terça-feira, abril 25, 2006

Crónicas Nocturnas # 70

Na quarta lá voltei à minha residência semanal no ADN, e teve alguma animação...foi giro. A partir já desta quarta vai-se adoptar o novo horário de Verão, que vai ser das 11 até ás 3.

No sábado eu mais o Mário fomos, como Revolwers, passar som a Santarém, num evento ligado á Outloud Productions. O sítio chama-se F.R.Abar, mas acaba por funcionar mais como uma discoteca do que como um bar. E o local fica mesmo na Praça de Touros de Santarém, e é giro ver como algo que pertencia originalmente a uma praça de touros ficou tão bem aproveitado.

Quando se entra, vemos à nossa esquerda um bar, decorado de uma forma mais "retro", ou seja aquela espécie de "art deco" típica dos anos 60/70, onde o rosa e o branco predominam, e onde se passava um Deep/Vocal House agradável. Mas se seguirmos em frente subimos dois lance de escada, e vamos dar com a parte mais "discoteca" da casa, decorada de uma forma mais "underground" (mas foi-nos dito que também pretendem adoptar na discoteca um "look" semelhante ao que está no bar).

Testámos o material, e a seguir estivemos um bocado no bar, até ser hora de começarmos a passar som. A casa a pouco e pouco começou a encher, e perto da hora de começarmos, subimos lá para cima, e vimos a sala dividida a meio por uma cortina preta, de modo a fazer com que o pessoal só fosse para ao pé da cabine de som quando a festa se iniciasse. Tive a honra de passar o primeiro disco, que foi a remistura de Lindstrom ao Tribulations dos LCD Soundsystem, e ao soar os primeiros acordes, abriu-se a cortina e a pista de dança ficou logo cheia. A seguir passei a remistura de Todd Terje ao Another Station dos Lindstrom e a "bootleg" NY Lipps dos Soulwax/Lipps Inc, antes de passar os comandos ao Mário, que a seguir passou o Genital Blue Room dos In Flagranti...o Mário tinha dito que seria mais eficaz começarmos numa toada mais "Disco", e de facto assim foi, porque a pista manteve-se sempre cheia e com o público a aderir bem durante a nossa actuação. Passámos também coisas como The Acid Never Lies dos Riot In Belgium, Wasters Of The Scene, Esplanade 97 de Francisco, Theme From Vicariuos Bliss dos Vicarious Bliss, Good As Gold do Tiga, Drug Queen e Amarcord dos Duoteque, A Little Bit Patchy dos Switch, Neon Strobe de Tomas Barfod ou a remistura de Superdiscount ao Out The Door dos Who Made Who, entre outras coisas boas...eheheh. E o público sempre a aderir bem.

A seguir entrou o checo Marwin Shamma, que só conhecia de nome devido ás famosas festas Plastique na República Checa. Entrou bem, com o tema Discopolis de Lifelike & Kris Menace, e esteve bastante bem durante toda a sua actuação...pode-se dizer que "partiu a loiça toda", e manteve sempre o público ao rubro, e as sonoridades sempre por entre o "Electro", Techno Minimal, algum Acid-House e algum Neo-Disco...ouviram-se temas de Tocadisco, Trentemoller, Coburn, Eyerer & Chopstick, Benjamin Theves (dentro as poucas coisas que reconheci, dado que passou muita coisa para mim inédita...o que para mim é bom), para além do que me pareceu ser ou remistura ou "bootleg" numa vertente mais "Nu-Breaks" dos temas Plastic Dreams e Rocker dos, respectivamente, Jaydee e Alter Ego...sim senhor, gostei muito de ouvir o Marwin, e também de o conhecer, dado que se mostrou um gajo 5 estrelas e muito simpático.

A finalizar a noite estiveram os VP Division, uma dupla scalabitana, que também andou por entre sonoridades mais ligadas á fusão entre Electro, Acid e Minimal...do pouco que ouvi, gostei bastante...já os conhecia aqui da net, dado que costumo contactar com eles através de fóruns que frequento, mas gostei muito de os conhecer pessoalmente, e são também dois gajos 5 estrelas, e também sempre bem humorados e bem dispostos. Força aí rapazes, e que os vossos DJ-sets e produções continuem em força.

Escusado será dizer que ficámos muito contentes com o modo como decorreu a noite...casa cheia, o público sempre a vibrar com as sonoridades passadas, organização e "staff" impecáveis...Um muito obrigado á Outloud por nos ter convidado (a mim e ao Mário) para este evento, e estendemos também o agradecimento ao público (que na minha opinião mostrou estar aberto a coisas novas) e "staff"...gostámos muito. Venham mais noites assim...eheheh. E também gostei de ter visto por lá o meu irmão, o Pedro e o Magau...eheheh.

