sexta-feira, junho 10, 2005

Cardápio Nocturno

Hoje irá estar no Baco, em Setúbal para uma sessão de Electro e derivados e Funky Electronic-House, o Zye.

No novo Lab (onde era o Tapa Buracos), o Dj Roger Urb, com sonoridades entre o Deep/Soulfull/Funky House.

Em Lisboa, no Santiago Alquimista, o aniversário da loja Dark Fashion, com passagem de modelos e DJ sets de Abel Santos e Fernando Ribeiro dos Moonspell.

Também em Lisboa, mas no Lux, Strawberry Force Fields Forever (aka Dexter e Zé António Moura da Flur), apresentam a noite Acid-Can You Jack?.

Aqui vai o "press release" relativo a essa noite no Lux:

"Esta era a altura (meados dos anos 80) em que ron hardy, dj no music box de chicago, não tinha discos de house suficientes para um set completo, e então tocava-os juntamente com disco e funk.como os lfo em sheffield, em chicago eram marshall jefferson e dj pierre que passavam as fitas ou test-pressings ao dj para experimentar na pista de dança.

Jefferson, que nunca tinha ouvido coisas da salsoul e ouvia fundamentalmente rock, produz «go wild rhythm track» ainda sem saber muito bem a importância que viria a ter como produtor,mas o seu primeiro highlight foi «i've lost control» com sleezy d: "«i've lost control» veio do rock. Tentei utilizar um pouco de jimi hendrix na equação." «i've lost control» é o «star spangled banner» da house."

A primeira encarnação da house de chicago era uma experiência em progresso. Os temas eram compostos com o objectivo funcional de fazer dançar, utilizando para tal pouco mais do que uma caixa-de-ritmos.no início era verdadeiramente o ritmo, o fascínio com o groove simples e eficaz que provocou o termo "jack", alusão ao modo espasmódico como as pessoas dançavam,semelhante a sofrer pequenas descargas eléctricas.Pouco a pouco o ritmo foi sendo preenchido com outros elementos que eram já obviamente um retomar do disco do princípio da década de 80.

Mas é precisamente na pausa em que a house começou a dar os primeiros passos que se concentra esta antologia da soul jazz, procurando a faceta mais experimental do movimento, muito ligada ao music box. Danny krivit sobre ron hardy: "as pessoas que iam lá ouvi-lo utilizavam as suas caixas-de-ritmos e sintetizadores novos para tentar reproduzir o que ouviam no clube.a maioria eram dj's, não músicos, e faziam a música de improviso." Não é necessário gostar de house para fazer lock groove com estes temas que representam a música electrónica de dança no seu estado mais rude. A sua pulsação futurista tem um impacto sonoro semelhante ao de há 20 anos,quando o minimalismo crú representava um corte abrupto com a música de dança repleta de cosmética e excesso de glamour.

O quê:strawberry force fields forever é uma noite mensal dedicada a acid-house e techno;

«acid: can you jack? chicago acid and experimental house 1985-95» é uma nova compilação da soul jazz records (distribuição sabotage).

onde e quando:strawberry force fields forever acontece todos os meses no lux (lisboa) e passos manuel (porto), em alternância;a sessão «acid: can you jack?» acontecerá no dia 10 de junho no lux e 2 de julho no passos manuel,e servirá de pretexto para apresentar a compilação."

Entretanto, amanhã, sábado, estarei eu no Baco para uma sessão de Electro e derivados, Punk-Funk, Dubbed-Out Disco, Acid-House e outras coisas dançáveis...

Sem comentários: