domingo, dezembro 14, 2008

Crónicas Nocturnas # 125

Sexta fui ao ADN, para ir ao 8º e último aniversário das noites Gloop, a cargo do Pedro Viegas (último, não porque seja a última vez que o Pedro Viegas lá vá, mas porque o mesmo quer-se dedicar mais ás noites The Groove Is Back, ou seja, acaba por ser apenas uma mudança de conceito). A noite foi a meias com o Mike Stellar, e foi uma noite cheia de boa música com muito "groove" (aliás, mais parecia uma normal noite Groove Is Back do que uma Gloop...). Funk, Soul, Dub/Reggae, Disco, Afro-Beat, House e até algum Techno...tudo música para dançar, com um ADN bastante composto e bastante festivo. Foi uma boa despedida das noites Gloop.

No sábado era suposto ir passar música na festa de encerramento das Mostra de Curtas e Vídeo Experimental de Setúbal 2008, na Capricho, mas, quando cheguei lá, já a festa tinha acabado, não se sabe bem porquê. Enfim...Bem, ao menos os responsáveis pela Mostra e mesmo o Mário João disseram-me que festa tinha sido porreira enquanto durou...

Assim sendo, dirigi-me para o Clubíssimo, com o intuito de ir ouvir o Pedro Goya. Pelo cartaz, era suposto ser no CLUBOUT, mas acabou por ser no Club In, o que até deu um ar mais "underground" á coisa...Chegado lá, ainda estava o João Moço na cabine de som, pois era o final da festa de uma escola qualquer. Acabada a festa, entra o Pedro Goya na cabine. As duas primeiras músicas soaram-me um bocado minimais demais para o meu gosto, mas cedo deu a entender que elas estavam a funcionar apenas como um "intro" para o que viria a seguir...um set cheio de "groove" e muitas influências "old school", onde passado e presente interagiram de forma fluída e nada forçada, e que puxavam a uma dança frenética no "dancefloor" por quem o frequentava. Sonoridades ora a lembrar coisas que ouvia há uns bons anos no Kremlin (quando ainda lá se passava boa música, ou seja, pré-1996/97) ou na Climacz, ora a fazer lembrar sonoridades mais "jacking", ou seja, devedoras do que produzia na House de Chicago "circa" finais dos anos 80, ora também por vezes a fazer lembrar o bom Techno que se ouvia no final dos anos 90 (e até se ouviu um clássico dessa altura, o Relish de Substance) e, no final, cenas mais Disco, como Space Base dos Slick ou Dance To The Beat dos Starflight (tema Electro-Disco de 1981 que soa mesmo muito actual) ou até Electro "Old School" como Hip-Hop Be-Bop de Man Parish. Curti também ouvir no meio do set a remistura de Rob Mello ao Metropolis do próprio Goya e do Costa. Faltou talvez mais um bocadinho de temas vocalizados, mas isto também já é ser picuínhas demais (hey, gosto de ouvir umas vozes de vez em quando...até para não soar excessivamente maquinal). Só posso dizer que me diverti imenso (como já não me divertia há uns tempos).

Sem comentários: