terça-feira, março 31, 2009

Crónicas Nocturnas # 130

Sábado lá fui ao Clubíssimo, com o intuito de me ir "manifestar" um pouco...e gostei de o fazer.

Chegado lá, já o Rogério se encontrava ao comando da cabine de som, com um som mais "tecnoide", mas cheio de "groove", e a pôr a malta a dançar. É verdade, tal como alguns comentários aqui no blog o confirmaram, que o Clubíssimo estava a meio-gás (mas um meio-gás a caminho do bem composto), mas o ambiente estava bem porreiro, e esteve bem mais malta do que no último Manifesto.

A seguir entra o Zentex, também conhecido como Yari (e que há uns anos até veio passar música no ADN), finlandês que se encontra radicado cá em Portugal há já uns 15 anos. E, tal como indicado no cartaz, veio fazer um Live-Act. Obviamente, um Live-Act de música electrónica não será uma actuação ao vivo nos moldes mais convencionais, até por se estar a lidar com sons electrónicos e não com sons mais orgânicos, e, com os avanços recentes da tecnologia, já não é necessário trazer aquelas grandes máquinas a que um live-act de nomes ligado á música electrónica estava ligado (basta ir ao Youtube e ver concertos antigos dos Kraftwerk, dos Depeche Mode ou dos Orbital, para ver a panóplia de máquinas que antigamente se usavam, e comparar com o presente, onde um "laptop" e um teclado MIDI conseguem fazer a festa). Terá concerteza havido quem terá achado que o que o Zentex fez foi um normal DJ set, e, hoje em dia, com DJs também a usarem "laptops" para passar música, a confusão é normal. Eu, pessoalmente, gostei do "live-act" do Zentex, não o achei nada "minimal", teve até bastantes influências Dub-Techno ,á boa maneira da saudosa editora Basic Channel, cuja sonoridade editoras actuais como a Echocord ou a DeepChord estão a recuperar, e até algumas influências de um Deep-House mais electrónico, embora tenham havido também uns momentos mais "detroitescos". Fiquei também a conhecer o Yari nessa noite, e deixem-me que vos diga que é um gajo 5 estrelas, muito acessível mesmo. E pode ser que no futuro o tragam novamente, mas desta vez para um DJ set.

Para final ficou o set do Pedro Goya, bom som, também numa vertente mais "tecnoide", mas não gostei tanto como o set que ouvi dele no Clubíssimo em Dezembro do ano passado.

Pesado isto tudo, o balanço é manifestamente (eheh) positivo, e que venha o próximo Manifesto, que assim vale a pena "manifestarmo-nos"...eheheh.

sexta-feira, março 27, 2009

Cardápio Nocturno

Sexta, 27 de Março :

- Daniel Costa @ Baco - Deep, Sexy & Disco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Artkafé

- Jorge Zuhrt @ T+T

- DJ JP aka Pestana @ Bubba

- Suki & Miro Ronhez @ Clubíssimo

- Luciano Esse & MaGaZino @ Lx Underground (perto do Marquês de Pombal), Lisboa


Sábado, 28 de Março :

- Pedro Viegas @ Baco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Blues Fever Band & Pedro Lontro @ Artkafé

A Blues Fever Band iniciou actividade após algumas Jam Sessions de Blues do L-Gare no Bairro Alto, onde Fast Eddie, El Pavoni e Johnny The Kid (que já se conheciam e partilhavam os mesmos gostos dentro do universo do Blues) decidiram juntar-se num projecto mais sólido, onde pudessem explorar e dar largas aos seus talentos como músicos de Blues. Após alguns concertos, com a entrada de Frank The Burnin' Crow na bateria, os Blues Fever aumentaram a chama e o ritmo do Blues que inicialmente praticavam. Desde então, têm espalhado a febre por onde actuam, "preachin' the Blues" a todos os que são devotos desta religião a que damos o nome de Blues. No passado recente passou a integrar esta banda Mr. Wildcat Shaker, de Texabilly Rockets.
www.myspace.com/bluesfeverband



- Jorge Zuhrt @ T+T

- DJ JP aka Pestana

- Zentex, Rogério Martins, Pedro Goya & Eyptin Wholi @ Clubíssimo - Manifesto 04

domingo, março 22, 2009

Crónicas Nocturnas # 129

Sexta lá voltei ao Clubíssimo, desta vez para ouvir o Bruno Safara e o Trol2000. A música estava excelente, muito variada, entre o Disco, o House e o Techno e outras coisas congéneres. Recordo-me de ter ouvido temas como a remistura de Carl Craig ao Falling Up do Theo Parrish, o Miura dos Metro Area ou Come Down de Tiger & Woods. Pena, pena, foi a falta de público. Não estava a quantidade de pessoas que se desejaria, o que com, música tão boa, é mesmo muito triste...E acho que o facto de não ter havido praticamente publicidade nenhuma também é um pouco negativo...

Cenário diferente no sábado (felizmente). A música, essa, continuava excelente, mas com bem mais gente. Nessa noite ouvi o 3du em conjunto com alguém que desconfio que seja o Kyoshi, e a seguir, Party Sheet. As coordenadas sonoras andavam por entre o Maximal (se bem que, tal como no Palmela Beat, um Maximal não muito ruidoso) e um Electro-House mais musculado, mais umas remisturas "electro" de temas Rock estilo o Beautifull People dos Marylin Manson ou Enter Sandman dos Metallica à mistura. Estava bom ambiente, descontraído, com muita côr, muita diversão e muitos "party glasses" (como que se quer hoje em dia numa festa com este tipo de sonoridades). E, exceptuando as tais remisturas de temas Rock, pouca coisa reconheci, para além de Day `N` Nite de Kid Cudi vs Crookers e Drug Queen dos Duoteque, mas praticamente tudo o que ouvi pareceu-me bem porreiro. Mais uma grande noite no Clubíssimo (e, para esta festa, havia publicidade espalhada por quase toda a cidade)...pena as sextas não estarem a mexer como deveriam...

Para o próximo sábado, também promete ser festa da grossa, com mais um Manifesto, com Zentex, Rogério Martins, Pedro Goya & Eyptin Wholi. E no outro, 4 de Abril, aí sim, uma festa USFL.

E, dia 25 de Abril, mais uma festa que, não sendo no Clubíssimo, parece-me interessante, embora, pessoalmente, odeie o tipo de som do cabeça de cartaz, e seja daqueles DJs que represente tudo aquilo que menos gosto na nossa "club scene"...Mas estão lá dois nomes que compensam, embora continue sem perceber esta mania de misturar alhos com bugalhos...Fica aí o cartaz :

quinta-feira, março 19, 2009

Cardápio Nocturno

Quinta, 19 de Março :

- Suki & Miro Ronhez @ Clubíssimo

- Nathan Fake (live) @ Lux, Lisboa


Sexta, 20 de Março :

- Daniel Costa @ Baco - Deep, Sexy & Disco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Artkafé

- Jorge Zuhrt @ T+T

- DJoana @ Bubba

- Bruno Safara & Trol2000 @ Clubíssimo



- Julien Chaptal, MaGaZino, Pansorbe & Fulano 47 @ OpArt - 1º Aniversário Flash

- Omar S @ Lux, Lisboa


Sábado, 21 de Março :

- Rui "Ratto" @ Baco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Grooveland & Pedro Lontro @ Artkafé



- G-Trash & 3du @ MXL - Liquid/Drum n Bass Sessions



- Jorge Zuhrt @ T+T

- D`Rockers @ Bubba



- Party Sheet vs Drop Top, Kyoshi & 3du @ Clubíssimo

domingo, março 15, 2009

Crónicas Nocturnas # 128

Na sexta fui ao Clubíssimo, onde fui ouvir o Pedro Tiago, o Alexx Wolfe e o Andy Books...Foi muito porreiro, o som dentro de uma toada mais "Minimal", mas com "groove", e, consequentemente, bastante dançável. Pena foi, tal como na semana passada, quando lá estive a passar música com o Mário João, não ter estado mais gente. Mas o ambiente estava bem porreiro, e quem lá esteve divertiu-se.

No sábado também fui ao Clubíssimo, mas, aí, a história já foi outra. Mais uma noite com o selo Costa aka MaGaZino, desta vez acompanhado pelos Freshkitos e pelo Señor Pelota, e foi festa da grossa. Quando cheguei, a casa estava a compor-se, e já se encontrava o Señor Pelota a passar música. Durante esse período, passou um som variado, tanto se podia ouvir House, como Techno, como cenas mais "discoides". Recordo-me de ouvir a remistura de Discodeine ao Trembler dos Photonz (e que até curtia ouvi-los novamente no Clubíssimo a passar uns discos...eheh), entre outras coisas porreiras.

A seguir entrou o MaGaZino, já com a pista ao rubro, e assim a manteve até ao final da prestação, com sonoridades por entre o House e o Techno. Quem o ouviu, já sabe o casa gasta...sempre a impôr aquele ritmo que não consegue deixar ninguém parado, inclusivé pessoal que normalmente não consome muito esses tipos de sonoridades. A seguir entraram os Freshkitos, que também não fugiram muito ás coordenadas impostas pelo MaGaZino. Gostei sobretudo de ouvir um tema que costumo passar nos meus cada vez mais raros DJ sets de música electrónica, o RJ de Radio Slave, e outro que não sei o que é, mas que tinha uma "pianada" muito "jazzista", e que me pareceu que algum pessoal, assim á primeira, acharam estranho, mas que depois entraram no balanço e no fim do tema já toda a gente dançava freneticamente.

Sairam os Freshkitos de cena, e deram lugar novamente ao Señor Pelota, para que quem deu início á festa, a acabasse. O registo nessa altura começou por ser um bocado mais "technoide", mas conforme a festa se aproximava do fim, começaram a surgir clássicos como Wild Luv de Roach Motel, Flylife dos Basement Jaxx ou So Get Up Dos Underground Sound Of Lisbon, à mistura com coisas mais recentes como Unforgiven de Roland Appel, que até passava na boa por um qualquer obscuro clássico de 1989 ou 1990. O final da festa deu-se com a remistura de DFA ao Tomorrow dos Clinic, a soar bastante a Super Collider (um dos antigos projectos de Jamie Lidell, em conjunto com Cristian Vogel). E assim terminou aquela que, até á data, terá sido uma das melhores noites de 2009 em Setúbal. A extraordinária onda de calor que se sentiu nos últimos tempos poderá ter ajudado (e nunca na vida me recordo de ter usado T-Shirt em Março...), o ambiente estava bastante bom, e foi mais uma daquelas noites para ficar na memória. A ver vamos se o Clubíssimo consegue manter a embalagem, sobretudo agora que tem a oportunidade de tentar chamar público que, assim de repente, poderá ter ficado orfão de algo...

p.s. Próximas festas no Clubíssimo : Trol 2000 e Bruno Safara sexta-feira dia 20, PartySheet vs Drop Top, Kyoshi e 3DU sábado dia 21 e dia 28 mais um Manifesto, com Zentex, Rogério Martins, Pedro Goya e Eyptin Wholi.

sábado, março 14, 2009

ADN - Período Sabático

" Período sabático, encerrado para ferias, reflexão e descanso do material. "

quinta-feira, março 12, 2009

Cardápio Nocturno

Quinta, 12 de Março :

- Zombie Nation, Maral Salmassi, Cpt Luvlace @ Lux, Lisboa - D.I.S.C.O. Texas Titan Thursdays


Sexta, 13 de Março :

- Daniel Costa @ Baco - Deep, Sexy & Disco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Artkafé

- Jorge Zuhrt @ T+T

- DJ JP aka Pestana @ Bubba

- Alexx Wolfe & Andy Book (live), Pedro Tiago @ Clubíssimo



- Bruno Safara @ Frágil, Lisboa

- Mathew Jonson @ Lux, Lisboa


Sábado, 14 de Março :

- Bruno Safara @ Baco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Abel Santos @ Take 5

- Os Funks & Pedro Lontro @ Artkafé



www.myspace.com/osfunks

" Os Funks são uma banda que se revela contagiante quando toca ao vivo pois ao som de Jamiroquai, Santana, Chic, Earth Wind & Fire, Inxs, etc., é difícil ficar indiferente!

