segunda-feira, novembro 21, 2005

Festas/Noites Universitárias em Setúbal...

Tenho lido muito atentamente os "reports" que o meu amigo "exilado" em Ghent, na Bélgica, o Gustavo Beça, tem "postado" aqui no meu blog, na zona dos comentários, e tenho gostado de ler a aceitação que sonoridades não tão habituais em festas universitárias têm tido lá naquelas zonas...

Ora vejam/leiam:

"Aqui em Ghent teve lugar uma festa de uma faculdade qualquer à qual foi tocar o prestigiado Erol Alkan, residente no Trash Club, em Londres. Devo confessar que não é dos produtores que me entusiasme mais( a mistura que fez para o “rocker” dos alter ego é sem duvida aqula que mais gosto!) mas tecnicamente é muito bom e tem uma selecçao musical do melhor que ha, a comprova-lo está a colectanea “bugged out”, editada este ano. Para variar ninguem se mostrou interessado em ir, por ir peguei na bicicliteca e pedalei ate ao ICC, no Citadel Park. Quando cheguei ainda estava a tocar 4T4. Só apanhei o final com “filthy gorgeous” dos scissor sisters, “sin” dos nin e “join in the chant” dos nitzer ebb, mas fiquei com curiosidade de o ver outra vez!À 1h, subiu ao palco Erol Alkan para duas horas de electro-tech-house da primeira divisao! Confirmaram-se as suas qualidades tecnicas como dj, ao misturar tudo e mais alguma coisa, chemical brothers, juan maclean, vitalic, soulwax, misc., aphex twin white stripes e ate sample dos acordes iniciais de “do you want to” dos franz Ferdinand que deixaram o publico em delirio! Passou muitas coisas que, infelizmente, nao conheço…Às 3h entraram Fredo&Thang, uma das mais conceituadas duplas de djs belgas, logo a seguir aos 2 many djs, glimmers e Starski & Tonic. Assisti somente a uma hora do seu ecletico set do qual fizeram parte gun’n’roses, kiss, vitalic, audion, traffic signs, entre outro...

É tambem em noites como esta que me pergunto se nao estara na altura dos nossos dirigentes academicos (ou seja la quem for que organiza as festas academicas) começarem a apostar em programas de qualidade! Os belgas nao sao mais nem menos do que nós, mas têm uma abertura bem diferente a novas sonoridades e esta noite comprovou-o claramente! Das cerca de 5000 pessoas presentes só uma minoria estaria la pelos djs e, no entanto, aderiram fortemente a este tipo de som! O que nao é de estranhar de todo uma vez que alguns dos actuais sucessos comerciais ja fizeram furor nas pistas de dança “alternativas”. Dois exemplos bem simples sao o “rocker” dos alter ego e o “washing up” do tomas andersson! Os FRITUS POTATOES SUICIDE começaram a apostar no “rocker” em Maio de 2004 e só este ano o tema explodiu um pouco por todo o lado! O mesmo se está a passar com o “washing up” que nós ja tocamos desde março deste ano e agora ate no via rapida passa!...Isto só prova que ha lugar para a boa musica e que se oferecerem algo diferente às pessoas, aos poucos, elas acabam por “ceder”!"

e

"Na quinta-feira, fui passer musica ao “world’s end” o club mais decente em overpoort e aquele onde se pode ouvir o melhor som! A publicidade feita pela ESN (associaçao dos alunos Erasmus) resultou em cheio pois a casa estava a abarrotar!!! Comecei por volta das 22h e como o pessoal estava a aderir o Peter (o dono) achou por bem nao fechar às 3h, como previsto, pelo que so terminei ja passava das 5h30! Ja nao passava musica ha algum tempo dai que tenha sido extremamente gratificante ter casa cheia prontinha para ouvir as ultimas novidades que tenho adquirido por estes lados! O pessoal de Erasmus nao é o tipico frequentador de festa electro-techno, mas, de qq forma, reagiram muito bem a temas como “drug queen” de duoteque, “Juliet India” do vitalic, “zdarlight” dos digitalism, “only” dos nin remisturada pelo Richard-x, “Just Fucking (Roman Flugel's 23 Positions In A One Night Stand mix)” de audion, “you gonna want me” do tiga (nao resisti em passá-la duas vezes!), “do you want to” dos franz Ferdinand (remistura do erol alkan) e claro, ao “washing up” do tomas andersson!"

