domingo, abril 17, 2005

We've got a funkytown

A noite estava combinada e na hora marcada fizemo-nos ao caminho, tinhamos um objectivo: correr os pontos chave da scene underground setubalense de maneira a publicitar um evento electrónico.

Ponto 1. La Bohémme

Entre dedos de conversa, fomos caminhando por entre as ruas cheias de história, batemos na porta e entrámos.
"Ola, boa noite, estão bons?".
Somos recebidos com uma simpatia por excelência, fazendo-nos sentir bem... muito bem situados.
É impressionante a qualidade de sítios "não tão conhecidos", que não têm medo de apostar na qualidade, não caindo na estupidez da chamada quantidade... exagerada, sem fundamento.
Um sítio em que estamos entre amigos, onde passamos uma noite agradável e falamos de assuntos interessantes... sempre com uma banda sonora de dar parabéns ao DJ, por cada faixa colocada. E o nosso amigo Abel, sabe fazer isso como ninguém, com uma cultura musical de excelência.
Mas tivemos de sair, com alguma pena nossa, mas dissemos um até já....

Ponto 2. Bombar

A zona histórica da Fonte Nova continua a mexer, desta vez no Bombar, decidimos parar para beber um copo. Um sitio a ter em conta.

Ponto 3. Baco

As batidas electrónicas faziam-se ouvir do outro lado da estrada...
É bom sinal, cada vez mais se verificar pessoal a aderir a sonoridades diferentes, sejam elas quais forem, talvez sinal que as coisas estão a evoluir/a mudar de alguma forma. Talvez por isso se veja cada vez mais frequentadores da zona pop & (pseudo) fashion setubalense, nos sítios cotados por underground.
Enquanto ficamos na porta, vemos a chegar os amigos: Pedro, Costa e Cid, para também eles virem beber um copo, e ouvirem um pouco de som. Sim, porque um apaixonado de música, não é na zona pop & (pseudo) fashion que a vai encontrar... Sendo que as pessoas estão cada vez mais fartas d'lhos hits del verano, que insistem em continuar a passar por lá...
Quando é que as mentalidades mudam de vez? Quando é que os donos das casas começam a perceber que são muitos os sítios comerciais...?
Mas voltando ao Baco, ficámos por lá, a curtir o electro, com uma muito boa onda.
Sendo que por lá, todas as noites são boa onda.

Ponto 4. La bohémme

Decidimos voltar ao ponto de partida, para ouvir o fim de noite do nosso amigo Abel. A sua variedade sonora, "cai que nem ginjas" no bar, excusado será dizer que o bom ambiente respirava-se.
Uns clientes franceses, questionaram o DJ pelo nome de uma faixa, mais instrumental que tinha acabado de ser tocada, curiosamente de uma colectânea francesa de Lounge...
Ao acabar a sessão, decidimos ir ate ao Desassossego. Estava lá o Gino, para mais uma sessão mais rockeira, para depois irmos ate ao ADN.
Não teria lógica corrermos os bares mais underground setubalenses e não irmos ao ADN.

Ponto 5. Desassossego

A visita foi rápida pois o bar já estava pra fechar, dando ainda tempo para mais um copo e pormos a conversa em dia com o Gino.
O Desassossego, mais um sítio a ter em conta, para quem gosta de sonoridades mais rockeiras.

Ponto 6. ADN

Entramos com dificuldade no ADN, pois a casa estava à pinha, super cheio, com um ambiente de pura curtição. Naquela altura, pessoalmente, só pedia algo mais dançável, pois a casa pedia a isso, com a pista a transbordar, podendo-se puxar ainda mais pelo público. Ao nos dirigirmos para a parte mais "calma", verificamos se encontrar por lá, um grande grupo de habituais frequentadores e frequentadoras da zona pop & (pseudo) fashion. E entre nós não contivemos os risos. É boa onda, ver tudo animado e a curtir a noite, provavelmente por ali se sentirem à vontade, sem pressões insignificantes só vistas nas zonas pseudo, em que os olhares são constantes...
Ficamos até ao fim de mais uma sessão de sábado à noite do ADN, com o dj Zé Pescador.

Com todas estas voltas, chegámos à grande conclusão que o underground setubalense está de muito boa saúde e recomenda-se (cada vez mais). E parece que algum do público (pseudo) fashion já começou a perceber isso.

Uma noite em que a qualidade predominou.

Jacque Nylv na Underground Scene Setubalense

Sem comentários: