domingo, julho 10, 2005

Crónicas Nocturnas # 29

Saí na segunda-feira á noite, para ter uma reunião conjunta, de modo a preparar as coisas para a festa que vai haver no Café Com Estória, no dia 16 de Julho, em que irei estar eu, o Fred, o Pedro Viegas e o China (com o projecto Teenage Fuckfast) a passar som. Fizemos a reunião num bar que fica perto da casa do Fred, o Arrábida Klub Kaffé, um espaço bastante engraçado. Conhecemos nessa noite o simpatíquissimo dono do estabelecimento, e ficou acordado que no sábado eu e o Fred lá iríamos passar som...Ao começo da noite estaria lá alguém a passar uma sonoridade mais ligada ao que eles definem como "Chill-House" (que eu defino como Deep-House...).

Na quinta, eu mais o Zye decidimos sair, e começámos por ir ao recém-aberto Lounge Caffé (espaço onde era o antigo Design), e a pessoa que o está a gerir está a ser co-adjuvada pelo grande Pedro Monchique. Decoração muito gira, sóbria, o ambiente estava giro, e estava a ser tocado uma onda mais Lounge/Chill-Out/Downtempo bastante agradável. O Pedro Monchique disse-me que aos fins-de-semana têm de tocar umas coisas mais "acessíveis", mas fiquei bem impressionado com o espaço...Quem quiser ouvir sonoridades mais calmas durante a semana, já sabe onde pode ir...

De seguida fomos visitar outro bar também recentemente aberto, o Very-Light, e de facto é um espaço com muita luminosidade...Tanta, de facto, que parece que é prejudicial à saúde certas pessoas, pois causa-lhes amnésias...Á porta, estava um dos casais que é dono do bar, e o DJ residente. O Zye tinha estado na inauguração do Bar, e nessa noite ele havia sido apresentado ao elemento feminino desse casal que estava nessa altura á porta do bar, e tinha ficado em aberto a possibilidade de o Zye ir lá passar som numa quinta-feira (mas isso entretanto ficou em "águas de bacalhau", e não duvido que o DJ residente tenha tido algo a haver com isso...). O Zye, como pessoa bem educada e formada que é, foi cumprimentar a senhora em questão, mas ao fazê-lo, a tal senhora emite a seguinte declaração: "Mas eu conheço-o?". Obviamente, o Zye ficou um bocado surpreendido, e referiu que haviam sido apresentados na semana anterior, e que ele tinha ficado de um dia destes lá ir passar som, mas ela argumentou que já não se recordava de tal...enfim...a senhora, coitada, deve de sofrer de amnésia...se calhar convém ir visitar o médico de família o quanto antes, porque ter amnésia deve de ser chato...uma pesoa esquece-se das coisas e tal...Enfim...Em relação ao espaço em si, a decoração não é nada sóbria, é muito pseudo-fashion, com as cores amarela, verde-alface e branca a predominarem, e com demasiada iluminação para o meu gosto. O atendimento também não era dos melhores, o gajo que estava no bar parecia que se estava a "cagar" para os clientes, parecia mais preocupado em falar com os amigos. E o ambiente...parecia o "cabaret da coxa"...só lá faltavam uns gajos fardados de marinheiro para compôr ainda mais o ambiente...A música que lá tocava também não lembrava a ninguém (excepto um tema de Moloko que deve de ter sido tocado por acidente...), e escusado será dizer que não ficámos por lá muito tempo...ficámos com medo que tanta luz e cor berrante nos causasse também amnésia...

De seguida fomos ao Baco, que estava, como sempre, na boa-onda do costume, e por lá estivémos um bocado a conversar com pessoal amigo.

Depois fomos fazer uma visita ao La Bohémme, que já tínhamos saudades de lá ir, e também tava tudo porreiro, "as usual". E a seguir...vale dos lençois...

Na sexta o Zye foi tocar ao Baco, e estive a ouvi-lo um bocado antes de ir para o ADN, onde iria tocar com o grande Daniel Lopes aka Benny Bagassi. O Baco estava bastante animado, e o Zye tava a passar som porreiro.

Entretanto eu e o Daniel fomos para o ADN, com o intuito de começar a nosa sessão. Começámos a sessão com sonoridades mais ligadas ao Big Beat, estilo de sonoridade que o Daniel gosta muito, e eu também já tinha saudades de tocar uns discos dentro dessa onda...Wiseguys, Freddy Fresh, Norman Cook, Freestylers, Deejay Punk-Roc, etc...Conforme a casa foi enchendo, começámos pouco a pouco a enveredar por uma linha mais ligada ao Electro e derivados, e acabámos a noite já a tocar sonoridades mais ligadas ao Electro-Techno (Vitalic, Alter Ego, etc). Foi mais uma noite completamente ao rubro no ADN, parecia uma noite de sábado, e para quem passa música, é muito agradável verificar que as pessoas estão a gostar e a divertirem-se com as sonoridades que se estão a tocar...E da minha parte, e da do Daniel, agredecemos imenso o apoio que nos deram durante a noite inteira, e só espero que possamos lá voltar o mais breve possível, e que se tenham divertido tanto ou mais quanto nós nos divertimos a passar música.

No sábado, fui mais o Fred ao Arrábida Klub Kaffé, conforme o combinado com o simpatiquíssimo dono. Ao chegarmos lá, foi-nos dito que teríamos de ser nós a começar a noite, o que nos deixou um pouco atrapalhados, porque não vínhamos exactamente com as sonoridades mais "chill-house" pretendidas, mas lá nos desenrascámos...Entretanto, durante essa parte da nossa sessão, o dono diz que por volta das 11:30, Meia-Noite, tem que entrar para passar sonoridades mais comerciais, porque era esse o esquema habitual lá da casa...Entretanto, um dos cds com que estávamos a tocar não tinha o "pitch" a funcionar, e o outro de vez em quando embirrava e não lia determinados cds (os cds eram originais...), e só havia quatro colunas no espaço em questão...duas no chão, e duas penduradas no tecto...Entretanto o dono chega, para tocar música mais "comercial", e diz para lá irmos ter com ele á cabine para aí uma hora e meia depois para voltarmos a tocar(e assim que ele começou a tocar, a aderência foi instantânea...enfim...)...Assim fizemos, e decidimos ir para a parte da esplanada...a noite estava quente, e não se ouvia aquela música horrorosa. Por lá ficámos, em conjunto com outros amigo nossos em amena cavaqueira, até ser mais ou menos horas de voltarmos...Ao voltarmos, deparamo-nos com uma das coisas mais surreais que já vi. Estava o pessoal a dançar, mas ao mesmo tempo que estava o pessoal a dançar, aparecem dois gajos a montar colunas e a montar um equipamento novo na cabine...ou seja, de 4 colunas passou-se a ter umas 12, e a meio do set mudaram-se os leitores de cds...Obviamente com interrupções no som, com paragens de música (vulgo "brancas"), e equalizações de som ali a meio do set...E o mais impressionante é que ninguém protestava!!!Se fosse em qualquer outra casa , "underground" ou "comercial", aquilo seria considerado inadmissível, e os protestos ouvir-se-iam imediatamente...Talvez o facto de o dono ser daquelas pessoas que de facto é muito acessível e simpática, e fazer questão de conhecer pelo nome a esmagadora maioria dos frequentadores da casa ajude a esse facto...Por volta da uma e tal voltámos e entrar na cabine para ir passar música, e desta vez já com leitores de cds porreiros, e com bem mais som...Tocámos temas mais acessíveis, tendo em conta o público em questão (Tiga, Mylo, Tiefschwarz, Marc Romboy, etc..), mas mesmo assim pouca gente aderiu ás sonoridades que tocámos...Estava a noite a chegar ao fim, e chegou lá um moço que penso ser o DJ residente da casa, a dizer que o dono tinha-lhe pedido para ser ele a acabar a noite. Lá começou ele, e tocou daqueles "Slows" de Kizomba para a malta poder dançar toda agarradinha...enfim...Parece que em certos sítios os "Slows" estão a voltar novamente...pena não ser com certos temas dos anos 70 e 80...E no fim da noite, á saída do bar, houve uma cena de pancadaria á antiga portuguesa...Mas isso até em sítios supostamente mais "jet-set" como o Coconuts acontece...

Enfim...um sábado á noite bastante surrealista...

De referir que tanto o dono, como quem trabalha no Arrábida Klub Kaffé, é tudo de uma simpatia extrema, tudo muito bem educado e prestável, e o espaço em si também é muito giro, muito agradável (o Zye diz que faz-lhe lembrar certos bares no Algarve), e é um sítio que também pode ser frequentado de dia...se puderem visitar, não hesitem, serão bem tratados...pena é a música...que é horripilante...Sinceramente, não faço grandes tenções de lá voltar a tocar, mas para lá ir beber um copo com amigos não é, de todo, mau sítio (sobretudo na esplanada...).

32 comentários:

Anónimo disse...

Foi efectivamente ridiculo!!
Quando o gig foi combinado apresentaram-nos uma cabine de dj recheada de material, equalizadores gráficos cds com pitch, um sistema de som mediano, o que é facto é que quando lá chegamos o material tinha desaparecido todo, passamos a ter um cd com pitch no qual só um deck que funcionava a 100% o outro tinha o pitch lixado para alem disso lia os cds com os bpm a baixo do normal sem possibilidade de ajustar,o outro meia volta não aceitava cds,(originais) e nos completamente ao papel, de repente apareceram 12 colunas não sei bem de onde, onde vinham incluidas 2 colunas de um sistema mini hi-fi, completamente ridiculo!!!!
A kizombada final com aquelas "cabeleireiras","manicures"e "pedicures" todas,(sem querer ser ofensivo para a classe, voces percebem-me!!)a dançarem agarradinhas foi uma triste conclusão de noite, e fez-me arrepender lá ter ido.
As minhas sinceras desculpas ao Eduardo, mas como ele sabe nunca tinha entrado naquela casa á noite e de facto eu pensava que o pessoal sabia o que estava a fazer, foi um tiro no escuro que não será dado novamente de certeza absoluta.
Um abraço e até breve

Anónimo disse...

Esqueci-me o meu prato veio lixado!!!!!

Electrobot disse...

Grande Fred, não tens nada que pedir desculpa...se fui foi porque quis...ninguém me obrigou, e de qualquer maneira já tinha imaginado que a noite poderia não decorrer muito normalmente, mas existe sempre aquela esperança...não esperava era a montagem de equipamento a meio da noite...E a malta a dançar agarradinha ao "slows" de kizomba foi demais...Acho que nem o pessoal do Gato Fedorento tinha imaginação para tanto...Eheheh...Foi de facto surrealista o que se passou, mas olha, vai dar para o gasto na quinta-feira...Tiga@Lux.

Essa cena do prato ter vindo todo lixado é que também não tá com nada :(...

Anónimo disse...

rapazes, cada vez acho mais, e estava a dizer isso ao zye no ADN, que temos de deixar de ir passar som a sítios onde apostem "também" numa onda comercial, kizonbadas,etc. e em cenas alternativas. não dá, ponto. e acho que o eduardo concorda comigo devido àquela infame noite no agora-quase-bar-de-alterne-Bar-da-Vila.
ou seja, há que criar uma "movida" nossa. ficam aqui alguns nomes: começando por vocês e por mim: Eduardo Martins, Fred K, Mário João, Daniel Bagaço, Zye, Magau, Miguel Papa, Abel, Pantera, Gino, Simões, Joana, e outros que me esqueci que apostam na fuga à comercialidade.
acho que a solução passa mais ou menos por aqui.

um abraço

MP disse...

Muito complicado isso do "ah, agora vou tocar umas coisas comerciais, voltem daqui a uma hora...". Tenho a impressão que me ía embora.

Eduardo, se calhar ainda nos vemos na 5ª no Tiga

Um abraço!

Electrobot disse...

MP, a ver se nos encontramos lá no Lux esta quinta...Epá, MP, nós também tivemos vontade de nos ir embora, mas também não queríamos ir embora sem o $$$...ao menos vai dar para curtir a sério na quinta...

E Mário, concordo plenamente contigo...temos de ser nós a criar a movida, senão...Temos de juntar o pessoal o mais brevemente possível ;).

Anónimo disse...

Meus caros amigos, foi mesmo uma pena a situção que se passou, pois o espaço é muito agradável e merecia um somzaço daqueles que nós sabemos. Mas por "experiência" parece que os sitios bonitos à vista, demonstra-nos mais tarde se tratar de um engano... :| Em relação ao que passei na quinta, e que está retratado no blog de uma maneira que dificilmente eu a conseguia retratar melhor, foi uma cena assim um tanto ou quanto estranha, em mais um sitio que parecia bonito à vista... Que me fez sentir mal na altura, e pensar seriamente se as pessoas têm os valores nos sitios certos... But life goes on. E o mais engraçado é que já tinha desistido "daquele lado da avenida"... Em relação ao comentário do Mário João, estou 100% de acordo, visto se não formos nós a nos unir, quem será? :)

Um abraço

Gisco disse...