E eu próprio e o Fred fomos o ano passado passar som a uma festa no ISPA, que nos correu muito bem, e em que o pessoal esteve ao rubro com as sonoridades mais ligadas ao Electro e derivados passadas por nós...

E tendo em conta isto, tal como o Gustavo, também me pergunto a mim próprio porque é que os dirigentes académicos da zona de Setúbal e arredores ou quem organiza essas festas não inovam mais? Serão os estudantes universitários aqui da zona assim tão diferentes dos de Lisboa ou de Ghent? Eu penso que não. É mesmo necessário em festas/noites académicas ter-se de ouvir sempre os mesmos estilos musicais, sempre os mesmos DJs e sempre as mesmas bandas?

Por exemplo, todos os anos, sempre que olho para o cartaz da semana académica aqui de Setúbal, parece que estou a olhar para o do ano anterior, e assim consecutivamente...

Acho que os estudantes universitários aqui da nossa zona merecem melhor, e merecem que lhes seja dada a oportunidade de ouvirem coisas diferentes do habitual...E se calhar até iríamos todos ficar positivamente surpreendidos...

3 comentários:

gustavo beça disse...

ARO!

tudo bom?

ghent, apesar de ser uma cidade pequena tem dezenas(centenas?) de bares com "djs" a passar som, talvez venha dai a designaçao "2 many djs". o mais incrivel é que praticamente cada estabelecimento oferece condiçoes para quem la vai passar som quem nem alguns locais com algum nome no Porto se podem gabar!!! tanta abundancia permite que os responsaveis pela programaçao possam arriscar em coisas diferentes! o "world's end" fica numa rua que tem bares de um lado e outro, mas tirando este bar e o abu symbal (e às vezes o decadance)a musica é do pior, mas mesmo má! assim estes sitios so tem a lucrar em apostar em sonoridades que fogem ao house, musica latina e belga! esta zona é sobretudo frequentada por estudantes, mas o facto de ser estudante nao significa que se tenha que ser estupido e beber ate cair para o lado de cada vez se se sai à noite! mesmo com uns copitos a mais nao aguento muito tempo num sitio onde esteja a dar shakira, crazy frog e por ai fora!!!como eu ha mais gente que pensa deste modo e, a comprová-lo, estao a noite do erol alkan e a noite em estive a passar som no "world's end"!tenho qs a certeza que so uma minoria das pessoas conhecia o erol alkan mas quando a musica é boa e nao se vai para um local com ideia de ouvir os hits comerciais do momento, o resulta sao noite como a do passado dia 20 de outubro!tambem no Porto ja tive oportunidade de passar som em eventos academicos e nao correu nada mal, ate pelo contrario, por isso, toca a acordar!!!

Quanto ao "i love techno" o ambiente era descontraido, embora so uma pequena percentagem nao fosse contituida por gunas!!muito daquele pessoal estava todo "comido", o que me entristece bastante... ver que as pessoas necessitam de recorrer a drogas para curtir quando a musica ja é suficientemente poderosa para nos deixar a levitar!

o disco dos duoteque é realmente excelente! Comprei-o na “music man”, uma loja especializada em musica electronica, onde os 2 many djs, os glimmers fazem algumas das suas compras! Às quintas feiras chegam as novidades e é sempre uma agitaçao saudavel para ouvir aquilo que de mais recente se vai produzindo!

O juan maclean vai tocar ao “petrol” na antuerpia no dia 2 de dezembro. Gostava de ir mas nesse dias os soulwax apresentam as nite versions em bruxelas, e tem como convidados especiais os lcd soundsystem, depois a noite segue como “2 many djs”! Perguntei a um dos gajos da “music man” onde podia arranjar a versao que os dos abba que os “2 many djs” têm passado mas ele nao sabia e disse que, provavelmente, seria uma mistura feita pelo proprios e que nao estaria disponivel…

Um grande abraço

Gustavo Beça

Anónimo disse...

boa crónica:D

"Perguntei a um dos gajos da “music man” onde podia arranjar a versao que os dos abba que os “2 many djs” têm passado mas ele nao sabia e disse que, provavelmente, seria uma mistura feita pelo proprios e que nao estaria disponivel…"

é do jesper dahlbäck e, como aqui o eduardo, também ando à procura disso! se souberes mais alguma coisa diz.

eduardo, a versão "voulez" que está na juno não é a mesma :/

gustavo beça disse...

ARO!amanha vou tentar saber mais essa versao...