já lá vai, e é a altura de se fazer um balanço...

Em termos musicais, 2006 voltou a ser um ano rico em boa música. As ondas mais Disco, Punk-Funk,Electro, Acid, Detroit, Minimal, Maximal (whatever...) continuaram a coexistir e a desenvolver-se sem grandes problemas (na minha opinião existe uma forte interligação entre estes estilos todos, ou seja, são bem mais fortes os elementos que os ligam do que propriamente os que os separam, embora tenham todos uma identidade própria e consigam-se desenvolver de forma independente...). A cena Disco e todas as suas variantes (Cosmic, Balearic, Italo e a cena dos Re-Edits) continua em força, e não tem dado mostras de querer desacelarar...eheheh. Muitos produtores também se têm virado para o legado de Detroit, como forma de enriquecerem a sua música, como se tem notado, por exemplo, nas edições da Innervisions (Âme, Tricksi, Steffan Goldman) e até de editoras como a Get Physical (Played Runner de DJ T vs Booka Shade) e até mesmo nomes de Detroit como Carl Craig ou Theo Parrish voltaram a estar na vanguarda do que mais excitante se tem feito em termos de música electrónica. Por outro lado, o pessoal Maximalista como Justice, Digitalism, Boys Noize, MSTRKRFT, Para One, etc também não pararam de nos dar motivos para dançar de forma frenética num "dancefloor" perto de si durante 2006...Foi também o ano em que o Dubstep foi também reconhecido como um estilo importante, e em que houve albúms tão aclamados pela crítica como pelo público como Burial, Kode 9 + Space Ape ou Skream. Foi também o ano dos Buraka Som Sistema e do seu Kuduru Progressivo, que por onde quer que passassem, faziam estragos no público dançante...

Mais uma vez, em 2006, locais como o Lux, Opart, Clube Mercado, Indústria e até mesmo o "nosso" Clubíssimo mostraram estar na vanguarda do que de novo e interessante se passou. E alguns festivais como o Anti-Pop ou o Paredes de Coura também se mostraram atentos a muitas coisas novas...Este ano tivémos por cá nomes como Carl Craig, Derrick May, Âme, Marc Houlé, Tigerskin, Dirt Crew, DJ T, Booka Shade, M.A.N.D.Y. , Kode 9, Luciano, Superpitcher, Michael Mayer, Digitalism, Justice, Trevor Jackson, Gang Of Four, Daniel Wang, Lindstrom, Prins Thomas, Cobblestone Jazz, Depeche Mode, The Cramps, Bauhaus, Miss Dinky, Moodymann, DJ Hell, Peter Kruder, ESG, Ada, Magda, DJ Shadow, Idjut Boys, Steinski, Freeform Five, Phonique, Ben Fat Trucker, Spektrum, Tiga, Ivan Smagghe...entre outros...

Em termos de noite de Setúbal e arredores, foi um ano bastante forte, cheio de festas/noites com música que eu considero ser de qualidade. Assim de repente, lembro-me do Palmela Beat, da festa de Aniversário do MXL no Castelo de S.Filipe, da noite de Rui Vargas no SpyClub, da festa no Cravo Azul (uma das festas que mais deu que falar em 2006, muito por causa do sítio em questão, e também da forma como as expectativas em relação a ela foram geridas...) , da festa no último dia da Festa das Vindimas, do 10º Aniversário do Baco, do 16º Aniversário do ADN...e claro, das saudosas noites no Clubíssimo, onde pela 1ª vez os Booka Shade actuaram no nosso país, e onde tivemos noites com Phonique, DJ T, Dezperados, Rui Vargas, Ben Fat Trucker (Gucci Soundsystem), Ata, Disorder,Tozé Diogo, Freshkitos, Yen Sung, DJ Vibe, para além de prata da casa como o Bruno Safara (que era o residente), Del Costa, Dj Time, Pedro Goya, Pedro Tiago, Mário João Camolas, Suki, Pedro Viegas, Roger Urb e "moi même". Se os primeiros dois meses correram bastante bem, o mesmo não se pode dizer do último, em que se notou um certo desleixo com a publicidade...mas pronto, este assunto já foi aqui (e também no blog do Clubíssimo) bastantre discutido, e não vale a pena estar a bater mais na mesma tecla. Pessoalmente, tive uma enorme pena de ver o Clubíssimo fechar as portas, até porque continuo a achar que a casa tem potencial, e que com uma publicidade bem direccionada, a coisa funciona...