Na segunda fui passar som ao ADN em conjunto com o Zé Pescador. Antes tinha estado um bocado no Desassossego, onde se estava a ouvir sobretudo música portuguesa..coisas como Zeca Afonso ou Sérgio Godinho...25 de Abril Sempre...eheheh.

Já no ADN, eu e o Zé começámos com umas coisinhas mais calmas, mas cedo evoluímos para coisas mais viradas para o "Electro", Punk-Funk, Disco, Rock...Soulwax, Franz Ferdinand, Felix Da Housecat, Datarock, DFA 1979, LCD Soundsystem, Tiga, Headman, Gods Of Blitz, Bloc Party, Killers, Divine, Le Dust Sucker, Zoot Woman, Tiefschwarz, Riton, Kraftwerk, Lindstrom, Zongamin, Mr. Scruff, In Flagranti, Serge Santiago, entre outras coisas igualmente dançáveis...e finalizámos a noite com músicas do Zeca Afonso, ou não fosse o 25 Abril, que, sem ele, quase de certeza que nem existiria um local como o ADN...gostei imenso da noite, o ADN esteve sempre ao rubro, o pessoal divertiu-se, e um muito obrigado a quem lá esteve e se divertiu...mas devo de admitir que houve alturas em que, não sei porquê, não estava o suficientemente descontraído, e acabei a noite a sentir que poderia (e devia...) ter feito bem melhor..pelo menos é o que eu senti...

19 comentários:

gustavo beça disse...

ARO!

estou a ver que foi 1 fds em cheio!
acho que essa sensação de achares que devias fazer melhor é só cansaço..ou falta de umas bejecas!:)
esse disco dos in flagranti está fantástico!

grd abraço

Anónimo disse...

Tens mesmo de melhorar e tentar fazer melhor... É a minha opinião!! Não vale a pena andares inxado lá por passarex musika kom tanta frekuencia...........
A merda continua a ser a mesma!!!!!!

Cliente anónimo do ADN

Electrobot disse...

Bem, ó anónimo, eu não ando "inxado" por andar a passar música com maior frequência. É óbvio que gosto, mas não me sinto o "maior do mundo" devido a isso. E nem tenho qualquer interesse em ser o "maior do mundo", e esse para mim é um dos motivos errados para se querer passar som...há sempre alguém melhor que nós. Mas gosto sempre de tentar dar o meu melhor, e acho que no ADN não dei...

O que queres dizer com "a merda continua a ser a mesma"? Não te estou a perguntar por mal, é só para tentar perceber o contexto em que proferiste essa frase...Se são os meus sets, a música que passo, o ADN, etc...

Gustavo, se calhor o que faltou mesmo foi beber uma bejeca...se calhar tinha ficado mais decontraído. Sim, esse disco dos In Flagranti está mesmo muito bom...eheheh.

Anónimo disse...

precisas de ir para uma escola de djs. na mk2 ha cursos.
inscreve-te seu rabeta.

Electrobot disse...

Estranho, a tua irmã não acha que eu seja rabeta...eheheh.

Gastar $$$ em cursos de DJs? Para quê? Para me ensinarem algo que com treino aprendo sozinho? E se querem que vos diga, a parte "técnica" para mim é secundária...

Anónimo disse...

Kdj tens de perceber que o problema não é seres bom ou mau dj. O que se passa é que a musica que tu gostas e passas nos bares não entram no ouvido de qq um (incluindo eu), não estou a dizer que a musica é má, só estou a dizer que não é o meu estilo. E quer se queira quer não quem vai ao ADN vai mais para ouvir sons mais ligados aos rock e não tanto ao electro

Electrobot disse...

Mas ó Destabilizador, eu até passei sonoridades mais "rockeiras", tive esse cuidado, apesar de ser verdade que, mais cedo ou mais tarde, acabo sempre por "descambar" em coisas mais electrónicas...é mais forte que eu...e por alguma razão sempre disse que eu nunca poderia ser um residente "a sério" no ADN (quando menciono o "a sério", falo de passar som lá ás sextas ou sábados de forma regular...a cena das quartas é uma noite específica, tal como a do Metal ás quintas). Gosto de rock, compro coisas de rock, compro até coisas de "Electro" ou de Techno que têm um "feeling" muito "rockeiro", mas a verdade é que as minhas "raízes" estão mais na música electrónica e no disco-sound do que no rock, e mesmo o rock que gosto mais é o de teor mais "dançável"...

gustavo beça disse...