:D é mesmo assim! Temos que ser duros! Não há cá marionetas pra ninguém! Eu sou da mesma opinião! Já não aceito que me digam: passa isto, ou passa aquilo.. Passa cenas com vozes ou cenas mais comerciais! :s

Já chega!
Eduardo, abre um bar que eu vou lá tocar também! Vamos pedir um crédito todos juntos! LOOOOOOOOOOL ISto assim não dá.. Em Caminha tb tenho desses problemas, ou tinha (melhor dito) pq agora não aceito! Mas cá, por exemplo, temos um bar(pseudo disco) que tem todas as condições para ser uma cena menos comercial e mais underground (sem fugir à boa onda nem ao pessoal fixe)mas nem nos convidam - a mim e ao meu irmão - pq nem lhes vale a pena convidar.. Pq o que eles querem é mesmo o xiringuito... isso é que lhes dá dinheiro! Cm já disse muitas vezes, nós somos uns Picassos!!! Ninguém nos compreende hoje... Mas amanhã vão-se arrepender, pq depois do dinheiro não há mais nada... Não há feeling...

Eu qd saio à noite gosto de ser surpreendido por novas sonoridades, ao ponto de perguntar à pessoa que tá a passar som o k é akilo k ele tá a passar! Pq isso é k tem piada... Mas a maioria sabe e quer saber qual é a musica que vem a seguir, pq já não tem vida, pq já não sofre nem se alegra, está constante! Estar constante é o contrário de estar vivo! Não faz sentido... Eu gosto de musicas que me alegrem e k me deprimam... Isso é que é viver, isso é k é sentir! Agora não quero tar em sitios nos quais já sei que a seguir vai dar a musica do Simão Sabrosa versão Kizomba... Isso é k não... Tou 100% de acordo... Se me fizessem isso de tar a tocar e ter que sair para entrar um demente qq e passar um som de merda, toda a minha sessão anterior teria sido em vão, em prol de um par de burrecos que não sabem o que é som de qualidade... Mas infelizmente, é neste país que vivemos... Deviamos tar na Alemanha.. Ao menos deixavam-nos tocar à vontade, com alto som, e davam-nos os parabéns!! Pq há muito boa gente que pensa que isto de tocar cenas não comerciais é tocar para nós próprios.. MAs não! É tentar mostrar aos outros o que é realmente bom e surpreendedor... E para isso é preciso coragem! MAs as pessoas não gostam de se surpreender... dá-lhes uma estranha sensação de instabilidade, que não é mais que o hábito e a rotina em que vivem... Essas pessoas não são livres... Liberdade é não haver nexo, não haver sentido.. A rotina nunca pode comandar movimentos importantes! :)

Fica bem!!!

[Abraço(s)]

Anónimo disse...

Eu sou a favor da tal "movida", podiamos começar a juntar-nos para preparar algo, a união faz a força!!
Que dizem????

Electrobot disse...

Yah, Fred, Mário, Zye, etc, acho devíamos começar o mais brevemente possível a criar essa nova "movida", e trocar ideias...

E Gisco...tinhas outro blog, e não dizias nada a ninguém, hein? ;).

Pois é, é pena que muita gente que sai hoje á noite tenha perdido a capacidade de se surpreender com algo, e prefira aquilo que os "media" lhes amandam todos os dias pela goela abaixo, sem terem curiosidade de procurar outras coisas, ou de terem a mente aberta para poderem ser surpreendidos. E hoje até temos toda a informação disponível na internet, não há necessidade nenhuma de se ser unidimensional...Gosto tanto de sair á noite e ir para um sítio em que vá ser surpreendido, em que vou ouvir coisas que nunca na vida ouvi...seja um "promo" entregue no próprio dia, ou algo que já tem mais de 20 anos, mas que soa completamente actual e que nunca na minha vida tinha ouvido, e ver quem está ao nosso lado, seja ou não conhecido, vibrar com a mesma intensidade com que nós estamos também a vibrar...Para mim, é para isso que se criou a noite...Para rotina já chega a nossa vida quotidiana...Qual é o sentido de tornar também a vida nocturna numa rotina? Felizmente continuam a existir espaços e pessoas que quebram, e muito, a rotina...

Anónimo disse...

epá, o problema é simples mas ao mesmo tempo complexo, ou seja, é necessário apenas um espaço, o som até nós arranjamos. tinha de ser um que nos desse liberdade total...têm alguma ideia?

Anónimo disse...

No que diz respeito ao sistema de som e luzes eu consigo arranja-lo a custo 0, já no que diz respeito ao local tenho umas quantas hipoteses, bastava sentarmo-nos e falarmos...que tal irmos beber um copo na tarde de sábado para ver as possibilidades??

Anónimo disse...

este fim de semana não estou cá, só se for na sexta feira à noite. pode ser?

Electrobot disse...

Na sexta não é má ideia, mas por exemplo na sexta o Zye vai passar som ao Estória, e há sempre a possibilidade de eu ir ao Baco passar som...lolol.

Podíamos combinar uma reunião para o próximo fim-de-semana, sem mais demoras...Que dizem?

MP disse...

Grandes movimentações revolucionárias se passam no teu blog, eduardo... Boa onda.

Anónimo disse...

se não fores ao Baco, podemos combinar no estória aquilo é calmito e acaba cedo por isso o zye não está nada alheado.

Anónimo disse...

Por mim Sexta-feira pode ser, tenho que estar no Meco perto das 01:30, portanto ao principio da noite ou fim de tarde podemos combinar para falar-mos, fico a espera de desenvolvimentos....
Ate breve!!!!!

Electrobot disse...

Epá, caso eu não vá ao Baco, por mim é na boa...e mesmo que vá...podem sempre ir falar com o Zye e depois comigo ;).

Yah, M.P., está aqui a formar-se o embrião de qualquer coisa...

Electrobot disse...

Pessoal, como já sei que não vou ao Baco (que fica muito bem entregue nas mãos do Cid), podemos então combinar o nosso encontro para sexta-feira, no Estória, por volta das 10, 10:30.

Se bem que devíamos depois marcar uma data, a um dia de semana, em que todos os interessados nesta questão pudessem também expôr as suas ideias...tipo na terça ou quarta da próxima semana, tipo no Baco, e cedo, que há malta que tem "escola" no dia a seguir..eheheh.

Anónimo disse...

Por mim é na boa, se calhar até preferia que nos encontra-se-mos mais cedo, porque não encontrarmo-nos ao fim da tarde para um bejeca e uns tremoços, enquanto se discute o assunto??

Electrobot disse...

Mas isso ao fim da tarde é na sexta, ou é no tal dia de semana que sugeri ?

Anónimo disse...

Eu estava a pensar no fim de tarde de sexta-feira, iamos até uma esplanada e trocamos umas ideias sem haver o problema da escola no dia a seguir e de forma a que depois todos sigam o seu caminho..parece-vos bem????

Anónimo disse...

pá, eu só chego por volta das 18.00. se quiserem combinar para essa hora. pode ser em palmela?

Electrobot disse...

Por mim é na boa...em Palmela por volta das 18:00 tava-se bem ;).

Anónimo disse...

Por mim é na boa,18h boa hora.
Que tal no Fernando Paulo??
É calminho dá para falar na boa..
Combinem lá onde que eu estou lá..
Abraço!!

Electrobot disse...

Fred, perdoa-me a ignorância, mas onde fica o Fernando Paulo?

Anónimo disse...

ok, fica assim. o café do fernando paulo fica ao pé do Mercado (agora renovado)perto do Santiago. estás a ver onde é?

Anónimo disse...

Olá amigos, estou a ver que isto está movimentado. :D Eu estarei lá também caso me seja possível, visto andar aí um bocado atrapalhado... Mas não à de ser nada!

Abraços

Anónimo disse...

Esta combinado!!!!
Eduardo esta ok para ti??
te log!!!!!!!!!!!!

BioniC disse...

Cheers!

E nós a pensar que só em Tomar é que se passavam weird scenes!... ;-)

Keep uo the good work!

Electrobot disse...

Pessoal, está combinadíssimo, ás 18:00 ou perto disso lá estarei :).

BioniC, por aqui se calhar não se passa tantas coisas como em Tomar, mas acho que cada vez mais vamos indo pelo bom caminho...

Asenetinha disse...

Compreendo a vossa revolta em relação ao AKK. Eu de vez em quando vou lá, porque como voces bem disseram a gerencia é ultra-simpatica, o espaço é mt cool. mas so para que fiquem a saber, ha duas ou tres semanas estive la e, imaginem, o quadro da luz rebentou à 1h da matina e ficamos la às escuras à vontade uma meia hora! e nao foi mais pk achamos k ja era demais e bazamos.... foi no minimo uma noite bizarra, visto k nunca tinha estado numa disco onde faltasse a luz assim em plena festa! enfim...
akele espaço é mt fixe e merecia ali uma musica decente a bombar com bons dj's. acho k so lhe falta isso. é pena k seja o factor principal a faltar..........