terça-feira, novembro 01, 2005

Crónicas Nocturnas # 45

Na quarta fui mais uma vez á minha nova residência no ADN...A noite em si correu bem, mais uma vez passei por entre os diferente estilos ligados ao Electro...Pena a afluência por parte das pessoas não ser ainda a desejada, mas tenho a convicção que será uma questão de tempo...

Na quinta, eu mais o Abel fomos passar som na inauguração de um novo espaço em Setúbal, o Outro Lado (que fica onde ficava o Marr nestes últimos meses, perto do La Bohémme). Correu bastante bem, fizémos um set bastante eclético, em que passámos pelo Deep-House, pelo Disco-Sound, pelo Electro e derivados, pelo House mais "clássico" e até por grupos dos anos 80 como os Yazoo ou The The...E a casa esteve sempre muito animada, apesar da noite chuvosa que se fez sentir.

Na sexta, lá voltei ao Outro Lado, mas desta vez com o Mário João, para mais uma noite com o nosso projecto Revolwers, onde damos mais ênfase a sonoridades mais ligadas ao Electro e derivados, ao Punk-Funk, a algum Disco, a algum Minimal Techno estilo Kompakt/Trapez e a algum House de Chicago "circa" 1986/87 ou sonoridades recentes que de certa forma o emulem.
Mais uma noite que correu bastante bem, o pessoal bastante animado.

E no sábado, lá voltei outra vez ao Outro Lado, mais o Abel...nesta noite o set foi mais virado para sonoridades mais ligadas ao Funk, ao Disco-Sound, ao House de Chicago "circa" 1986/87, a algum Punk-Funk, algum Italo-Disco e a algum Electro e derivados. E, para variar, mais uma noite com boa-onda.

De realçar que saímos sempre tarde todas as noites, dado que a casa fecha mais tarde do que a maioria das outras casas de Setúbal. O espaço em si está muito giro, faz lembrar muito certas casas do Bairro Alto...é mesmo "O Outro Lado" da noite setubalense, em conjunto com o La Bohémme...

Na segunda, que era véspera de feriado, e cada vez mais noite de Halloween, começámos, eu, o Zye, o Mário, uma amiga nossa, o meu primo e a namorada, a noite no La Bohémme, um dos primeiros sítios em Setúbal a explorar bastante bem todo o imaginário ligado á noite das bruxas...Estavam lá o Abel e o DJ Nightbreed aka Fernando, que nessa noite, enquanto os ouvi, tocaram coisas mais ligadas ao Rock Gótico, ao Metal, ao Punk e até algum Electro-Pop colheita 80s. A casa estava decorada a preceito...o Paulo, o dono do La Bohémme, esmera-se sempre muito na decoração do La Bohémme, nesta noite em questão, e nota-se...estava excelente...muitos panos escuros, muitos adereços a condizer com a noite em questão, e vário quadros que representavam umas vampiras muito "sexys". E, é claro, muito pessoal vestido de negro, e alguns até vestidos como vampiros, bruxas, e outro tipo de "fauna" típica nesta noite...É sem dúvida uma das noites mais fortes no La Bohémme...

A seguir demos um salto ao Outro Lado...também estava com um ambiente porreiro, e estava lá os grandes Gino e Leitão a passar som, também mais ou menos dentro das mesmas coordenadas do que se passava no La Bohémme.

Depois fomos em direcção á VIP, em Palmela, onde eu, o Zye e o Mário deveríamos ter passado som...Bem, o Zé ainda passou, mas foram só três discos...

Tínhamos combinado que seria o Zye a iniciar a nossa sessão, depois seria eu, a seguir o Mário, e depois o Fred...

O Zye começa a passar som, e entra pela cabine adentro uma moça, que vim a saber que era a nova gerente da casa, a perguntar quando abríamos a pista com música mais comercial...eu estava também na cabine, e disse-lhe que nós não passávamos música comercial, e que a festa já estava marcada há já uns tempos. Ela achava que as pessoas que lá estavam queriam ouvir música comercial ( e mais tarde veio-se a verificar que ela, de certa forma, tinha razão), e se o residente não poderia também passar só uns discos ao começo para depois entrarmos nós...eu discordei, e disse que para isso teria de ir falar com os patrões...