Entretanto o SpyClub fechou, mas reabriu como Clube do Rio. Tivémos também a parte de baixo do Clube do Rio a funcionar, durante o mês de Setembro, num regime mais alternativo/"underground", com a parte de cima passar música mais comercial, mas, infelizmente, não teve a adesão esperada na parte de baixo, e teve de se voltar novamente para a música comercial, tendo entretanto a parte de cima tornado-se no Olds Cool, onde se passam sonoridades mais "revivalistas", a fazer lembrar o tempo do Seagull (entretanto, ouvi dizer que o Olds Cool ia sair dali, não sei se isso se concretizou ou não...)

Também sítios como o Baco, o Tribux (que fechou no sítio onde era, mas que procura outro sítio para reabrir...) e o ADN continuaram a inovar...o ADN ás sextas tem continuado a apostar em coisas novas, quase sempre com sucesso, e apostam também com regularidade na prata da casa...de realçar que pela primeira vez, tivémos o Del Costa a passar som no ADN, algo que por circunstâncias várias ainda não tinha acontecido. Tivémos também por lá nomes como Zé Belo, D Mars, Rui 31, David Rodrigues, Zé Moura aka Major Eléctrico, Cedric Benoit, Vince Varga, João Boullosa, João Patrício aka Single Again, Rai, Sofia M, Mike Stellar, Rui Maia. Puxando a brasa á minha sardinha, tenho notado também um crescimento em termos de público nas noite Electro/p0werup no ADN, ás quintas, onde estou eu a passar som. E aqui fica um muito obrigado a quem tem lá aparecido e apoiado esta noite...espero continuar a merecer o vosso selo de aprovação.

Em 2006, em geral, a noite mais virada para cenas alternativas/"underground" esteve sempre de boa saúde, embora continuem a existir pormenores que necessitam de ser tomados em conta...mas está no bom caminho para 2007.

Abriu também um espaço engraçado, ao lado do Xcêntriko, o Galeria Art Kafé, onde se ouve sonoridades mais viradas para o Funk, Nu-Jazz, Acid Jazz, etc, com as coordenadas musicais a cargo do Pedro Lontro.Abriu também um espaço engraçado, o Cup O Joe, onde se ouve, no início de noite, umas sonoridades mais "chill-out", para depois evoluir para um House não totalmente desagradável

Entretanto houve sítios que fecharam...uns voltaram a reabrir com outros nomes, outros continuaram fechados. O Maria dos Copos fechou, e, até agora, assim continua. O X-Tra Café também fechou, mas reabriu como Bubba Bar. E o sítio onde é o Vinil é o que bate os recordes em termos de mudança de nomes...num espaço de um ano conseguiu ser QB, DKB, Poppeye`s e agora Vinil...é obra...

Triste também é ver a Avenida sem a animação e a vida que a caracterizavam...mas esperemos que seja apenas uma fase, e que volte a ganhar em breve a vida que anteriormente teve...se calhar se todos lá abriram (ou abrirão futuramente...)bares optar por remarem todos na mesma maré em vez de andarem ás guerras uns com os outros, e quem abrir um bar no futuro, tentar não abrir uma casa que seja um "clone" de outras que lá estão...quem sabe se a Avenida não volta a conhecer tempos áureos...

Enfim, que venha um 2007 cheio de grandes noites, cheio também de boa música e cheio de apostas em coisas novas.

domingo, janeiro 07, 2007

Crónicas Nocturnas # 109

Sexta comecei a noite no Baco, onde me encontrei com o Pedro Tiago. O Baco já começava a animar, com um moço conhecido meu (cjuo nome neste momento não consigo recordar...sorry...) a passar som com um "feeling" bastante "funky".

A seguir eu, o Pedro e mais pessoal amigo fomos ao Lounge, para ir dar um abraço ao Nuno Graça e desejar-lhe um bom ano. Também estava animado, o ambiente também estava porreiro, apenas o som não fazia muito o meu estilo (um House mais "mainstream"/Tribal). Por lá encontrei também os Pop & Pseudo Fashion Boys e o Nuno aka Ovelha, que também lá foram com o mesmo intuito que nós. Apesar de o Lounge estar animado, o mesmo não se podia dizer da Avenida em geral...via-se pouca gente na rua, e os bares em geral também não pareciam estar muito animados, pelo menos visto de fora dava a entender isso, o que é pena...mas também, era o primeiro fim-de-semana de Janeiro...(embora isso não parecesse afectar os locais que frequentei durante o fim-de-semana...)

