domingo, setembro 28, 2008

Crónicas Nocturnas # 118

O prometido é devido...e lá volto eu com a rubrica que já andava há muito desaparecida deste blog...o que uma ida ao Lux faz...eheh.

Depois de mais de ano e meio sem ter ido ao Lux, e ao saber que o "Maestro" François Kevorkian iria lá retornar, após 6 anos de ausência da pista de dança do Lux, decidi tirar uma noite de férias e ir assistir a esse desejado regresso. E a acompanhar-me foi o meu amigo Abel, também um grande fã do "Maestro".

Chegados ao Lux, na parte de cima (vulgo bar do Lux) encontravam-se Zé Pedro Moura e João Peste para mais uma noite Transdisco, desta vez acompanhados por Pedro Mesquita e Carlos Moura. Enquanto lá estivemos, ouviu-se um som bastante variado, onde tanto se ouvia Rock, como Disco-Sound, como coisas mais electrónicas...Como é habitual no Lux (pelo menos sempre que eu lá fui...e frequento-o desde que abriu, vai fazer 10 anos), o ambiente estava bastante bom (e com muitas miúdas giras...eheh) e divertido (o que se repetiu depois lá embaixo, na pista de dança).

Assim que reparamos que já era possível aceder á pista de dança, eu e o Abel decidimos ir logo para lá...apanhámos com o DJ residente, o Rui Vargas, a passar som, e começou com um som por entre sonoridades mais "discoides" e "housey"...houve até um ou outro tema que me fez lembrar quando costumava ir ao Kremlin há uns 15 anos atrás. A pista a pouco e pouco vai ficando mais composta, e é já uma pista praticamente cheia que recebe a entrada de François Kevorkian...como já referiu o meu amigo Abel num comentário, a entrada foi feita com tema "tecnoide" um pouco abstracto, mas com "groove", e que chamou logo a atenção de quem estava na pista. Adivinhava-se que François Kevorkian iria mais ou menos seguir as coordenadas do último set que tinha ouvido no Lux da última vez que ele tinha vindo (e que nos últimos anos ia ouvindo em sets que tirava da net), ou seja, iríamos ter vertente "tecnoide" de François Kevorkian no Lux, e não tanto a vertente eclética que pode ser ouvida no Essential Mix editado em 2000...E até não me enganei muito, mas também não estava á espera de ouvir coisas mais "maximalistas"...para além de coisas mais viradas para o Detroit Techno, também se ouviram temas como o Jupiter Room de Digitalism ou a remistura de Smells LIke Teen Spirit dos Nirvana feita por Patrick Alavi...prova que o homem, apesar dos seus 54 anos, continua a ser um dos DJs mais atentos em relação ao que se vai fazendo na actualidade...tanto passou coisas completamente desconhecidas, como coisas que até são "hits" em Ibiza, estilo o Pjanoo de Eric Prydz, e pelo meio até passou alguns temas de Disco-Sound como o Underwater do Harry Thumann ou Everybody Dance dos Chic...eu pessoalmente gostei bastante do set, apesar de estar á espera de outra coisa (mas hey, sabe bem ser surpreendido...devia ser este um dos intuitos principais de quando se sai á noite para se ouvir alguém...deixar ser-se surpreendido, e não se esperar que esse alguém passe mais do mesmo...). E o final do set também foi com um tema inesperado...nem mais nem menos com o Jump dos Van Halen...eheh. A seguir entra novamente Rui Vargas para o comando da cabine de som...Apesar de gostar de ouvir o Rui Vargas, tive bastante pena de o ver a passar som de novo, porque queria ouvir mais do François Kevorkian, até porque das últimas vezes que lá o tinha ido ouvir, ele tinha sempre feito "all night sets", e estava á espera disso (será que os 54 anos estão a começar a pesar, ou será imposição da gerência, em que o residente tem de começar e acabar a noite?). Não que não tenha gostado das malhas que o Rui Vargas passou (algumas também fazem parte da minha colecção..eheh), mas queria mais Kevorkian.

Seja como fôr, um regresso ao Lux em grande...bom som, bom ambiente, boa-onda, muita diversão, muitas surpresas...tal como já havia comentado, já tinha saudades de ir ao Lux, mas não sabia que tinha assim tantas saudades. Foi uma noite de férias que soube como se tivesse sido uma semana inteira.

Na sexta fui á noite Dig We Must no CLUBOUT, com os britânicos Skull Juice (Alex & Ben), acompanhados dos meus amigos Mário João, Photonz (Marco & Miguel) E ZNTN (Gonçalo). Musicalmente foi uma noite excelente, onde se ouviu do melhor que se tem produzido nos últimos tempos, misturado com do melhor que já havia sido produzido no passado...ouviu-se muita coisa "discoide", muita coisa "housey", muitos clássicos..coisas que já não ouvia serem tocadas em vinil em alto e bom som há vários anos, e que continuam a soar bastante actuais...Foi um enorme prazer conhecer os dois Skull Juice, o Alex e o Ben, donos de uma invejável colecção de discos e de um profundo conhecimento musical em diversas áreas...dava para estarmos todos a falar durante uma vida inteira...Cada um fez o seu set, e, depois ,mais para o final da noite, houve como que uma espécide de "back to back" entre os diversos intervenientes da noite. E foi com muito gosto que ouvi coisas como a 40 Thieves Mix de The Professor Here de Gary Davis, as remisturas de Padded Cell e Invicible Scum ao Babylon By Car de Bot`Ox, If Madonna Calls de Junior Vasquez, Electronic Justice de 2AM/FM e até clássicos da nossa Kaos, como o Tonight dos Urban Dreams ou Oporto Deep Cuts dos OLN (quem diria que continuariam a soar tão actuais...).

Tal como já disse, musicalmente irrepreensível. Pena foi a fraca afluência de pessoal, mal que, ao que parece, foi geral pela cidade toda...Estava-se no CLUBOUT a pensar que toda a gente estaria antes a ouvir o Simões no ADN (era o 8º aniversário das noites The Sound Scientists, que também coincidia com o aniversário do próprio..muitos parabéns amigo, e que contes muitos), mas no ADN deveria-se estar a passar o mesmo, ou seja, tudo a pensar que o pesoal estaria no CLUBOUT. Inclusivé, constou-me que até o Design esteve bastante fraco. E a cidade ter sido alvo de várias (necessárias, diga-se de passagem...) rusgas, também não deve de ter ajudado...o próprio ADN foi alvo de uma (e na parte que me toca, na 3ª feira também no Baco apanhei com uma, mas só perguntaram se éramos todos portugueses e pediram-nos o B.I., nada do outro mundo), tal como conta no blog do ADN o próprio Simões...vão lá ler, que está escrito de forma bastante divertida.

No sábado voltei novamente ao CLUBOUT, para ouvir o meu amigo Daniel Costa. Por oposição á noite anterior, a casa encontrava-se bastante composta, com pessoal mais jovem. Estava já o Daniel a passar som, e, tendo em conta o público jovem que estava á frente dele, estava a passar temas um pouco mais acessíveis (estilo o Hay Consuelo de Pier Bucci), o que pareceu resultar...E havia uma explicação para a casa estar cheia, e com um público bastante jovem...no outro lado, no CLUB IN, era uma festa Morangos Com Açúcar (bleurgh!!!...devia ser era Morangos Com Azeite, mas isso sou eu que não tenho pachorra para pseudo-celebridades), e muita malta, na ânsia de ver os seus supostos ídolos, acorreram em massa...Mas pronto, melhor para a casa, e melhor para os DJs, que assim tiveram uma pista cheia, e puderam pôr a malta a dançar. Obviamente, com o passar do tempo, o público mais jovem foi saíndo, e foi dando lugar a pessoal mais "velho" (hey, não estou querer chamar velho a ninguém, ok? ;P ). A partir daí, começou um "back to back" entre o Daniel e a Suki, e aí já começaram a passar coisas bem mais "underground" e bastante dançáveis, dentro de ondas mais viradas para o Minimal e Electro-House. Entretanto também apareceu por lá o meu alegre compincha de 5ª feira no Lux, o Abel, e que trazia ainda os disco que tinha levado para o Made Inn, e que até passou uns temazitos lá mais para fim da noite (e sabe sempre vem ouvir o Groove La Chorde do Aril Brikha a alto e bom som...). Mais uma noite porreira no CLUBOUT, finalizado com dois grandes temas de Deep-House...Music & Wine e Pure dos Blue Six.

Entristece-me é ver uma noite como a da Dig We Must com tão fraca afluência, onde se passou música tão boa, e depois no dia a seguir estar a casa cheia, só porque uns pseudo-actores de uma série juvenil vão lá marcar presença (apesar de a música também ter sido boa, mas, infelizmente, não foi isso que lá levou a malta)...já não chega vê-los na TV? Que felicidade é que pode trazer a alguém dizer "vi o não sei quantos dos morangos com azeite lá no clube X, e até lhe apertei a mão, etc"? Ás vezes parece que nesta cidade (Setúbal) o pessoal perdeu a vontade de se deixar surpreender e preferem consumir aquilo que já conhecem. Percebo que estes tempos que vivemos não serão dos mais fáceis para muita gente, mas mesmo assim...Enfim, nisto sou optimista e acredito que mais cedo ou mais tarde a coisa irá melhorar...

quinta-feira, setembro 25, 2008

Cardápio Nocturno

Quinta, 25 de Setembro :

- DJ JP aka Pestana @ CLUBOUT

- Skull Juice, Photonz, Mário João & ZNTN @ Incógnito

- François K @ Lux, Lisboa


Sexta, 26 de Setembro :

- Nuno Bela @ Baco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Pedro Tiago @ Made Inn

- Bruno Safara @ MXL

- Mister Simon @ ADN - 8º Aniversário das noites The Sound Scientists



- Skull Juice, Photonz, Mário João & ZNTN @ CLUBOUT

"A vontade de tomar o controlo dos decks pode ser motivada por muitos razões, no entanto Alex & Ben fizeram-no pelo motivo mais nobre: ao longo dos anos em que foram ouvintes atentos em ambiente de club desenvolveram a vontade de tocar temas inacreditavelmente produzidos, esquecidos ou re-editados all the time, forever.

Skull Juice são uma dupla londrina que (ainda) sustenta a crença num formato de DJ tradicional onde a ambição é sequenciar e misturar discos sem amarras, barreiras ou qualquer outra figura de estilo que simbolize o contrário disso mesmo.

Se o seu nome pode remontar a uma banda de Heavy Metal obscura, o seu panteão inspiracional não está nos dramáticos e melancólicos deuses desta categoria musical mas antes no eixo de Erol Alkan, Optimo, Carl Craig, DJ Harvey, 2manydjs, Zongamin, Aphex Twin, Maurice Fulton + uma longa lista que continua on-and-on.

Em londres são residentes na noite Bloggers Delight na The Lock Tavern e na noite High Horse no T-Bar, com passagens regulares pelo Fabric, Bugged Out & Durrr no The End.

Ouvi-los é como ver o Techno arguing with Disco while House and Booty try and pull them apart shouting "Leave 'im, He's not werf it" (segundo os próprios).

...

A Dig We Must tem o prazer de os receber pela primeira vez em Portugal para duas noites apartadas por umas horas e uns quantos Kms: quinta-feira 25 setembro, em Lisboa (na base) Incógnito e sexta 26 numa deslocação mais a sul até ao Club Out, em Setúbal.

O warm-up será propiciado por Photonz, mariojoao e ZNTN."






Sábado, 27 de Setembro :

- Henri Sanrame @ Baco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Abel Santos @ Made Inn

- Miguel Van Der Kellen @ MXL

- Zé Pescador @ ADN

- Daniel Costa, Sir & DJ JP @ CLUBOUT

domingo, setembro 21, 2008

A Night @ CLUBOUT

Este sábado fui passar som no CLUBOUT...e gostei bastante da experiência, pese um ou outro problema "técnico", mas que não estragou em nada a noite...e espero que para quem me ouviu lá, assim tenha sido.

Há sempre aquele nervosinho míudinho de se ir passar música pela primeira vez a um sítio...nunca se sabe qual o material que se vai apanhar á frente, se está em bom estado, e nunca se sabe se a pista já está cheia ou não...sempre fui daqueles que prefere abrir a festa do que chegar a meio da festa...até porque no início da festa praticamente só está o "staff", e dá para testar se está tudo bem, e se se cometer algum erro derivado de algum nervosismo inicial, só o "staff" é que o ouve, não afectando assim o estado de espírito dos clientes.

No CLUBOUT, quando cheguei, estava o meu amigo Sardinha a pôr música, dentro do estilo que lhe é característico. Quando ia para iniciar o meu set, eis que reparo que uma das agulhas não estava em condições...não se conseguia encontrar uma suplente,mas nada de stresses...o meu amigo Safara estava por perto, e prontificou-se logo a emprestar-me uma...obrigadão amigo :D . Mas também não a usei por muito tempo, pois logo se descobriu uma das suplentes, e assim lá lhe foi devolvida.

No geral, achei que o set me correu bem...tendo apenas dois momentos de "stress"...quando estava a passar o Sarma de Olivier Gregoire, uma acumulação de pó na agulha fez com que, chegada determinada altura, o tema ficasse "stuck in a loop". Logo se ouve os assobios da malta (claro, não tenho o direito de lhes estragar assim a festa...eheh), e prontamente saco logo de outro disco e ponho-o a tocar...festa de volta ao normal. Outra, quando passava o Visage de Martin Sorensen, a agulha saltou duas vezes durante o tema, decerto devido á vibração do som (também não deve de ajudar muito a cabine de som estar edificada em cima das colunas de graves), mas, mais uma vez, nada que estragasse a festa. A pista esteve sempre bastante composta e animada, com o pessoal a aderir bastante bem aos temas que passava, inclusivé a coisas mais "estranhas" tipo a remistura de Alter Ego ao Hypercommunication dos Poni Hoax ou o Ring Mutilation de Discodeine ou a "lost classics" tipo o House Girl de Rodney Bakerr (mais um daqueles temas que ouvi o Mário João a passar e pensei cá para mim "foda-se, lá está este gajo a fazer com que eu vá gastar mais dinheiro em discos..."). Notei também uma boa reacção ao D.P.O.M.B. de Henrik Schwarz, Dixon & Âme (tema este que me faz lembrar as produções do início dos anos 90 de DJ Pierre, quando andava na fase "Wild Pitch") Diga-se de passagem que me esforcei para que o set fosse o mais eclético possível dentro das coordenadas sonoras esperadas, ora com coisas mais "discoides", ora com coisas mais "electroides", ora com coisas mais "housey"...

Em termos de ambiente também se esteve muito bem...pessoal boa-onda, bem disposto, apenas a acusar os excessos normais de uma noite de sábado bem passada (e muitas miúdas..eheh)...praticamente ao nível do que esteve a semana passada quando lá foi o MaGaZino, que, tal como referi aqui num comentário, voltou a fazer uma grande noite ao nível a que sempre nos habituou.

Acabado o set ao som da remistura de Lifelike ao Somebody,Somewhere dos Cazals, entreguei, tal como estava combinado, o comando da cabine ao Pestana, que assim fez a festa prolongar-se por mais um bocado.

Eu gostei, e o público, aparentemente, também gostou...espero voltar brevemente, e , da próxima, espero que não aconteçam problemas "técnicos". Obrigado a quem apareceu e só espero que se tenham divertido. E espero que se consiga fechar a porta que separa o CLUBOUT do CLUBIN mais cedo...torna-se um pouco chato, quando ocasionalmente se consegue ouvir a música que está a ser passada no outro lado...mas percebo as razões de tal acontecer, até para facilitar alguma circulação...

Próxima sexta, no CLUBOUT, aconselho a não perder um evento Dig We Must, com os britânicos Skull Juice, que lá estarão em conjunto com os Photonz, o Mário João e o ZNTN...promete ser festa rija. E no sábado lá estará o meu amigo Daniel Costa, e espero que todos sejam tão bem recebidos quanto eu fui lá no CLUBOUT este sábado que passou.



Sexta também é o aniversário do meu amigo Simões aka Mister Simon, que coincide também com o aniversário das noites The Sound Scientists, a cargo dele. Também promete ser festa rija lá no ADN...pena coincidir com o evento da Dig We Must...