Assim deve de ter feito, porque ainda o Zye estava a passar o 3º disco, e foi-lhe pedido que desse lugar ao residente, só para ele passar uns discos, e que depois entrávamos nós novamente...

O que se passa é que nenhum dos três achou bem o que se passou, e custou-nos ver cortarem o set ao Zye daquela maneira, e ao virmos as pessoas a aderirem tão bem ás sonoridades comerciais, rapidamente chegámos á seguinte conclusão: (e tendo em conta também a experiência que eu e o Mário tivemos naquela "célebre" noite no Bar da Vila...), que se insistisemo em ir passar som, estragariamos a noite a nós, á casa e a quem a frequentava...Ou seja, decidimos não passar som naquela noite, e acho que foi a decisão mais acertada que tomámos os três...Ganhou a casa, ganharam os clientes e ganhámos também nós, porque se não existem condições para fazermos o nosso trabalho como deve de ser, mais vale estarmos quietos...(e sim, por essa ordem de ideias eu e o Fred também deveríamos nos ter ido embora, aquando da tal noite no Arrábida Klub Kaffé, e arrependido estou eu de o não ter feito...mas são este tipo de experiências, pelas quais nós passamos, que nos fazem crescer e aprender, para ver se não passamos a vida a repetir os mesmos erros...).

Entretanto telefonei ao Fred, a dizer que não valia a pena aparecer lá na VIP, que já não ia haver festa, dadas as circunstâncias, mas o Fred não gostou muito da ideia, e disse que vinha pessoal para o ver passar som...entretanto foi ter connosco á porta da VIP, e dise-nos que ele ainda fazia tenções de lá ir passar som, mas entretanto nós fomos embora sem saber lá muito bem qual a decisão que o Fred iria tomar...soube mais tarde que o Fred aceitou passar som lá na VIP...espero que lhe tenha corrido bem...

E é claro, fica aqui um enorme pedido de desculpas a que lá tenha ido á VIP com a intenção de nos ir ouvir...já sei que houve pessoas que ficaram muito tristes com isso, mas como devem de calcular, a partir de certa altura deixou de haver condições para o poder fazer da melhor forma. Esperemos que compreendam, e que nos perdoem...

Entretanto fomos a casa largar o material todo, e lá fomos ao ADN, que estava mesmo muito animado, e que naquela noite tinha vários DJs...para além do residente, o Zé Pescador, estava também lá o Abel, o Nightbreed e o rapaz que é o residente das noites Metal ás quintas no ADN (esqueço-me sempre do nome dele...). Acabou por ser uma noite bastante divertida, com bons temas de Metal, de Rock Gótico, de Electro-Pop e até o La Rock 01 do Vitalic...

Temas da noite:
-O já referido La Rock 01 do Vitalic
-Sisters Of Mercy-This Corrosion
-Heróis Do Mar-Paixão
-Samantha Fox-Touch Me
-Alphavile-Big In Japan
-Duran Duran-Hungry Like The Wolf
-Depeche Mode-Personal Jesus

Foi um fim de noite divertido, para uma noite que foi bastante atribulada, e que me fez abrir os olhos em relação a algumas coisas...

11 comentários:

MP disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MP disse...

"só para ele passar uns discos" é uma coisa que me enerva solenemente... Não vos conhecem quando combinam com vocês? não sabem que tipo de música passam? Se não sabem, deviam ter sabido antes! Que falta de profissionalismo o desses donos de bares! Se sabem, então que deixem as pessoas trabalhar! não é preciso passar o "Call on me" para por uma pista a mexer...

Saloiada de gente essa

Um abraço de incentivo

Electrobot disse...

MP, muito obrigado :)...foste rápido a vir ler isto...mal acabei de o "postar"...eheheh.

Um grande abraço...e boa noite CD-R para amanhã ;).

Anónimo disse...

por acaso os gerentes nem sequer são pessoas que alguns de nós não conheçam bem.

o que provavelmente não sabiam era que a decisão era irreversível. o gajo punha uns discos comerciais durante uma ou duas horas e depois ficavamos com os restos...foda-se eu não ando aí pedinchar para pôr música!! se não há condições mais vale não fazer nada.

sou capaz de passar aí pela noite CD-R, dependendo da hora do concerto de Soulwax.

[]

Anónimo disse...

realmente não se faz......mas a noite acabou por correr bem...O Fred pôs 1 somzinho lá em baixo e até houve quem ficasse... :)
Os donos puseram o pessoal á vontade e ninguém pedinchou nada...acbou por ser fixe!
Mas compreendo a vossa parte!

Anónimo disse...

Gostaria antes d td, agradecer e louvar a camaradagem mostrada pelo Mário e pelo Eduardo aquando d toda a situação q s passou. Eu definitivamente tinha perdido a vontade d passar música nessa noite, n gostando d toda a falta d profissionalismo apresentado por determinadas pessoas. Pois para mim naquela altura faltaram-me ao respeito...
Tinha-se perdido todas as condições para passar música, e para s realizar a festa programada. Esta é a verdade.
O Fred ao decidir querer passar música, foi a opção dele. Eu n tenho d concordar!! Alias, o Fred até devia ter estado lá connosco e ter assistido a td, pois a festa era dos 4... Cada um trabalha c/as condições q acha melhor. Para mim as condições tinham acabado. Mas isso sou eu. E entristeceu-me ver pessoal nosso amigo lá, e constantemente a chegar para nos ouvir e: "então a q horas começam?" O nosso pedido d desculpas vai para todos esses amigos e conhecidos. Não me esqueço das palavras d uma amiga nessa noite, aquando d termos ido embora: "vcs estão d parabéns, só estão a demonstrar uma grande união e respeito pela vossa arte, um por todos e todos por um."

A todos um OBRIGADO.

Anónimo disse...

Meus amigos é assim, primeiro a mim disseram-me para lá estar a partir das duas que era a hora que abria a pista e que eu só tocava as 4.30 da matina, como estive a trabalhar até tarde, saí ás 9:30, tive que ir a casa buscar o material tendo depois ido jantar a casa de um amigo o que me fez perder algum tempo, no entanto eu estava no bar da vila ás 2.30 depois do edu me ter telefonado a dizer para eu não ir que não valia a pena, facto que eu não podia concordar e tive que ir verificar pessoalmente.Depois de ter estado a discutir a situação com todos os intervenientes no evento á porta, decidi entrar para ver o que se passava, deparei com uma serie de putos todos excitados, porque era dia das bruxas e tinham, assim um dia de licença para saír até as 3 da manhã que foi o que efectivamente aconteceu, eram 4.00 horas só estavam os bons.Comecei a tocar a partir das 4 e acabei perto das 6 da manhã sempre com gente a curtir na pista.
Efectivamente o que se passou foi lamentavel, mas de facto ninguem disse a ninguem que não podia passar musica, tinha que se adiar o começo, e de facto com a casa que estava foi o melhor que se fez, não me interessava a mim nem a nenhum de vocês de certeza irmos meter som para o estilo de pessoas que lá estavam.
Agora falta de profissionalismo é fazer um cartaz com o nome de uma produtora e por nos adiarem um pouco a hora de começo bazar tudo e deixar o pessoal sem saber o que se passava, eu acho que podia ter-se discutido isso com os gerentes da casa e eles tinham, como efectivamente fizeram adiado um pouco a hora mas cumpriamos com o que estava no cartaz sem ninguem mendigar nada a ninguem, e para a próxima ou não havia ou era com contratos na mão.
Correu bem, esteve com gente e até ficamos de falar para fazer um after de uma qualquer festa que haja na região para alem de estarmos com a casa aberta para futuros eventos á hora normal de funcionamento da casa.
Até o André do Culto lá esteve e falou sobre a possibilidade de se fazer qualquer coisa por lá tambem.
Portanto amigos não foi assim tão mal, bem pior é chegares a um sitio e dizerem-te, como já aconteceu mais do que uma vez que, não havia nada marcado nesse dia ou que se tinha que adiar a coisa.
Como vêem nada se perde tudo se transforma.
É preciso é ter calma e saber ver o que está a frente dos nossos olhos, e sobretudo cumprir com o que nos comprometemos a fazer e que faz tanta gente la ir.

Electrobot disse...

Ó Fred, mas qual falta de respeito e de profissionalismo? Não havia pura e simplesmente CONDIÇÕES para fazermos como deve de ser o nosso trabalho. A partir do momento em que cortaram "as vazas" ao Zye, instalou-se ali um certo clima de mal-estar, e vimos claramente que as pessoas que ali estavam não estavam lá para ouvir o tipo de som que passamos...

Tu passaste som, e fizeste o que achaste certo...nós decidimos não passar som...

Ou se respeita o que está efectivamente marcado,estivesse lá quem estivesse, ou seja, nós a noite inteira ou então não vale a pena...Com o DJ residente a passar Summer Jam e coisas do género,e tudo a delirar, como é que depois se dá a volta aquilo? É muito complicado, e todos nós já passamos por essas experiências, e já não temos vontade de passar por elas...

E não te esqueças que éramos 4...E a partir das 4 e tal fazíamos o quê? Passávamos som para aí meia-hora cada um? Não dá...

E o melhor é falarmos pesoalmente e com calma acerca disto...não me apetece estar aqui na internet a falar mais do que já falei...

Anónimo disse...

Ó Eduardo faziamos o k estava no cartaz, cumpriamos o que nos propunhamos fazer, o k fez as pessoas que lá estiveram até ao fim, valer o esforço de ouvir os "summer jams" até a nossa hora, nem k cada um toca-se meia hora!!(havia de saber muito bem a quem lá ficou)
Parece que andamos com os papeis trocados normalmente sou eu que me chateio com estas coisas e acabo a mandar toda a gente para o C"#$%&*, mas desta vez acho k fiz o correcto, será???
Força vamos reunir aí, quando como e onde?

Anónimo disse...

fred, chegaste atrasado e não viste o que se passou. tudo bem, tiveste as tuas razões. mas pensas que nós somos alguns palhaços para nos dizerem agora não esperem mais algum tempo e depois ficam com o que der. ainda por cima com o estilo de música que estava a passar?!já não alinho em sandes mistas.

é verdade o que o eduardo disse; se fossemos todos passar som a partir das 4 com as condições que tinhamos definido de 1h para cada um nem tu nem eu tinhamos oportunidade. eu não carreguei às costas um monte de discos para chegar lá e passar 5 músicas entendes?...para mim isso é pedinchar.

outra coisa em relação à tua Fusion. as pessoas que aparecem lá tuas conhecidas associam a marca a ti (não a nós), vendo bem as coisas...e idependentemete dos condicionalismos, TU tinhas que estar lá desde o princípio, já que é a imagem da tua empresa que está em jogo. se menosprezas isso e apareces lá meia hora antes de entrar é contigo.

depois do que fizeram ao zé eu nem sequer pus a hipótese de receber...25€ para pagar o quê? a minha má disposição?? claro que com vocês correu tudo na boa...não apanharam o pico da discussão e cairam lá de pára-quedas.

eu já perdi a paciência há uns tempos depois da situação do Bar da Vila e estou cansado que as pessoas não sejam frontais.

as coisas podiam-se ter resolvido se tivessemos estado lá os 4. pá, até podíamos ter decidido trazer os pratos para o piso de cima e fazer lá a festa...mas não era para começar às 4 da manhã e acabar às 5.30!


não queria passar a imagem de meninos bem comportados de risquinha ao lado com o último botão camisa apertado que não se importam de esperar.


Posso ter levado as coisas muito a sério, talvez demais ao vossos olhos. mas a decisão foi unânime e simultânea assim que o zé saiu da cabine.

foi apenas defender a nossa posição.

Anónimo disse...

Tass bem Mário não quero "stresses"!!Cada um fez o que lhe deu para fazer, acho bem democracia.
"(..)outra coisa em relação à tua Fusion. as pessoas que aparecem lá tuas conhecidas associam a marca a ti (não a nós)."
A Fusion não é uma marca nem uma empresa, a Fusion é um conjunto de amigos que gosta de fazer festas, e se diverta a fazê-las.
Agora deixa que eu vou tentar de facto tratar melhor das minhas coisas!!

Abraço!! ;-)