A Vocalista Joana Pereira já participou em inúmeros projectos de jazz, MPB, pop, blues, funk etc. Com uma voz cristalina e poderosa e uma presença em palco unica é a imagem do espirito musical d'Os Funks

O baterista Vic viveu mais de 20 anos no Zimbabwe, e durante esse tempo tocou com vários projectos lá: Jazz Invitation, Klank, Heart Mind & Creation e outros. Na sua maneira de tocar nota-se um espírito africano junto com uma devoção e fidelidade sempre muito envolvente e genuína.

O baixista Jonas já participou em inúmeros projectos desde jazz, música latina, MPB, pop, rock, funk etc. Pela sua versatilidade consegue incutir o movimento certo que o Funk precisa para despoletar um ambiente bem funky!

O teclista Diogo está actualmente a concluir os estudos no Hot Club de Portugal onde desenvolve e potencia a sua capacidade de se imiscuir e fundir na secção rítmica e dar-lhe o contorno harmónico que é preciso para que se sinta uma vontade quase instintiva de dançar e cantar ao som do Funk!

O guitarrista/vocalista Finuras tb já teve vários projectos ligados ao Funk e neste momento está integrado na banda Puzzle. Através de um som bem limpo na sua guitarra recupera e transforma 2 ou 3 notas num ritmo consistente e definido que quase obriga o mais distraído a dançar."


- Jorge Zuhrt @ T+T

- DJ JP aka Pestana @ Bubba

- MaGaZino, Freshkitos & Señor Pelota @ Clubíssimo

quinta-feira, março 05, 2009

Cardápio Nocturno

Quinta, 5 de Março :

- Radioclit @ Lux, Lisboa


Sexta, 6 de Março :

- Daniel Costa @ Baco - Deep, Sexy & Disco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Artkafé

- DJ JP aka Pestana @ Bubba

- Jorge Zuhrt @ T+T

- Zé Pescador @ ADN

- Mário João & Eduardo Martins @ Clubíssimo



- The Scene @ Ko Zee Club, Lisboa



- Rogério Martins @ Op Art, Lisboa

- Kristian Beyer (Âme) @ Lux, Lisboa


Sábado, 7 de Março :

- Disparo & Eduardo Martins @ Baco - 2º Aniversário

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Abel Santos @ Take 5

- Capitão Magenta & Pedro Lontro @ Artkafé

"Este Sábado no ArtKafé vamos ter uma estreia... Capitão Magenta.

É uma banda que tambem vai ser uma estreia para mim. Eles tocam temas conhecidos outros assim assim, antigos e novos, normais e nem por isso, numa linha muito Funky, com muito trabalho de baixo e bateria, usam Kazoos, samples... e ainda se divertem , os malandros...



http://www.myspace.com/capitaomagenta

Podia estar a tentar descrevê-los muito melhor mas eles próprios tem dificuldades em fazê-lo e parece-me que talvez visitando o Myspace dê para ficar com umas luzes...ou não...




- Fred K @ Cup Of Joe

- DJ JP aka Pestana @ Bubba

- Jorge Zuhrt @ T+T

- Zé Pescador & Ruben @ ADN

- Miro Ronhez @ Clubíssimo

domingo, março 01, 2009

Crónicas Nocturnas # 127

Sexta voltei a ir passar som ao ADN, dentro de uma faceta mais "rockeira". Tal como enunciei no Cardápio Nocturno, xseria uma onda mais virada para o Indie/Alternativo/New-Wave/Post-Punk, e assim foi. O ADN esteve bem composto, com um ambiente porreiro, e pareceu-me que a malta curtiu o som. Eu pessoalmente gostei, e sabe-me bem de vez em quando passar sonoridades diferentes das que habitualmente passo.