E, dia 4, também no CLUBOUT, a Systembusters está de regresso, para mais uma grande festa de Drum N Bass...

quinta-feira, setembro 18, 2008

Cardápio Nocturno

Quinta, 18 de Setembro :

- DJ JP aka Pestana @ CLUBOUT - noite Rock

- James Murphy (LCD Soundsystem/DFA) @ Lux, Lisboa


Sexta, 19 de Setembro :

- Daniel Costa @ Baco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- DJ Prem & Mattell @ Made Inn - Special Visual Set

- Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Pedro Viegas @ ADN - The Groove Is Back # 6

- Sir & Suki @ CLUBOUT


Sábado, 20 de Setembro :

- Pedro Viegas @ Baco - Special from 18:00 to 02:00 DJ Set

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Ronin & Mattell @ Made Inn

- Blues Fever Band & Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Bruno Safara & Vítor Silveira @ MXL

- Zé Pescador & Rui "Ratto" @ ADN

- Sir & Eduardo Martins @ CLUBOUT



- Hugo Rizzo, Olivs, DJ Bu5a & Percussion By Cheky @ Naraka Disco - 2º Aniversário da Secret Prods

quinta-feira, setembro 11, 2008

Cardápio Nocturno

Quinta, 11 de Setembro :

- Sonic Fresh @ Lux - Com Manu, Klimek, Fairmont, Thinkfreak, Thomas Muller, Alex Under & Expander


Sexta, 12 de Setembro :

- Rui "Ratto" @ Baco

- Abel Santos @ Made Inn

- Ciggies @ Tasco do Kaneco

- Grooveland & Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Mister Cookie @ ADN

- Sir @ CLUBOUT




Sábado, 13 de Setembro :

- Miguel Mares @ Baco

- Rui "Ratto" @ Made Inn

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- One Vision & Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Bruno Safara @ MXL

- Zé Pescador & Abel Santos @ ADN

- MaGaZino @ CLUBOUT



- Fingerprint @ Clube do Rio




Domingo, 14 de Setembro (véspera do feriado de Setúbal) :

- Eduardo Martins @ Baco - Special Rock Set

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Abel Santos @ Take 5 (antigo Star Café)

- Rui "Ratto" @ ADN

segunda-feira, setembro 08, 2008

Terça, 9 de Setembro - Disparo @ Arrábida Klube Kastelo -Festa de Encerramento das Vindimas



"Olá a todos(as)
Este ano mais uma vez e como tem vindo a ser habitual eu e o mário joão vamos rodar uns discos no último dia das festas das vindimas.

Como desta vez o Bar da Vila está fechado vimo-nos obrigados a negociar com a gerência do Arrábida Klub Kastelo ( antigo Laurindu´s).

Então, Terça vai haver a ja tradicional ramboia palmeloa neste estabelecimento.

Vai ser preciso estar na Guestlist para se poder entrar (pelo menos mais facilmente)

A festa começa conosco a partir das 03h00 03h30 até lá está o dj residente do AK na cabine.

Uma vez que não há limite de guestlist pedia-vos o favor de me enviarem por sms ou mail (miguelmares24@hotmail.com) e mesmo falando pessoalmente comigo, os vossos nomes e de todos aqueles amigos e amigas que quiserem ir na terça á festa.

Reenviem este mail a quem quiserem (quanto mais melhor)

Até breve

miguel"

www.myspace.com/disparo

CLUB OUT - Reentré avec Sir & MaGaZino



sexta-feira, setembro 05, 2008

quinta-feira, setembro 04, 2008

Cardápio Nocturno

Sexta, 5 de Setembro :

- Ruben @ Baco

- Abel Santos @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Eduardo Martins @ ADN

- Pedro Tiago & Jorge Zuhrt @ CLUB OUT


Sábado, 6 de Setembro :

- Pedro Tiago @ Baco

- Rui "Ratto" @ Tasco do Kaneco

- Pedro Lontro @ Art Kaffé

- Bruno Safara @ MXL

- Zé Pescador & Djoana @ ADN



- Pedro Tiago & Jorge Zuhrt @ CLUB OUT

- Bruno Safara @ Clube do Rio



- DJ Nox, Dj Cláudio, DJ V_Fel & DJ Maxado @ Naraka Disco (antigo Cravo Azul)