quarta-feira, setembro 07, 2005

Crónicas Nocturnas # 37

Na quinta-feira fui ao 1º dia da Festa das Vindimas...o habitual de sempre, ou seja, muita gente, muitas barracas a vender o belo do moscatel, e o Barril sempre cheio de gente...

A seguir fui á inauguração de uma nova discoteca em Palmela, a VIP, no local onde era o antigo Bar da Vila. Aquilo está completamente diferente, não tem mesmo nada a ver com o que era antigamente. A parte de cima está muito bem decorada, com bastantes assentos. A parte de baixo, a discoteca, também está bastante diferente. A música é que não é nada ao meu gosto...na parte de baixo, ou seja, na discoteca, predominam sonoridades mais ligadas ao House "mainstream", e na parte de cima temos, mais ao começo de noite, sonoridades Chill-Out, que com o avançar da noite começam a desaguar em Hip-Hop/R n B estilo MTV, Kizomba, Reggaeton e outros estilos comerciais. Pode ser que no futuro possam a vir ser tocadas por lá sonoridades diferentes...

Na sexta, após um jantar de anos, fui ao Baco, onde estava o meu amigo Fred_K a passar som dentro do que nos tem habituado, ou seja, Electro e derivados e algum Progressive-House de toada mais "funky". O Baco tava na boa-onda costumeira de sempre, um pouco mais fraco que o habitual, devido a eventos como a Festa das Vindimas ou o Avante...Entretanto o Abel foi lá ter comigo ao Baco, e também teve lá a ouvir um bocado as sonoridades debitadas pelo Fred.

De seguida fui com o Abel até ao ADN, onde iria estar ele ao comando da cabine de DJ. Por lá encontrei o grande Zé Pescador, e escusado será dizer que a acesa discussão acerca dos sets do Zé, que se viveu neste "blog", foi um dos temas principais da nossa conversa...devo esclarecer que nunca escondi ao Zé, e nem ao Cláudio e ao Bruno, a minha opinião acerca do que se passa aos sábados no ADN. Portanto o que eu tenho dito aqui no "blog" não é novidade nenhuma para nenhum deles...

Em relação ao set do Abel, foi eclético, como sempre. Indie-Rock, Punk-Funk, Electro e derivados, House, Metal...o gajo foi a todas...eheheheh. ADN bem composto, apesar da Festa das Vindimas e do Avante.

No sábado fui mais o Zye passar música no Baco, e correu bem...foi a 1ª vez que toquei no Baco com o Zye, e foi muito divertido. Após a meia-noite tive direito a que me fossem cantados os parabéns (pois é, já lá vão 31 aninhos...), e, como sempre, é daqueles momentos que me emocionam sempre...E Baco esteve sempre bom, com mais pessoal na esplanada do que exactamente lá dentro (não os censuro, se eu estivese como cliente também estava lá fora, que lá dentro estava um bocado para o quente...). Um muito obrigado ao Baco e a quem lá trabalha e o frequenta por me deixar entrar no meu dia de anos com o pé direito...eheheheh. Beijinhos também ás Sistas, que andam a gostar muito de LCD Soundsystem...

Acabada a sessão no Baco, fui ouvir o Cid e o Pedro Tiago ao Clube 56, e a casa tava composta, som agradável, dentro de uma linha mais virada para o Funky Electronic-House estilo Brett Johnson ou Derrick Carter, com algum Acid-House á mistura. Espero que voltem a apostar em mais noites destas brevemente...

No domingo foi o meu dia de anos, e houve festa ;).

Na terça, lá fui ao último dia da Festa das Vindimas, e lá fui, finalmente, ver o Mário João e o Miguel Marés aka Papafruta a passar som no Coreto do Largo do São João, em Palmela. A chuva que surgiu entretanto ia pondo em risco a actuação, mas, felizmente, acabou por não causar nenhum entrave de maior...Foram tocadas sonoridades mais ligadas ao Punk-Funk, ao Disco,ao Electro e derivados e a algum House mais ligado ás sonoridades de Chicago "circa" 1986/87/88. Foi muito giro, e pela 1ª vez soube o que era dançar á chuva...de facto, quando a música é boa, nada mais interessa, e coisas como o facto de se estar a apanhar uma molha tornam-se irrelevantes...não digo que o alcóol ingerido (Vindimas, já se sabe...) também não tenha ajudado...Estava muita gente a aderir, e segundo o que me foi dito, tanto sexta e sábado estiveram ao rubro...Pode ser que para o ano apostem com mais convicção num evento destes, em vez de se estar a ouvir "Jorges Nices"...Pena foi a determinada hora a GNR ter mandado cortar o som...Mas valeu a pena ouvir a última música tocada pelo Fred, que foi um final bastante giro para a sessão no Coreto. Pena foi o gajo a tocar ocasionalmente saxofone por cima das sonoridades debitadas...em cenas mais Disco ou Punk-Funk até nem destoava muito, mas em cenas mais Electro...caramba, são coisas que não têm mesmo nada a ver...Já as percussões ocasionais do Jean Vitre eram bem mais subtis, a até davam um andamento mais "disco-sound" á coisa, e ele até tinha o cuidado de as fazer em cima de músicas em que não destoavam...

