domingo, abril 16, 2006

Crónicas Nocturnas # 69

Na quinta fui, em conjunto com o meu amigo Henri e com a namorada dele, ao Clube Mercado, para assistir ao DJ set de Carl Craig, que já é uma das lendas-vivas dentro da música electrónica, e ligado desde muito cedo ao movimento mais ligado ao Detroit Techno, apesar de como produtor e como DJ, Carl Craig não se dedicar apenas ao Techno.

Chegados ao Mercado, ainda se encontravam poucas pessoas, mas com o James Khrohn e o Ricardo Manaia a "aquecerem" o pessoal com sonoridades mais viradas para o Broken-Beat, com algum Funk, algum Hip-Hop e algum Deep-House à mistura. Com o passar do tempo a casa foi enchendo, e, por volta das duas, Carl Craig iniciou o seu set, levando-nos para uma autêntica viagem musical que não conheceu fronteiras...ouviram-se coisas como as remisturas do próprio ao Theo Parrish ou Cesária Évora, o já clássico Throw, também da autoria do próprio, sob o pseudónimo Paperclip People, Strings Of Life do Derrick May, The Bells do Jeff Mills, Knights Of The Jaguar dos Aztec Mystic/DJ Rolando, Alive de D` Malicious, o re-edit de Serge Santiago e Tom Neville ao It`s A War de Kano, Once In A Lifetime dos Talking Heads, Groove La Chord de Aril Brikha, Disco Circus de Martin Circus, entre outras coisas bastante boas...só música muito boa, e Clube Mercado ao rubro...também por lá estava pessoal como o Kaspar, o Rui Murka ou o Anthony Millard a curtirem o bom som...se calhar por lá também estariam os já saudosos Scar e Dalila...eheheheh. E brevemente em Maio vai lá estar King Britt, que também deverá ser a não perder...(engraçado também como estas são as crónicas nocturnas nº 69, e o Carl Craig já editou sob o nome 69...eheheh...).

Na sexta comecei a noite num espaço novo que abriu em Setúbal, o Cup o`Joe (acho que é assim que se escreve...)...pareceu-me engraçado, a servir também refeições, com umas sonoridades mais "lounge" a servirem como música de fundo...agradável.

A seguir fui ao Baco, onde estava pessoal amigo, e por lá fiquei na conversa, a ouvir um somzito agradável seleccionado por 2 dos "barmans" maravilha do Baco, o Bordeira e o João Gabriel...eheheh.

A seguir fui mais o Mário para o ADN, onde ja´se encontrava a dupla Loop Diggaz a passar som, ou seja, o Zé Belo e o D-Mars. Em relação ao Zé Belo, já havia falado com ele através de fóruns, como o Forúm Sons ou o Forúm Hitdabreakz, mas não o conhecia pessoalmente, e gostei de finalmente ter estado ao vivo e a cores com alguém que ainda só conhecia deste mundo mais "internético". Em relação á música passada, sempre de grande qualidade, e muito virada para o Electro-Disco (também conhecido como Boogie), com algum Italo e algum Hip-Hop mais "Old School" á mistura. Tanto se ouviram coisas antigas como o Christhmas Rappin` do Kurtis Blow, o Walking On Sunshine dos Rockers Revenge (se bem que na versão re-edit de Greg Wilson...o disco dele de Re-edits, editado pela Tirk é obrigatório para quem gosta deste tipo de coisas), como coisas mais modernas, como o Airtight dos 1gnition, o Bodydub dos Unit 4, ou a remistura de Todd Terje ao Another Station do prolífico Lindstrom...o set foi finalizado com três temas de que eu gosto bastante..o Billie Jean do Michael Jackson, o Just An Illusion dos Imagination e o Sexual Healing do grande Marvin Gaye...ADN muito bem composto e ao rubro com as sonoridades passadas. Gostei muito, e até parecia que estávamos algures num clube "underground" nova-iorquino do início dos anos 80, dado que até os temas mais modernos eram muito devedores das sonoridades dessa época. Como bem disse o Zé Belo no final de noite, os Chicken Lips e os Metro Area não inventaram nada de novo...eheheh.

