sábado, janeiro 01, 2005

Balanços do ano que passou.

Pois é, 2005 já chegou.E agora que chegou, nada como fazer um balanço do que se passou em 2004. E aqui vai ele:

Em 2004 o Electro e derivados e o Punk-Funk estiveram de boa saúde, e notei uma certa apetência para sonoridades típicas do House e do Acid-House da época 1987/88, e notei com satisfação a existência de temas que são autênticos híbridos entre Electro e Acid-House, como o Pleasure From The Bass do Tiga. Saíram muitas coisas boas, tanto em máxis, como em albúns.E muitas coisas que sairam este ano, na minha humilde opinião, ainda serão relevantes durante uns quantos anos. Eu pessoalmente achei 2004 muito rico em termos musicais, e não só dentro do espectro do Electro e derivados ou do Punk-Funk. Para mim, musicalmente, foi um ano excitante.E é de louvar a política de casas como o Lux e o Opart, que trouxeram muitos nomes de qualidade para fazerem sets de DJ ou actuações ao vivo, e festivais que souberam apostar em nomes relevantes do panorama actual. Foi um ano em que tivemos por cá nomes como Kraftwerk, Ivan Smagghe, Tiga, DJ Hell, Felix Da Housecat, Arthur Baker, Trevor Jackson, Tiefschwarz, Chemical Brothers, Carl Craig, Derrick Carter, Franz Ferdinand, 2 Many DJs/Soulwax, Dan Ghenacia, James Murphy, Headman, Colder, Danni Sicilliano, Mathew Herbert, Jake Fairley, Vitalic, Michael Mayer, Miss Kittin, Scissor Sisters, LCD Soundsystem, Spektrum, Superpitcher, Mocky, etc.

2004 foi também o ano do Euro organizado cá em Portugal, que quase genhámos. Foi também o ano em que as direcções partidárias mudaram todas, á excepção do PP e do Bloco de Esquerda, e em que Santana Lopes provou que não está lá muito á vontade na pele de 1º Ministro...Foi também o ano em que George W Bush foi reeleito (mais 4 anos a aturá-lo...). E foi também o ano em que aconteceu uma das maiores tragédias jamais vistas, causada por causas naturais, o maremoto que assolou a Ásia.

Em termos da noite de Setúbal, foi um dos anos mais fracos dos últimos tempos. Em termos de Electro e derivados, se não fossem noites ocasionais no Baco, no ADN, no Kopus ou no infelizmente já extinto Surge-Bar, não se teria ouvido Electro em Setúbal este ano, mas noto cada vez mais que é um estilo que está em forte crescimento, e noto muitas pessoas a gostarem de ouvir Electro em Setúbal (no Lux ou no Opart costumo ver pessoas de Setúbal e arredores...).Pena o ADN não apostar mais em eventos dedicados ao Electro, inclusivé a sábados, dado que ouço muita gente a queixar-se do DJ residente do ADN, mas no ADN acham que ele é que é a cara do bar...Eles lá sabem...Mas o ADN ás sextas já aposta em coisas diferentes, e esperemos que continue.
E era bom que os bares a que nós aqui no blog chamamos de "pop & (pseudo) fashion" também criassem noites, nem que fosse a dias de semana, mais dedicadas ao Electro, que não é um estilo que é o bicho de sete cabeças que muita gente faz dele, além de que liga muito bem com outros estilos (de qualidade), basta ouvir os sets que são feitos por pessoas como o Tiago Miranda ou os Disorder.

Em Setúbal este ano abriram e fecharam casas. Abriu o Lab, um bar mais dedicado ao que eu denomino como "real" House Music, casa que está a cargo do produtor/DJ Roger Urb, mas que também aposta em convidados diferentes.Abriu o MXL, que ao começo parecia que ia ser uma casa que ia apostar fortemente no bom House, mas cedo se tornou uma desilusão nesse aspecto, dado que passa-se lá a noite a ouvir CDs mixados que os donos ou os empregados decidem pôr a tocar. Nunca vi dois CDJs serem tão mal usados... Abriu o Design, que aposta mais em sonoridades comerciais. Abriu o ID, onde era o Vertigem Azul, e o Estúdio 4, sítios que ainda não visitei, dado que abriram muito recentemente, e como tal nada posso dizer acerca deles. Abriu o Newave, que ao contrário do que o nome possa sugerir aposta em sonoridades comerciais. Abriu a discoteca SpyClub, onde era o antigo Ice, e também aposta em sonoridades mais comerciais. O triste desta casa é ter dois espaços diferentes, mas em ambos se tocarem as mesmas sonoridades. Abriu também, há pouco tempo, no espaço do antigo Conventual o Xcêntriko, sítio a que ainda não fui, mas pelo que me dizem é mais virado para o House Mainstream. Reabriu o Kopus no sítio onde estava antes o Labutes, e é um sítio que se dedica, ás sextas, ora noites de House ou até de Electro (pelo menos assisti a uma no Kopus este ano que passou), ora a noites mais dedicadas aos estudantes dos Liceus. Nos sábados envereda também por sonoridades comerciais.Abriu e fechou o Surge-Bar, mais dedicado a sonoridades "underground".Um espaço fantástico, mas que foi muito mal gerido. E fechou aquela que era um dos ex-libris da noite setubalense, o KGB, que na Primavera se tinha mudado para o espaço do antigo Clubíssimo, mas que não vingou. Entretanto o pessoal do KGB mudou-se para a antiga Vicius, em Cabanas, e reabriram-na com o nome de Pravda.

E em termos de festas, Setúbal teve um ano mais fraco que 2003, em que houve muitas festas que chegaram a trazer nomes de qualidade como Tó Ricciardi, Yen Sung, Brett Johnson, Swirl People, Boris Romanov, DJ Linus, Nelson Flip. Este ano só se safou com as festas organizadas pela Dub Delight e certas noites no ADN, e menção honrosa para a festa de aniversário de Del Costa no Clubíssimo, em que tivemos DJs setubalenses de qualidade como Pedro Goya, DJ Time, Roger Urb, Safara e, claro, o próprio Del Costa, e também para a festa da Dub Delight em Sóltroia.

Espero que no ano de 2005 as sonoridades Electro se consigam impôr em Setúbal, e que também existam mais noites em que predomine o House de qualidade. Espero que o Lux e o Opart continuem a apostar na política de trazer nomes importantes e actuais tal como têm feito até agora, e que continuem a sair música tão boa como a que saiu este ano que findou. Esperemos que Setúbal consiga ter uma noite que não envergonhe ninguém, porque tem todas as condições possíveis para isso, só é preciso um perder-se um pouco o medo de arriscar, e de se arranjar mais um pouco de imaginação.


10 comentários:

Anónimo disse...

Meu Deus, tanto bar que existe em Setubal e eu nem sequer conheço, será que "aguentavam" com as Sistas?
Beijos
Throll

Electrobot disse...

Só tinham era de se aguentar...eheheheh.Bom era que todas as mulheres que saiem á noite em Setúbal tivessem o vosso espírito...

cakesfactory disse...

Olá L.L.!
Ontem ouvi na antena 3 (!) um tema que era puro acid house do tempo das raves, acho que do novo trabalho da Miss Kitten. Eu, sendo um resistente a sonoridades agora novamente em máxima, tenho que confessar que gostei muito de ouvir aquela música (mas não digas nada a ninguém!). Ao contrário do que acontece com grande parte do que sai agora da onda do electro e afins, esse tema trouxe-me boas recordações musicais. Lembrei-me do tempo em que, já depois de as raves terem acabado, fiquei "colado" ao software ReBirth e às suas TB-303... também passaste por essa fase?

Electrobot disse...

Eu por acaso depois de ter acabado a fase das Raves andei mais ligado ao chamado "French Touch", cenas tipo Daft Punk,Air,Dimitri From Paris,Motorbass,Etiénne De Crécy,Alex Gopher, Cassius; ao Deep-House tipo Glenn Underground,Kerri Chandler,Joe Claussel,etc;ao Electro tipo I-F,Le Car,Will Webb,Dopplereffekt,Anthony Rother;a algum Big Beat; e a redescobrir o Disco-Sound dos anos 70 e 80.Como não sou produtor, nunca estive muito ligado a softwares de produção musical,mas tenho amigos que usavam o Rebirth...Mas continuei sempre atento a temas "ácidos", como o Paris Acid City dos Blackstrobe,ou ás produções do Josh Wink e dos Hardfloor...

Esse tema da Miss Kittin deve de ser a remistura do Abe Duque ao Requiem For a Hit...não comprei esse máxi porque essa remistura é exactamente igual ao Acid do Abe Duque que vem no What Happenned? E.P.

Também existe um tema no albúm do Hacker em que a Miss Kittin canta, de nome Masterplan...

cakesfactory disse...

Bom, vejo que tivemos gostos semelhantes na altura (os nomes que referiste fazem quase todos parte da minha discoteca), eu apenas acrescentaria a música que vinha de Bristol. É pena que depois te tenhas deixado contaminar pelo "electro e derivados"! eh eh eh
Estava obviamente a brincar. Mas, já agora, muito sinceramente, não percebi aquela do "pleasure from the bass" na tua lista dos melhores de 2004... se é o tema que eu penso está um bocado "ao lado". Mas eu também sou suspeito, admito...

Electrobot disse...

O som de Bristol, mais conhecido como Trip-Hop, comecei-o a ouvir na mesma época em que frequentava as "Raves", por volta de 1994,1995...por isso não o mencionei...

Epá, eu pessoalmente gosto muito do Pleasure From The Bass do Tiga, se calhar está-se é a tornar num "hit" fora da cena Electro.É um tema que faz uma mistura perfeita entre Electro e Acid-House, e o vocal do próprio Tiga faz lembrar bastante os 1ºs temas de House, que vinham de Chicago...Prefiro ver a "geração MTV/Morangos de Açúcar" a ouvir isso do que os O-zone...

Gisco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Gisco disse...

Hehe
Pois é, 2004 foi um ano de muita música! é verdade! E esperemos que este ano continue assim! É triste é ver o Techno cada vez mais esqueçido e banido... Não quero com isto dizer que não houve festas, porque a verdade é que se fizeram bastantes! Mas não vejo um futuro sorridente para o Techno! Aqui onde moro, tudo me manda abaixo... Techno? Oh... Isso é pa gunas... Ou então: Não passes Techno, Ca****! Passa House!

Meu Deus!? K é isto?

Fico triste... Fico triste porque já não se vê pessoal fixe nas festas techno! As ultimas que fui, não vi nenhum party people conhecido... Não entendo... Deu tudo um passinho para o lado, como quem: Ui, é melhor fugir... Vêm aí aqueles... UUUUUUUUUUUU!

Foi mais ou menos isso... Deixámos as pistas ao relento... Precisavam de ser ocupadas por alguém... Agora temos marionetas! É um pouco isso... Pessoal que não fala, de tão comido que está... Antes ainda se via muita gente inteligente nas festas! Agora...

Não sei se estou a ser um pouco injusto ao generalizar, mas é a única forma que eu vejo de chamar a atenção do pessoal! Mas eu já sei que nada disto que eu digo adianta... As raízes já foram cortadas!

Agora só vindo cá embaixo um anjo qq dizer: Techno também é música! A sério... é 4/4. Acreditem! :S

Tirando isto tudo k acabei de dizer, gostei muito de 2004 e conheci muita gente (muita mesmo)...

Se não fosse o 2004, não tinha tido o privilégio de conhecer o Larry [Amigalhaço mesmo:)], isto é, não estaria a escrever isto neste momento...

Por isso, este ano não foi nada em vão.. Foi, até, uma benção! :)

Que muita musica seja feita em 2005 e que o Techno ganhe novo alento, não um suspiro... Que o Dave Clarke passe outra vez para os pratos (pelo menos usa um pratinho só... 1 pratinho e dois leitores de Cd lol), que a Kylie traga mais beleza ainda (mais picture discs) e que Setúbal tenha sorte e triunfe na noite!

1 abraço para o Larry e para o Nylv
;)

(keep doing this...)

Electrobot disse...

Não te preocupes, que continuaremos por cá, sempre a divulgar o bom que se faz na música, e a atacar o que achamos está errado na "dance scene" e na noite, sobretudo a setubalense, que necessita de evoluir muito...

É pena hoje em dia que haja quem ache que Techno=Música para Gunas e Mitras...Há tanta coisa na cena Electro que acaba por estar tão ligada ao Techno...

E pensar que começámos esta amizade ás turras no fórum da Dance Club..."és o maior...medes 5 metros"...Private Joke.

Gisco disse...

Lol! é incrível como as coisas são... as voltas que a vida dá! :)

1abraço