A seguir ainda fui ao Clubíssimo para mais um Manifesto, mas apanhei já o fim de noite, com o Pedro Goya a passar os últimos discos. Encontrei-me com o Manuel Calapez, que já não via há algum tempo, e com quem já tinha saudades de estar...Tive pena de não o conseguir ouvir a passar som, mas deu para meter alguma da conversa em dia, e Manuel, se estiveres a ler isto, espero que nos encontremos mais vezes por aí, que gostei bastante de estar contigo. Pena também a afluência de público ter estado aquém da esperada. Mas também, a fazer-se a publicidade ao evento tão em cima dele (só recebi o cartaz na quinta...), complica um bocado a coisa...E há que fazer um esforço para dar a volta ao sentimento geral que assola muito do que poderia ser uma clientela possível do Clubíssimo, pelo menos para este tipo de eventos...Por exemplo, na sexta, quando estava no Baco, alertei algum pessoal que iria haver uma festa que me parecia bem porreira no Clubíssimo, e, quase sempre, o pessoal respondia-me "yah, o line-up é muito bom, mas não vou porque vai estar vazio"...eu sei que esta atitude por parte do pessoal não é a melhor do mundo, e que se esse pessoal fosse ás festas com intuito de se irem divertir e de não irem a pensar que vai ou não estar vazio, afinal a casa até acabaria por estar composta, mas tentar mudar esta mentalidade terá de partir também de quem gere as casas, não pode vir apenas de um dos lados...é verdade que não tenho receita nenhuma para mudar as mentalidades de ninguém, mas algo tem de se fazer...Engraçado também os comentários que publico a queixarem-se que o Pedro Goya raramente passa som cá por Setúbal, mas quando passa, será que efectivamente aparecem nessas noites? Mistério...A verdade é que o que mais deveria interesar é a música, e não se o espaço vai ou não estar vazio, e se a malta, independentemente de tudo, quer ou não fazer a festa, esteja a casa cheia ou não...como faz o amigo Fantasma, que se está a cagar se a casa está ou não vazia...se ele curte o som, não para de dançar (como se comprovou nesta festa).

No sábado fui ao Palmela Beat, e, como sempre, foi aquele grande festão...Desta vez, foi num sítio diferente, no miradouro do Castelo de Palmela, onde se montou uma tenda (com um ar bem consistente, diga-se de passagem)para albergar a festa. E gostei bastante do sítio. Parece que ali o som consegue ficar melhor equalizado, e não há aquele chão de cascalho tão incomodativo (como era no antigo sítio, a Casa Mãe Rota dos Vinhos), e, logo aí, mais convidativo ao pézinho de dança. O ambiente, como sempre, bastante bom e muito festivo, e o som bastante dançável, por entre o Electro-House mais "musculado" e o Maximal (mas um Maximal não muito ruidoso...eheh). Cheguei lá e já estava o germânico Fukkk Offf a fazer o seu misto de live-act/dj set para gáudio do pessoal. Ainda consegui ouvir um bom bocado da prestação dele, e do que ouvi gostei...Muito dançável, algum maximalismo q.b. ...bastante equilibrado e linear (no bom sentido). A seguir voltaram a entrar os Fritus Potatoes Suicide (que já tinham passado som antes, mas que devido aos afazeres profissionais, não consegui ir ouvi-los antes...), e não fugiram muito ao ritmo imposto por Fukkk Offf. No fim ainda houve direito a ouvir o Miguel Mares, o Mário João e os Interrupto a passarem uns discos mesmo para o final de festa. Menção muito honrosa também para as imagens do João Vida aka VJ Super 8...Sempre em consonância com o que está na altura a ser passado, e com o espírito certo. Curti também o ambiente muito familiar da festa, com montes de pessoal conhecido, e até encontrei pessoal que já não via há anos. E gostei imenso de, finalmente, conhecer pessoalmente o Gustavo Beça dos Fritus (e o Miguel também, claro está...eheh). Quem já lê o p0werup há uns tempos, deve-se lembrar dos comentários que o Gustavo fazia sobre as noites que fazia ou ia quando estava no programa Erasmus lá na Bélgica, e da cena que estava a começar a fervilhar por lá. E desde aí nunca deixou de haver uma certa cumplicidade entre mim e o Gustavo, pena é só termos conseguido encontrarmo-nos ao vivo quase quatro anos depois. Gustavo, se estiveres a ler isto, um grande abraço, e a ver se a partir de agora nos iremos conseguir encontrar mais vezes.

p.s. E agora aproveito e deixo aqui publicidade para algumas festas a realizar nos próximos tempos no Clubíssimo :








E, pelo que sei, no dia 14 de Março vai lá haver uma festa Underground Sound From Lisbon (USFL), e que no dia 20 de Março vão estar no Clubíssimo o Bruno Safara e o Trol2000