No sábado o Mário foi passar som no Baco, e fui com ele. Como sempre, boa selecção, por entre as linguagens mais viradas ora para o Electro, para o Punk-Funk, para o Rock, para o Disco, para os "mash-ups" e para algum Big Beat, sempre numa toada muito dançável. Ouviram-se nomes como Padded Cell, Linus Love, Justice, Beastie Boys, Chemical Brothers, Prodigy, Wiseguys, Tiga, Digitalism, Munk, Christopher Just, Kaiser Cheifs, Boys Noize, Superdiscount, Vicarious Bliss,Herbie Hancock, entre outros...Baco ao rubro, bastante animado, e com o tempo a melhorar, com cada vez mais pessoal lá na rua...eheheh. E por lá tive o prazer de rever as minhas amigas Sistas...e o Sena lá voltou para mais uma noite como "barman" maravilha do Baco, e em grande...há já muito tempo que não se bebiam assim tantos "shots" de rajada no balcão do Baco...eheheh. Ainda me lembro da primeira vez que fui passar som ao Baco...apanhei com o Sena e com o Maré atrás do balcão, e vamos só dizer que foi cá um baptismo...UI!!!Foi a 2ª maior bebedeira que apanhei na minha vida(a maior de todas foi na Festa das Vindimas há uns 4 anos...no comments...)

A seguir fomos ao MXL...estava lá o Miguel Kellen a passar som, mas já pouco ouvimos dele, mas apanhámos com o set do Rui Pedro, com aquela anarquia típica (mas no bom sentido) dos sets dele...eheheh. Ora agora vai um tema Electro, ora a seguir o Chiclete dos Táxi, ora a seguir um tema do Mylo, ora a seguir o Rollin & Scratchin` dos Daft Punk, ora a seguir o Nanny Nanny Boo Boo das Le Tigre (versão remisturada pelos Junior Senior), ora a seguir um qualquer "hit" dos anos 80 tipo o Blue Monday dos New Order ou qualquer coisa dos Depeche Mode, ora a seguir Rinocerose, ora a seguir Tiga, ora a seguir mais um tema dos Daft Punk, ora a seguir Goldfrapp...eheheheh...tava giro...mas o som que saia daquela coluna que lá estava na rua estava assim um bocado para o estridente, e de vez em quando o som lá vinha abaixo...mas epá, nada que estragasse o ambiente de festa...eheheh. Lá fora construi-se uma espécie de muro de esferovite (penso eu...), para onde estavam a ser projectadas imagens bastante engraçadas...muito giro. E o pessoal também estava ao rubro, tudo muito animado...E parece que Maio vai-nos trazer umas surpresas agradáveis...wait & see...eheheheh.

10 comentários:

Anónimo disse...

oh dudu ke salganhada musical foi akela na kinta no adn de onde cairam akeles cromos?

Electrobot disse...

Epá, eu na quinta não estive lá no ADN, portanto, não posso e nem devo de comentar acerca de algo a que não assisti (estive no Clube Mercado a ver/ouvir o grande mestre Carl Craig)...e já uma vez cometi esse pecado aqui no blog, e bem arrependido estou...

Já houve quem me tivesse dito que gostou, e já houve quem me tivesse dito que detestou...

Anónimo disse...

parecia um comboio a descarrilar com pimbalhada pelo meio, o carnaval ja se foi

Anónimo disse...

no adn ao k parece nao interessa muito a tecnica e parece k cada vez mais a musica , mas sim a kuantidade de distorçao k debitam as colunas (lol) ........... fodass akilo na 5ª estava MAU , mas tb hj em dia kualker 1 poem som ........ enfim ....... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Anónimo disse...

parece que vamos ter o costa no adn :....)

Anónimo disse...

e dos poucos bares bons em setubal e normal que algumas noites nao agradem mas se nao gostas de distorçao tenta maria dos copos mxeles e afins, dizem ke doi menos...

Anónimo disse...

que costa?

Electrobot disse...

A confirmar-se, será o Del Costa, obviamente...

Mas a pergunta tem razão de ser, dado que existe outra pessoa com o nome Costa, o Daniel, que também passa som, e é também um grande amigo meu...se bem que ele tem andado um pouco desaparecido da noite...

Anónimo disse...

del costa no adn? dificil de acreditar...

Electrobot disse...

Já tivemos Rui Vargas, Jazzanova e Up Busttle & Out no ADN...por vezes o impossível acontece ;).