A seguir voltámos ao Baco, que já estava bem mais animado (e cheio...), com o som já mais ritmado. Como sempre, encontrei por lá montes de malta amiga e/ou conhecida, e ficou-se a saber as várias peripécias que lhes marcaram a noite de fim-de-ano.

A seguir estivemos ainda no Bombar, que também estava bastante animado, a ouvir-se um sonzinho mais "jazzy".

Depois lá nos dirigimos para o ADN, onde demos início, eu e o Pedro, à nossa sessão conjunta no ADN. Comecei eu, ainda com a casa vazia, mas passado não muito tempo, começou a entrar pessoal. Gosto de sempre de começar com coisas mais Disco e Electro-Disco, e assim foi, e passei coisas como a remistura de Fabrizio Mammarella ao Piston Fiston dos Piston Fiston, o re-edit de Bakazoo ao Don Quixote dos Magazine 60, a remistura de Daniel Wang ao Doin It dos Putsch 79, Move Closer de Spiritcatcher, Tape dos 20:20 Soundsystem, I Get My Kicks At Nightime dos Zwicker ou o re-dit de Bakazoo para Keep On Dancin` dos Gary`s Gang, para depois começar a passar coisas de teor mais Electro-House e Minimal, como a remistura de Eyerer & Namito para This Is Our Night de Dole & Kom feat. Elbee Bad ou o tema de Luciano que vem no último 4 Disco Only que usa a voz do Pharrel Williams dos Neptunes/N.E.R.D. . A seguir começou o Pedro a passar som, com a casa já a começar a ficar composta, e continou dentro de uma linha mais Minimal, mas com uma toada muito "funky" que não deixou nunca de fazer o pessoal dançar. Passado um bocado, e com a casa já a começar a ficar cheia, voltei a entrar eu, e continuei também numa linha mais Electro-House/Minimal, com coisas como Kicker de Marc Houlé, a remistura de Electric Press ao Closer Dancer de Ilija Ruddman, Let`s Dance de Sharam Jay & Lou Lou Palyers ou Piccadilly Circuits de Williams, entre outros. A seguir foi de novo a vez do Pedro, aí já com o ADN completamente ao rubro, que continuou numa linha mais Minimal/Acid, sempre com grande balanço, e, quando me passou a vez, deixou-me um tema também costumo passar frequentemente - Future de Oxia (para mim, um dos temas de 2006...muito poderoso, não parece deixar ninguém indiferente). A seguir passei coisas como o Re-rub de Steve Angello ao New Jack dos MBG & SDS, a Only 4 Erol Mix de Move My Body de Tiga, Sysiphos de D.I.M. , Capers de Cass & Mangan ou Secret Base de Radio Slave. A seguir voltou o Pedro ao comando da cabine, e lá continuou até a noite chegar ao fim...ADN ao rubro, casa muito animada mesmo, e o pessoal parece que gostou...eu e o Pedro agradecemos a quem lá esteve, apoiou e se divertiu...fizémos os possíveis para que fosse uma entrada como deve de ser do ADN em 2007.

No sábado comecei a noite no Baco (para variar, né? eheheh). Ainda estava calmito, com o Papal a passar um umas cenas mais "Chill-Out" bastante agradáveis.

A seguir fui para o Tasco do Kaneco, que já estava bastante animado, e onde se encontrava o Abel a passar som, sempre dentro de uma onda mais eclética, onde predominaram sonoridades mais Funk, Soul, Disco, Jazz, Broken Beat e até algum Deep House. Também por lá encontrei mais pessoal amigo, e onde deu para pôr a conversa em dia...eheheh.

A seguir ainda voltei para o Baco, que estava também bastante animado, com o Papal a passar cenas mais ritmadas, ora numa onda mais Progressive, ora numa onda mais Drum n Bass.

