segunda-feira, setembro 26, 2005

Crónicas Nocturnas # 40

No sábado lá fui ao Baco passar som, e, mais uma vez, uma noite ao rubro, e que superou as expectativas, tendo em conta que a festa do MXL no Castelo de S. Filipe também começava cedo...

Gosto sempre muito de ir passar som ao Baco, e acho que a noite correu-me bem, e vi o pessoal bastante animado e divertido. Por lá também apareceu montes de pessoal amigo, como o Mário João, o Miguel "Papa-Fruta", o Marco, o Daniel, a Elisa, etc...Comecei numa onda mais ligada ao Punk-Funk, Dub, Dubbed-Out Disco, passando por Depeche Mode (já comprei o bilhete para o concerto...eheheh), Cesária Évora remisturada por Carl Craig, e depois para ondas mais ligadas ao Electro-House e a algum Punk-Funk mais ritmado...na hora de ponta toquei coisas como a remistura de Soulwax ao Dare dos Gorillaz, a remistura de Jacques Lu Cont ao Lose Control da Missy Elliot, o Freakin`do Marc Romboy com Blake Baxter, o I Feel Space de Lindstrom ou a remistura de Tiga ao Washing Up do Tomas Andersson...Finalizei o set com o tema I Wanna Rock You de Giorgio Moroder. E mais uma vez, um muito obrigado a quem me apoia e a quem se diverte e gosta de ouvir a música que passo no Baco.

De seguida, decido deixar a minha mala dos cds á responsabilidade do Mário João, dado que ele não estava com vontade de ir a mais lado nenhum (Mário, muito obrigado, e nem imaginas o jeito que me deu...), e de seguida dirigi-me á praça de táxis, para ir apanhar um, para me transportar á festa do MXL, no Castelo. Chego ao táxi, e ao dizer o destino pretendido, diz-me logo o taxista que para ali não ia, porque o trânsito por lá estava muito confuso...Bem, lá me decidi a ir a pé, e de facto, não posso censurar o senhor taxista...aquilo de facto estava uma confusão medonha...Mas verdade seja dita, entre 10 a 15 minutos cheguei á porta de entrada (quando é para andar rápido, não me faço rogado).

Entro na festa, subo umas escadas, e deparo logo com a sala Chill-Out, onde tocava um Deep-House agradável, e estava bom ambiente. Mas não fiquei por lá muito tempo, subi as escadas que me levariam ao "dancefloor" principal, e mais uma vez me deparo com um excelente ambiente. Aí estava a tocar um bom tema de House vocalizado, e logo deparo com a Elisa e restante pessoal que a acompanhava, tudo malta boa-onda e conhecida lá do Baco. Mal chego ao pé deles, o registo musical muda para a versão do Hot In Herre feita pelo Tiga, e não resisto a começar logo ali a dançar, para só parar umas horas depois...Na cabine estavam os grandes Safara, Sukik (ex-Jacklyn) e Jonhy The Volk, que nos presentearam com boas sonoridades durante a noite inteira, acompanhados por um saxofonista e pelo João do Café Com Estória a tocar piano. O Safara e a Sukik(ex-Jacklyn) andaram sempre a passear por entre linguagens mais ligadas ao Electro e derivados e ao Funky-House Electrónico estilo Brett Johnson (estilos que para mim não são nada incompatíveis, bem antes pelo contrário...), e o Jonhy THe Volk também não fugiu muito deste registo, mas de vez em quando tocava cenas ou mais ligadas ao House vocal ou ao Progressive-House, mas cenas boas, dentro do estilo. Ouviram-se temas e/ou remisturas de Tiga, Tiefschwarz, Alter Ego, Brett Johnson, Vitalic, Del Costa & Pedro Goya (quando soaram os 1ºs acordes do #37 foi a loucura...), Joakim, Blackstrobe, Booka Shade ou Derrick L Carter (e ainda ouvi por lá uns temas bastantes bons e desconhecidos, o que é sempre bom...). Também ouvi por lá um tema que me pareceu ser uma remistura ao The Chase do Giorgio Moroder. E o pessoal a aderir bem a praticamente tudo o que era tocado. E eu, que até nem sou grande adepto de ouvir músicos a tocar por cima da música que está a ser passada, gostei de ouvir o saxofonista e o João, se bem que em cenas muito electrónicas destoa sempre um pouco...

Há já muito tempo que não ia a uma festa destas em Setúbal...em clubes já tenho, é, claro apanhado boas festas, sejam certas sextas-feiras no ADN ou festas que estejam ligadas á Dub-Delight, mas fora do circuito de clubes, há muito tempo que não apanhava uma noite assim tão mágica...Não há palavras para descrever a sensação de se estar a dançar a música de qualidade, ao ar livre, numa noite quente (?) de Verão (eu pelo menos não tive frio...), com uma paisagem magnífica, a olhar para o céu e ver a Lua e as estrelas, e ter o privilégio de estar bem acompanhado, e ver que o pessoal á volta está todo, sem excepção, a divertir-se (tanto, que por vezes lá davam encontrões na bancada onde estava a aparelhagem de som, e lá saltava o raio da agulha do gira-discos...). Só senti vibrações positivas durante o tempo que lá estive, e foi giro ver as diferentes tribos urbanas a divertirem-se e a conviverem de forma saudável, coisa que infelizmente não se vê tão frequentemente em Setúbal (se bem que nos últimos tempos, em sítios como o MXL, o Baco e até certas noite do ADN tem-se visto essa heterogeneidade de públicos...). É tal e qual como comentou o grande Calhotas, assim vale a pena sair á noite em Setúbal.

A festa acabou por volta das 6:30 da manhã, e acabou com chave de ouro...a remistura do Tiga ao Washing Up do Tomas Andersson...escusado será dizer que o extenso público estava ao rubro, e é um facto que os temas a que o Tiga está ligado são irresistíveis...vide o vídeo do novo single em http://www.tigayougonnawantme.com , que é outra bomba, e que já ouvi ser tocado no Lux. Foi o tema que faltou ontem, mas o single só é editado algures entre 10 e 17 de Outubro (já vi as duas datas anunciadas...), portanto...

Acabada a festa, lá vim para baixo na companhia dos meus amigos Papabolos e Raça. Ainda encontrei o Cláudio e o Zé Pescador do ADN, que me contaram que a noite do Simões, na sexta passada lá no ADN tinha sido muito boa (e já tinha ouvido outros comentários a confirmarem-no...). No caminho ainda encontrámos uns jovens e tivemos com eles uma pequena, mas saudável discussão acerca dos méritos do DJ Vibe...

Enfim, só posso dizer que foi uma grande noite, tanto no Baco, como no Castelo de S.Filipe, e que algo a que me tenho questionado bastante nos últimos tempos foi de certa forma respondido com esta festa do MXL, embora existam sempre certas variáveis a ponderar...Era a festa de aniversário do MXL, e como tal, a continuar assim, que o MXL tenha uma longa vida, que vá continuando a atrair públicos heterogêneos, e que vá continuando a fazer mais festas destas...a malta agradece! E é engraçado como não houve necessidade de trazer nenhum grande nome para atrair as pessoas...Pelos vistos o "selo" MXL é suficiente para tal, e o Safara, a Sukik (ex-Jacklyn) e o Jonhy The Volk souberam dar bem conta do recado...

1 comentário:

MigHell disse...

Hello!
Gostava de poder falar ctg, se quizeres, aqui tens o meu mail:
lektroboy@lektroboy.com

Cya soon