Acaba o set, e poucos momentos depois cai uma forte chuvada, que me obrigou a mim e a muita gente a ir para debaixo de um pano que estava ao pé do palco principal. Achei graça que muito do pessoal começou a bater, espontaneamente, de forma percussiva no palco de madeira, o que quase criou uma espécie de ritual de índole tribal, uma quase "rave" feita unicamente com sons produzidos com uma mão a bater num objecto de madeira, prova que o espírito dos nossos antepassados mais primitivos vem ao de cima quase sem se dar por isso...

(Relativamente a isto, vejam as fotos que estão no site do Mário João... http://www.freewebs.com/disparo/imagem.htm )

p.s. De regresso ao Lux esta sexta...Trevor Jackson, responsável pela editora Output e mentor do projecto Playgroup...vem inserido numa noite Return To New York, e vem acompanhado pelo principal mentor destas noites, o conceituado DJ/Produtor Arthur Baker, o DJ Oskar Melzer, residente nas noites F.U.N. , em Berlim e também o realizador de vídeos Chris Cunningham, que aparentemente vem para um DJ set...mais uma noite a não perder no Lux.

Aqui fica a descrição que fiz do set do Trevor Jackson em Novembro passado:

"A seguir entrou um dos DJs mais esperados nos últimos tempos, Trevor Jackson, mentor dos Playgroup e dono da editora Output. Iniciou tb o set com sonoridades típicas de Chicago do final dos anos 80, mas cedo dispersou-se por outras sonoridades...Electro (tanto old school como new school), Disco-Sound, Punk-Funk, Detroit Techno clássico, New-Wave, Prince, David Bowie, Frankie Goes To Hollywood, Ellis Beggs & Howard e até o Self Control de R.A.F.(um clássico do Italo-Disco) , produções e remixes dele e temas editados pela Output...Gostei muito. Foi muito "dirty & sleazy", como o próprio gosta de dizer. Público completamente ao rubro..."

4 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pelo link eduardo. ando mesmo contente por coisas terem resultado; dá pica para fazer mais.
gostava de ler mais comentários às noites das vindimas para o bem ou para o mal.

espero que as dezenas que se manifestaram aqui a propósito de outros assuntos também o façam regularmente acerca de outros temas. tem de haver circulação de informação.

fica aqui a notícia (em quase antemão) que noites como esta vão-se repetir ao longo do ano na sede dos Caceteiros e novamente no Coreto do S. João. por isso pessoal, é para aparecer!...e quem sabe participar ;D aceitam-se ideias e propostas.

um abraço

Quem disse que é sempre a mesma coisa?

Anónimo disse...

Belíssima notícia. :D

Força!!!!!!

Anónimo disse...

Sem dúvida que este blog é uma mais valia!É bom saber o que se passa em Setúbal City!
A respeito do enjô de criticas ao ADN (parece não existir outro assunto que não o Zé)o respectivo DJ de serviço nas noites de Sábado, o qual ja deve por esta altura ter o nome gasto e as orelhas bem quentes, sei que são as criticas que impulsionam mudanças e acordam as pessoas! Mas meus amigos existem tantos bares em Setúbal porquê insistem se não gostam, em encher mais o ADN ao Sábado eu cá gosto de dançar á LARGA. O ADN pelo visto tem dois tipos de clientela, a maioria, que vai lá porque GOSTA e o pessoal que não tem mais nada para fazer na vida e NÃO GOSTA do ADN mas enche a casa na mesma para depois poder dizer mal! não tenho nada contra A CASA AGRADECE A PUBLICIDADE GRATUITA!

Electrobot disse...

Não é muito usual eu frequentar o ADN aos sábados, exactamente pelos motivos já aqui mais que enunciados...Gosto muito mais de lá ir ás sextas...

Se estamos a fazer publicidade gratuita ao ADN, ainda bem :). É das casas que eu mais gosto de frequentar em Setúbal.