domingo, março 26, 2006

Crónicas Nocturnas # 66

Na segunda fui a um jantar de anos de um amigo meu. O jantar foi no Poço das Fontaínhas, local onde se come e se bebe bem, e o serviço é bom...pelo menos eu saí de lá satisfeito.

A seguir fomos para o MXL, e aos comandos da cabine de som esteve o Rui Pedro aka Takeshi, com pontuais intervenções do Freddy e do Sardinha (aka The Speaking Cricket), um set bastante animado, as coordenadas sonoras por entre o "Electro" e uns quantos clássicos dos anos 80...tudo num "cocktail" dançável q.b. e grande festa no MXL, que estava bem composto, e com o pessoal todo a curtir, tudo numa boa-onda.

Na quarta fui passar som ao ADN, naquela que é a minha residência semanal, e, mais uma vez, tentei passar bom som e divertir quem lá esteve...um muito obrigado a quem por lá esteve a divertir-se.

Na sexta comecei a noite no Bombar, e, como sempre, agradável, embora um pouco calmo ainda,e estava a tocar um qualquer cd de Pop/Rock alternativo, e tive por lá na conversa com um amigo. A seguir, fomos ao Baco, que também ainda estava calmo, com o Papal a passar sonoridades mais viradas para o Chill-Out e algum Drum n Bass mais calmo. A seguir fui ao Lounge Café, para dar um abraço ao Pedro Monchique, e entregar-lhe o CD com o set dos Revolwers, que foi hoje ouvido no programa Setúbal Dance Night, na Rádio Vox Setúbal (que este fim-de-semana foi mais dedicado ao "Electro", com mais temas deste estilo a serem passados do que o habitual, e com uma entrevista bastante bem humorada á Susana aka Sukik...gostei...e Pedro, desculpa lá as cavilhas ;P...eheheh). Também tava um ambiente agradável, e o Pedro passava um House Vocalizado agradável, com uns temas clássicos á mistura. Por lá encontrei o Sérgio aka Salsa, que agora é DJ residente no SpyClub, e tive a falar um bocado com ele acerca do estado da noite, tanto em Setúbal como em Lisboa. De seguida voltei para o Baco, onde o Papal continuava numa onda mais virada para o Drum n Bass, mas progressivamente foi enveredando para uma onda mais ligada ao Trance Progressivo...o Baco já estava mais animado, e entretanto foi aparecendo por lá montes de pessoal amigo e conhecido meu, e estivémos todos em amena cavaqueira, com o bom som do Papal por detrás, até ser horas de rumarmos ao ADN, onde iam estar o Mário João e o Miguel aka Papa-Fruta a passar som.

Chegados ao ADN, ainda estava calmito, mas o Mário e o Miguel já estavam a passar um som bastante dançável. Mas não demorou muito tempo até ao ADN ficar cheio, e, consequentemente, ao rubro. Foi um set variado, desde cenas mais "Electro", passando por cenas mais "rockeiras", por um House-todo-fodido,por algum Disco, por algum Big Beat, por algum Techno e até re-edits e "bootlegs" maradas...Foram ouvidos nomes como Vicarious Bliss, Boys Noize, Bloc Party, Franz Ferdinand, Goldfrapp, Ewan Pearson,Motion 040, Daft Punk, Phonique, Tiefschwarz, Tomboy, Switch, Soulwax, Tom Vek, Mylo, Digitalism...das "bootlegs" que ouvi, quero salientar uma que misturava a remistura de Erol Alkan ao Do You Want To dos Franz Ferdinand com o Burning dos Daft Punk, e que começava com a voz dos Franz Ferdinand, e outra que misturava o Rollin` & Scratchin` dos Daft Punk com o My Humps dos Black Eyed Peas e o Playback do Carlos Paião...era ouvir para crer...eheheheh. Mais uma noite ao rubro no ADN.

No sábado fui passar som ao Baco, e, como sempre, a boa-onda costumeira no Baco. Comecei numa toada mais Disco, com cenas como Prins Thomas, Idjut Boys, Dancin Days, Faze Action, Crispin J Glover, Cerrone e até re-edits de nomes como Greg Wilson...passei também por algum Electro-Disco estilo Bobby Orlando e Electro "Old School" como Afrika Bambaataa, e acabei a noite já em ondas mais viradas para o "Electro" e o Techno Minimal...John Dahlback, Frank Martiniq, Duoteque, Switch, Tiga, Matt Toffley & Craig Sylvester, Digitalism, Munk...finalizei o set com a tal "bootleg" marada que mistura os Daft Punk com os Black Eyed Peas e o Carlos Paião (Miguel, muito obrigado por me disponibilizares isto). Baco bastante animado, mas a pedir umas colunas novas, que aquelas...ai ai...eheheheh. E mais uma vez, um muito obrigado a quem lá esteve a ouvir o som que passo..espero que se tenham divertido e que tenham gostado.