A seguir fui para o ADN, onde estava o Gino a passar som (o Zé Pescador não se sentia muito bem, e pediu ao Gino para o substituir). Apesar de estar o Gino, não se fugiu assim muito ao que é habitual ouvir-se no ADN aos sábados, e, pelo menos, o pessoal reagiu sempre bem ao que o Gino passava. Recordo-me de ter ouvido coisas como The Bravery, Duran Duran, Franz Ferdinand, Phoenix, Gnarls Barkley, Scissor Sisters, Nirvana, Pearl Jam, Smashing Pumpkins, DFA 1979, The Rapture, She Wants Revenge, Depeche Mode, Rinocerose...e noite bem finalizada ao som de Symphony Of Destruction dos Megadeth...eheheheh. Para variar, ADN ao rubro, casa cheia.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Hoje não há noite Electro/p0werup no ADN

Pois é, pessoal, por motivos de força maior, não se poderá fazer hoje a noite Electro/p0werup lá no ADN. O meu (e do Zé Pescador também...) pedido de desculpas. Prometemos que para a semana tudo voltará a decorrer na normalidade que tem sido habitual. No entanto, amanhã, não esquecer que estarei, em conjunto com o Pedro Tiago, lá no ADN a passar som.

Cardápio Nocturno

Quinta, dia 4 de Janeiro :

- Eduardo Martins @ ADN, Setúbal - noites Electro/p0werup (CANCELADO)


Sexta, dia 5 de Janeiro :

- Eduardo Martins & Pedro Tiago @ ADN, Setúbal


Sábado, dia 6 de Janeiro :

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco, Setúbal


p.s. Sexta, dia 19 de Janeiro, Abel Santos @ Bar do Bairro, Lisboa (Bairro Alto)

Sexta, dia 19 de Janeiro, CONTRA DISCO @ Mini-Mercado (antigo Fluid), Lisboa


ADN : http://www.adnbar.com

- Sexta, dia 12 de Janeiro - Mário João Camolas

- Sexta, dia 19 de Janeiro - Mister Simon & Mr. Cheeks

- Sexta, dia 26 de Janeiro - Lúcio Monteiro

Ciclo de Sci-Fi @ IPJ - Clube de Cinema de Setúbal


terça-feira, janeiro 02, 2007

P0WERUP@Rádio Vox De Setúbal...Setúbal Dance Night quer os vossos DJ-sets

Ainda há pouco tempo tinha referido aqui no blog que o Setúbal Dance Night _ELECTRÓNICO_ era como que uma extensão musical do p0werup...e, numa breve discussão com os produtores do Setúbal Dance Night (Pedro Monchique e João Moço), chegou-se á conclusão que se calhar p0werup seria mesmo o nome adequado para o programa. Ou seja, ano novo, vida nova, e o Setúbal Dance Night_ELECTRÓNICO_ vai-se transformar no P0WERUP, vai ter um novo horário, das 21 ás 23 (o horário mais pequeno é alheio á nossa vontade...), a selecção musical, convidados, etc, partem da minha iniciativa, continuando a ser, é claro, produzido pela equipa do Setúbal Dance Night. A primeira emissão irá para o ar no dia 14 de Janeiro, portanto, "stay tuned" entre as 21 e as 23, na Rádio Vox de Setúbal, 100.6 .

O Setúbal Dance Night irá também ter em breve um espaço na Rádio para a divulgação de set`s de DJ`s de todo o tipo de sonoridades, e, quem estiver interessado em divulgar os seus trabalhos, poderá enviá-los em formato CD ou mini-disk, com a duração máxima de 50 minutos(obviamente, não esquecer de colocar os contactos) para:

Setúbal Dance Night
Apartado 506
2910 Setúbal
E-mail: setubaldancenight @hotmail.com (apenas para esclarecimento)

Crónicas Nocturnas # 108

Quinta foi, mais uma vez, noite de ADN, e, mais uma vez, voltou a correr bastante bem, tendo aparecido montes de pessoal (ser férias para muita gente ajuda, eu sei...eheh). Como habitual, comecei a noite numa toada mais Disco, com nomes como Lindstrom, Derrick Harriot, Steve Miller Band ,John Gibbs, Blackbelt Andersen, Padded Cell, Michoacan, Prins Thomas, Brennan Green,entre outros, a marcarem presença na parte inicial da noite. Com a progresiva chegada do pessoal, o som foi endurecendo um pouco mais, em que passei coisas de nomes como Larry Heard presents Mr. White, Marc Romboy, Digitalism, Iljja Rudman, Spiritcatcher, MBG & SDS, Alex Gopher, I Cube, Akabu, Radio Slave, Patrick Alavi, MSTRKRFT, Para One, Abe Duque, Linus Loves, Franz & Shape, Francisco, entre outros...noite bastante animada, e fui "obrigado" a fazer um "encore"...eheheh, que o pessoal não estava satisfeito, e queria mais som...Obrigado a quem tem aparecido no ADN nestes últimos tempos...são voçês que fazem a festa.