ARO!
Ponto 1: escolas para djs!essa é boa!depois criticam as boys/girls bands que são meticulosamente moldadas!no fim de contas vai dar qs ao mesmo.a meu ver a piada está em ir evoluindo!tal como o Eduardo, considero a música o ponto essencial de tudo isto!para mim, o prazer em passar discos está na partilha de música que eu gosto!ao poucos vai surgindo essa vontade em evoluir e fazer boas passagens e brincadeiras.agora pagar para me ensinarem a trabalhar com uma mesa de mistura e pratos está fora de questão. Começa logo com a questão monetária, pois esses cursos são caríssimos. Depois, cada dj tem a sua técnica e esses cursos acabam por nos impor um certo estilo. É preferível pedir a alguém conhecido que nos vá dando umas dicas!

Ponto 2: se o Eduardo tem passado música com bastante frequencia por alguma coisa é! se calhar o problema está mesmo nas pessoas que saem à noite e querem ouvir sp a mm coisa!

Ponto 3:homem-que-é-homem dá a cara, assume as consequências daquilo que diz e não se esconde atrás de pseudónimos nem assina como anónimo

gustavo beça

Anónimo disse...

GUSTAVO BEKA, TB FAZES PARTE DO LOOBIE?

VIVAM AS ACTUAXOES DE AMIGO.......

BY: JOAO CAGAO

gustavo beça disse...

Caro João Cagão, Freud teria certamente uma boa explicação para o teu comportamento!

Electrobot disse...

Gustavo, pena Freud já não estar vivo...eheheh. Nisso das escolas de DJ concordo plenamente contigo. E fico contente com as tuas palavras de encorajamento, Gustavo.

De facto por vezes é preciso ter-se uma paciência de santo com certas personagens que aparecem por aqui...acho bem que me critiquem...o Destabilizador criticou-me, e eu não levo a mal, pois foi uma crítica construtiva. E mostra que me conhece, e eu até desconfio de quem seja ;).Portanto não será propriamente um "anónimo". E tem havido outros, que, mesmo de forma anónima, me têm criticado construtivamente (só tenho pena que não o façam cara-acara, que eu não ficaria nunca zangado com eles...). Agora existem certos comentários que enfim...

gustavo beça disse...

não tens nd que agradecer!

grd abraço

Anónimo disse...

ó edu estiveste bem !!! as vezes é o pessoal k nao adere mt e nao te deixa mt a vontade.........

Anónimo disse...

Eduardo Martins estiveste lindamente no ADN na 2.feira.
Adorei mais uma vez... e como sempre fui vencida pela vergonha!! :-(

Palmira

Anónimo disse...

tu e o ze pescador quando deixarem de dar na branca, pode ser que comecem a por melhor sonoro... Tu nao nasceste para por som, eduardo.
Tu nasceste sim, para ser empregado de mesa de um restaurante qqr

Electrobot disse...

LLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL

Este último comentário...enfim...hilariante.

Tu é que deves de andar a dar muito na branca, para te saíres com comentários tão hilariantes como este.

E empregado de mesa é uma profissão tão digna e merecedora de respeito como qualquer outra ;).

Anónimo disse...

Hmm.. será q eu percebi bem?! um pseudo-intelectualoide da fraternidade "rockeira" a criticar dj skillz.. talvez esteja enganado..

mas fica aqui resposta para toda a barbárie..

Bom.. mas se fores daqueles CARAS DE CÚ que se axa super-cool por ir pedinchar musiquinhas dos Editors ou Elefant ao DJ devo dizer-te.. já em Manchester os mestres diziam : "True punks do dance music"
so.. can it..

Electrobot disse...

"True punks do dance music"

Os Clash são um dos grandes exemplos disso. Nunca tiveram medo de incorporar elementos do Dub/Reggae, Funk/Disco e Hip-Hop na sua música...E muitas bandas do "post-punk" seguiram esse exemplo...

Anónimo disse...

Saudaçoes!!!!

Foi com prazer que li o que escreveste sobre o Dj Marwin shamma.
Vivo na republica checa à 3 anos e já tive o prazer de tocar com ele. Já me ensinou muita coisa e devolhe no minimo ajuda a difundir o nome em Portugal!
Sendo assim, se alguem que por ai andar estiver interessado em ter o marwin a tocar em algum lado contacte-me! AINDA nao é dificil nem caro!
Abraço

p.s- O Marwin nao é checo. é Iraquiano mas vive ca à ja mt aninho! Orgulho nisso! Vibraçao!