Depois de ter saído do Baco dirigi-me para o pavilhão do Clube Naval, onde estava a decorrer um qualquer baile de finalistas, e onde a Sukik e os Speaking Cricket iriam passar som. Devo de dizer que enquanto me dirigia para lá, e já perto do local, achei engraçado o estar a ver jovens todos muito bem vestidos, mas ao mesmo tempo já um bocado "desgraçados"...para algumas, devia de ser das 1ªs vezes que andavam de saltos altos...e uma "ganda carroça" conjugada com isso...ui...só vos digo...demais! Ao chegar á porta, deparo, obviamente com um cenário semelhante...eheheh.Pergunto onde é que se pode comprar o bilhete...o senhor que estava á porta disse-me que já não estavm á venda, e eu disse que era pena, que vinha ver o pessoal amigo que ia passar som, e ele disse-me "entra, entra, não há problema"...e lá entrei eu...eheheheh. Estavam os Speaking Cricket a iniciar o set, com a remistura de Tiga ao Washing Up do Tomas Andersson, e depois passaram o You Gonna Want Me do Tiga...os temas perfeitos para porem a malta toda a dançar...eheheheh. Ouviu-se temas de Tiefschwarz, Vitalic, Miss Kittin, Digitalism e até o I.O.U. dos Freeeze, entre outras coisas que, sinceramente, desconheço (o que para mim é positivo, o mostrarem-me coisas novas). A seguir entrou a Sukik, também a seguir as mesmas coordenadas sonoras...pena foi que alguns movimentos mais bruscos no cimo do palco faziam a agulha do gira-discos saltar ocasionalmente...mas nada que estragasse a festa. Também ouvi uns quantos temas desconhecidos, mas bastante bons. E foi giro ouvir este tipo de sonoridades num baile de finalistas...eheheheh...e ver aquele pessoal todo aperaltado, e já tudo "muita alegre" a curtir este tipo de sonoridades...os saltos-altos é que não ajudavam nada, né "ragazzas" ;) ? Aquilo tava ao rubro...eheheh, né Rui ;) ? Por lá também encontrei o Gino, que também estava a curtir o som, e também mais pessoal amigo. O mais giro de tudo é que foi a 1ª vez em toda a minha vida que fui a um baile de finalistas...eheheheh. Mas hei-de ir a mais, se forem assim como este, e pode ser que um dia destes me convidem para ir passar som a uma cena destas...eheheheh.

6 comentários:

gustavo beça disse...

ARO!

td bem?

a tua experiencia no baile de finalistas fez-me lembrar a festa de estudantes em ghent onde vi o erol alkan!apesar do teor alcoólico, o certo é que as pessoas curtiram aquele som. até aposto que muitas delas não faziam ideia do que estavam a ouvir mas conseguiram adaptar-se!os fritus poatoes suicide já tocaram 2 vezes numa grande festa que a faculdade de biomédicas realiza regularmente,a "flower power" (que apesar do nome, tem muito pouco do espirito da época!)geralmente ouve-se house manhoso e comercial, mas qdo lá fomos começamos com 70´s progredindo para o electro-techno com resultados bestiais!

os fps já têm blog! qdo quieseres dá lá umasaltada
(www.frituspotatoessuicide.blogspot.com)

grd abraço

gb

gustavo beça disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Electrobot disse...

Grande Gustavo, tudo bem?

Já estive a ver o teu blog...tudo muito nice, sobretudo as fotos da vossa última festa. Tudo com ar bem-disposto :D.

A ver se por aqui em Setúbal começamos a ter mais bailes de finalistas e festas universitárias com sonoridades mais viradas para o "Electro", em vez do tal house manhoso e comercial. Cada vez mais estou como o Mário João, que diz que o pessoal quer é mexer-se, não interessa com o quê, e se fôr com boa música, tanto melhor...eheheh.

gustavo beça disse...

ARO!

a ed banger é sem dúvida uma das nossas editoras favoriras!não sei o que se passa por aqueles lados, mas a criatividade parece não ter fim! melhor do que a capa da uffie, só mesmo a própria!!!:)

caso se venha a confirmar a tendência apontada pelo Mário João estamos com um problema! imagina essa azeiteirada toda a passar justice e uffie! até fico com arrepios! por outro lado, seremos sempre os primeiros a passar esse tipo de som, já que a maioria desses djs que por aí populam, apesar de tecnicamente bons têm fontes de conhecimento escassas!!!

grd abraço

Anónimo disse...

ando mesmo, mesmo a gostar das produções da Ed Banger. tanto da música como da própria iconografia (no post do TBCC ia colocar imagens...mas andei a lutar com o blogger.com e nem sequer consegui pôr os links como queria).

não sei se vai pegar ao mainstream porque acaba por ser uma onda que muitas vezes roça a agressividade pelos índices de distorção. passamos o remix do Sebastian para o 'Texas' do benjamim theves no ADN e aquilo é duro, bem rough!

[Busy P tem um remix para Fancy brutal - www.myspace.com/fancyband - 2ª música.]

Digitalism (e pessoal da kitsuné), simian mobile disco acabam por estar num registo semelhante e menos quebrado.

quanto a questões de 'azeiteirada'; a discussão sobre 'quem' passa 'o quê' e 'porquê' é interminável. cada vez acho mais que o comercial representa 'segurança' e simplesmente há quem fique satisfeito em manter-se nesse campo.



PS. pelo que vi no vosso blog, temos escolhas muito semelhantes!

gustavo beça disse...

ARO!

realmente, não adianta discutir quem passa primeiro o quê. contudo, como em tudo na vida ha quem se satisfaça com pouco e não arrisque até que haja resultados. já dei uma vez estes exemplos, mas acho que são bem elucidadtivos. o "washing up" e o "rocker" (e até o próprio "satisfaction" dos benny benassi) alcançaram tamanha projecção por haver pessoas como nós que estão atentas e arriscam. estas férias fui a S.Miguel passar música com a Helena e um dos djs residentes dos bar onde estávamos veio perguntar que tema era "aquele" (o washing up). isto em Agosto, depois de já andarmos a passar o tema desde Março!
qto à ed banger, não sei mesmo se irá passar as barreiras para o mainstream. concordo plenamente quando dizes que é música agressiva! mesmo nos circuitos mais underground, e supostamente mais "abertos", julgo ser dificil, pelo menos para já, pois acaba por se tornar um género algo claustrofóbico. talvez aos poucos...

o original do benjamim theves já é pesado de si!!:) a remix do sebastian é de picar o miolo!!

grd abraço