Na sexta comecei a noite no Baco, que ainda estava calmito, a ouvir umas cenas mais "downtempo", e, como sempre, esteve-se bem. A seguir fui para o Tasco do Kaneco, para ir ouvir o Abel, em noite de homenagem a esse grande vulto da música que nos deixou no dia de Natal...Mr James Brown. Para além de montes de temas de James Brown, ouviram-se outras coisas mais viradas para o Funk, Soul, Disco e até Deep/Soulfull House. Tasco do Kaneco bastante animado.

A seguir estive no Tribux, onde estava o Pedro Tiago a passar som, dentro da linha mais Acid/Minimal que o tem caracterizado nos últimos tempos. Por lá encontrei o Simões e o Zé Silva, e por lá fiquei um bom bocado na conversa com eles. O Tribux também estava bastante animado.

A seguir dirigimo-nos para o ADN, que também já estava bastante animado, com o Pedro Viegas a passar uma onda entre um Breakbeat mais "funky", várias homenagens ao James Brown (fosse com músicas do próprio JB, fosse coisas a ele ligadas, fosse temas que o "samplavam"), clássicos como Papa`s Got A Brand New Pigbag dos Pigbag, e até temas de House como May THe Funk Be With You dos Second Crusade ou Prix Choc de Etiénne De Crécy (do saudoso Superdiscount). ADN ao rubro.

Sábado optei por ficar em casa, até porque desconfiava que o dia seguinte ia ser longo...eheheh. E não me enganei...

Após um jantar em excelente companhia, eu e o Pedro Tiago demos início á longa noite de música no Tribux. Comecei eu, para variar, numa toada mais "discoide" (Padded Cell, Todd Terje, Fabrizio Mammarella, David Gilmour Girls, etc), mas depressa comecei a evoluir para coisas como Zwicker, Serge Santiago, Spiritcatcher, 20:20 Soundsystem, Joakim, Duoteque, Marc Romboy, Williams,Tiefschwarz, entre outros. Com a casa já bem mais composta, entreguei o comando dos Technics ao Pedro Tiago, que continuou na linha mais Minimal/Acid e que continou a fazer dançar (e bem...) o pesoal que por lá se encontrava. Com o tempo foi chegando mais pessoal, até o Tribux ficar á pinha. Entretanto voltei ao comando da cabine de som, ainda com a casa ao rubro, e passei som a condizer, coisas como a remistura de Superdiscount ao Out The Door dos Who Made Who, Move My Body do Tiga, The Man Who Paid Before de Franz & Shape v N.O.I.A. , Capers de Cass & Mangan, Kill The Disco de Van River, o Re-rub de Steve Angello ao New Jack dos MBG & SDS, Piccadilly Circuits de Williams, entre outros temas. E a seguir, até praticamente ao fim, lá voltou o Pedro Tiago, que continuou a puxar pelos resistentes (que não eram poucos...). A festa ainda teria durado mais, caso a Polícia não tivesse aparecido (Stop The Music...Go Home...eheh). Pouco antes, quando alguém abriu a porta para sair, tinha visto uma senhora de idade a olhar para dentro do Tribux com cara de poucos amigos...fiquei com a sensação que a festa não ia durar muito mais...o pessoal a fazer-lhe cornos á AC DC também não deve de ter ajudado...eheeheh. Mesmo assim, acabou bem mais tarde do que estaríamos á espera...foi uma entrada em 2007 como deve de ser, a conviver com montes de pessoal amigo, muita diversão e boa música á mistura. Engraçado foi também, quando eu e o Pedro Tiago estávamos a arrumar o material no carro dele, um grupo de senhores de idade a mandarem vir connosco por saírmos dali tão tarde, entre outros "mimos" do género...eheheheheh, típico.